Box NOWO compatível com TVs antigas (CRT, entrada SCART) ?

Alguém me sabe dizer se a box de TV da NOWO (Android TV 4K, de acordo com o site) é compatível com TVs widescreen antigas (CRT, ou seja "caixão", com entrada SCART convencional) ? O firmware da box permite ver os canais com imagem normal nestas TVs, em modo widescreen, sem deformar a imagem (automaticamente, ou por configuração nos menus da box)?

Ou talvez eles instalem alguma box mais antiga para o efeito, caso o último modelo não seja compatível com televisores mais antigos ?

Obrigado.
 
Alguém me sabe dizer se a box de TV da NOWO (Android TV 4K, de acordo com o site) é compatível com TVs widescreen antigas (CRT, ou seja "caixão", com entrada SCART convencional) ? O firmware da box permite ver os canais com imagem normal nestas TVs, em modo widescreen, sem deformar a imagem (automaticamente, ou por configuração nos menus da box)?

Ou talvez eles instalem alguma box mais antiga para o efeito, caso o último modelo não seja compatível com televisores mais antigos ?

Obrigado.
Pelo que vejo (em ordem de atualidade da box):
  • a box atual tem uma ligação AV não SCART
  • a ADB (nowo TV 4K/HD) não tem SCART
  • a Onebox (a box tudo-em-1 herdada de França) tem SCART
  • as Kaon G3 (DVR)/G4 (Zapper) têm SCART
  • (se ainda instalam) a Thomson tem SCART
 
Alguém me sabe dizer se a box de TV da NOWO (Android TV 4K, de acordo com o site) é compatível com TVs widescreen antigas (CRT, ou seja "caixão", com entrada SCART convencional) ? O firmware da box permite ver os canais com imagem normal nestas TVs, em modo widescreen, sem deformar a imagem (automaticamente, ou por configuração nos menus da box)?

Ou talvez eles instalem alguma box mais antiga para o efeito, caso o último modelo não seja compatível com televisores mais antigos ?

Obrigado.

A box tem lá uma saída jack AV que em teoria com um cabo jack av para RCA e um adaptador rca para scart deveria funcionar. Mas nunca testei e mesmo na loja o pessoal do atendimento não fazia ideia do que eu lhes estava a perguntar.

Eu tenho NOWO por HFC (cabo) e num CRT widescreen com 20 anos tenho lá ligada uma onebox só para ver o telejornal nas gravações automáticas. Tem boa imagem para zapping, mas a box é lenta , crasha com facilidade e tem poucos canais com gravações automáticas.

Tenho ligado a essa tv uma box android minha com uma saida av jack igual á da box android da nowo com o cabo jack-> RCA que referi para ver o netflix , disney etc e funciona sem problemas.

Portanto sei que funciona na box que tenho e deve funcionar em teoria na box da nowo,mas como é uma Tv secundária acabei por não experimentar na pratica.
 
Grato pelas dicas, também vejo que há adaptadores HDMI-SCART de preço acessível:

Este, por exemplo.

Alguém sabe se esse tipo de aparelhómetros funciona bem, i.e. não degrada a imagem ? Assim já não me preocupava com o modelo da box, as mais novas certamente usam todas HDMI.
 
Última edição:
Tenho um parecido a esse , só mudam as letras. Comprei agora no natal para ligar a Mibox á tal TV CRT. Não tenho o CRT aqui comigo mas testei numa tv lcd antiga com porta SCART e funcionou. A TV é fullHD portanto nota-se a diferença na resolução, mas a qualidade de imagem fica igual á nintendo wii que tenho lá ligada, portanto na CRT deve ser normal.

Ficam aqui umas imagens da app nowo tv a correr na mibox ligada com o adaptador hdmi->VGA e sem o adaptador

https://postimg.cc/gallery/kDpkK32


Adaptador


Menu Android TV - Ligada por SCART


Menu App NOWO TV ligada por HDMI


Menu App NOWO TV ligada por SCART
 
Eu tenho NOWO por HFC (cabo) e num CRT widescreen com 20 anos tenho lá ligada uma onebox só para ver o telejornal nas gravações automáticas. Tem boa imagem para zapping, mas a box é lenta , crasha com facilidade e tem poucos canais com gravações automáticas.
Só agora assimilei este detalhe do post, e agora fiquei preocupado. Os canais com gravações automáticas variam consoante o modelo de box ?! Não haverá aí qualquer confusão ?
 
Onebox - tem scart , tem acesso aos canais todos do HFC. tem poucos canais com gravações automáticas (nacionais , filmes series e pouco mais)
Nowo tv - só tem HDMI , tem acesso aos canais todos do HFC. tem quase todos os canais com gravações automáticas
Android - tem HDMI e AV , tem os canais que estão no site, faltam alguns canais exclusivos do HFC como o trace africa
 
@FlyingCats, obrigado mais uma vez, a ajuda é preciosa. Por acaso não tens uma lista dos canais com gravações na OneBox ? E gravações manualmente agendadas, tem ? Decisões, decisões... LOL!
Habitualmente não é instalada OneBox, a não ser que o cliente queira por algum motivo especial, o comando era interessante por ser RF e ter teclado QWERTY mas tirando isso não vejo grandes vantagens para os dias de hoje. Normalmente era instalado um disco que não me recordo o tamanho e que permitia fazer as gravações, agendadas ou iniciadas no momento.
 
@FlyingCats, obrigado mais uma vez, a ajuda é preciosa. Por acaso não tens uma lista dos canais com gravações na OneBox ? E gravações manualmente agendadas, tem ? Decisões, decisões... LOL!

Não estou no local onde está instalado o serviço, talvez no apoio ao cliente te saibam dizer quais os canais.
A onebox tem disco e faz gravações , mas só a mantenho porque foi oferecida para a TV secundária que só tem SCART. É muito instável e crasha frequentemente ao ponto de ter de a desligar e voltar a ligar.

Eu testava primeiro a box android por AV

Não cheguei a perguntar , estás em zona HFC (cabo coxial) ou fibra ?
É que se for fibra só tens a box android disponível. Se for HFC , podes testar a BOX ADB (NowoTV) com o adaptador HDMI-> SCARTque referi.

Se a única hipótese disso funcionar for a onebox quase que mais vale a pena ir para o MEO ADSL
 
Já tenho tudo instalado e a funcionar. Estou a usar a box Android com um dos adaptadores HDMI-SCART referidos acima. A imagem não é 100% perfeita, embora se consigam resultados melhores com algumas configurações na box do que com outras (resolução e refresh rate). Não tenho a certeza se é limitação da recepção do sinal na TV, ou do adaptador. Haverão adaptadores destes que funcionem melhor que outros ?

Já tentei um cabo directo AV-SCART (AV de pino único, sendo essa a entrada disponível na box), mas assim não obtenho imagem; ignoro se é limitação da TV, mas experimentei outro cabo e é o mesmo.

Enfim, tendo em conta que estou a ligar componentes separados por mais de duas décadas de evolução tecnológica, dou-me por satisfeito. Quando a TV antiga inevitavelmente der o berro, lá virá uma mais actual com tudo por HDMI para arrumar o assunto definitivamente.

De resto, 5 estrelas. Como já disse, recomendo a NOWO como uma alternativa de preço mais concordante com o nível de vida do Português médio. Tenham apenas o cuidado de perguntar a utilizadores sobre a qualidade na zona onde querem instalar, para não haver surpresas.
 
Back
Topo