Box sem ligação de rede disponível - e agora?

OpenMind

Power Member
Viva!

Estou a pensar mudar para a Vodafone mas descobri que a ligação da box se faz por cabo de rede em vez de coaxial como acontece na Nos que tenho actualmente.
Ora, isto é uma treta porque não tenho cablagem de rede em casa e não quero andar a fazer furos tendo em conta que tenho coaxial em todos as divisões.

Quero meter o Router no Hall e apenas 1 box na Sala. Como posso fazê-lo sem andar a passar cabos de rede?

Powerline:
a) Para Powerline tenho que ligar directamente à tomada da parede ou posso usar uma extensão com varias tomadas lá ligadas?
b) E isso não afecta a velocidade da box? Ou a sua qualidade?
c) E não podem as tomadas estar em fases diferentes e isso impossibilitar a utilização de powerline?
d) Quais os melhores kits de powerline para este fim?
e) Os seus consumos são altos?


Wifi
1) Li algures a possibilidade de usar um extensor de wifi que recebe o wifi do router e o transforma em ligação de cabo de rede que se pode ligar á box. Funciona mesmo?
2) Isso não afectará a velocidade da box?
3) Qual será o melhor equipamento para tal?


E o que acontece se colocar mais uma box num quarto também por powerline ou wifi, conseguirei ou ficarão lentas?


Obrigado desde já pela vossa ajuda se possível de alguém que tenha algo deste género. Bem sei que já há tópicos sobre esta questão mas são separados e não respondem a algumas questões que coloquei como por exemplo se posso usar uma extensão para powerline para a box.
 
Só te posso ajudar quanto à powerline.
Comprei este kit http://www.tp-link.pt/products/details/cat-18_TL-PA7020P-KIT.html e funciona perfeitamente no que diz respeito à box, sem quaisquer cortes ou algo do género.
Ligas uma das tomadas ao router com um cabo de rede e a outra à box da mesma forma (cabo de rede) "et voilá!"
Se consultares as especificações, verás que o consumo máximo é de 6w e em standby 0,5w, logo residual.
Se fores a uma dessas grandes superficies, podes sempre comprar com a condição de poderes devolver caso os resultados não sejam do teu agrado, tens 15 dias para o fazer. Haverá kits mais em conta, é uma questão de procurares. Optei por esse porque achei que me oferecia melhores condições para o que pretendia, não digo que outros kits não o façam...
 
Última edição:
Powerline:
a) Os PLC funcionam em extensões, mas não exageres na quantidade de tomadas em sequência que ligas.
b) Se a tua instalação eléctrica for boa, não.
c) A powerline só funciona dentro da mesma fase onde está ligada.
d) Não estou muito actualizado vou deixar algum outro user responder a isto.
e) sim, mas também não são exageradamente elevados, para um equipamento que está permanentemente ligado a rede e nunca está em standby creio que é normal consumirem um pouco, mas eles são eficientes não é que causem aumentos exagerados da factura da luz.


Wifi
1) Não te metas no wifi para a box, estás a pedir sarilhos, a ligação da box tem de ser estavel e com bitrate constante.
2) A velocidade de uso da box não, mas a velocidade de acesso aos conteúdos sim porque tem maior latência, assim como se não tiver cobertura wifi estavel pode causar problemas de transmissão de imagem.
3) para box, nenhum, não recomendo de todo esta solução. opta antes por PLC.
 
Se tiveres infraestrutura de TV's nativa no prédio (ou seja que tenhas tubagem) pode-se passar sempre o cabo juntamente com o cabo coaxial existente. Caso seja muito estreita terás de comprar cabo micro-coaxial para passar juntamente com o UTP para a box
 
Só te posso ajudar quanto à powerline.
Comprei este kit http://www.tp-link.pt/products/details/cat-18_TL-PA7020P-KIT.html e funciona perfeitamente no que diz respeito à box, sem quaisquer cortes ou algo do género.
Ligas uma das tomadas ao router com um cabo de rede e a outra à box da mesma forma (cabo de rede) "et voilá!"
Se consultares as especificações, verás que o consumo máximo é de 6w e em standby 0,5w, logo residual.
Se fores a uma dessas grandes superficies, podes sempre comprar com a condição de poderes devolver caso os resultados não sejam do teu agrado, tens 15 dias para o fazer. Haverá kits mais em conta, é uma questão de procurares. Optei por esse porque achei que me oferecia melhores condições para o que pretendia, não digo que outros kits não o façam...
Obrigado pelo feedback! Diz-me só, tens o kit ligado directamente à tomada da parede ou a uma extensão?

E só tens uma box?

A Vodafone bem que podia disponibilizar este kit, ainda são perto de 80 euros[emoji20]

c) A powerline só funciona dentro da mesma fase onde está ligada.
Obrigado pela tua resposta bem completa [emoji106]
Mas como posso saber se o Hall e a sala estão na mesma fase? Correspondem ao mm disjuntor no quadro e se o desligar ambas deixam de funcionar?

Se tiveres infraestrutura de TV's nativa no prédio (ou seja que tenhas tubagem) pode-se passar sempre o cabo juntamente com o cabo coaxial existente. Caso seja muito estreita terás de comprar cabo micro-coaxial para passar juntamente com o UTP para a box
Parece-me estreito o tubo de coaxial que tenho, apenas permitia passar o coaxial nada mais.

Já agora como é que vocês fizeram? Andaram a passar cabo de rede pela casa até à box?
 
Última edição pelo moderador:
Obrigado pela tua resposta bem completa [emoji106]
Mas como posso saber se o Hall e a sala estão na mesma fase? Correspondem ao mm disjuntor no quadro e se o desligar ambas deixam de funcionar?
Eu creio que a casa inteira está ligada no mesmo circuito, mesmo que ligada ao quadro com disjuntores isso só quer dizer que há vários pontos de corte centralizados no quadro que disparam fusíveis diferentes.
O que te deves preocupar creio é se tens picos de corrente, se com o uso de algum electrodoméstico, tipo o micro-ondas, um aquecedor... se notas nas luzes da casa a dar "sinal" (tipo não chegam a apagar mas parece que momentaneamente ficam mais fracas quando esses aparelhos arrancam). Em casas mais antigas isso as vezes nota-se, e isso é que pode afectar o sincronismo dos plc com uma certa facilidade.

Nota: Não sou electricista pelo que alguém que se pronuncie se estiver a dizer alguma asneira.

A minha instalação é uma instalação de sonho para os técnicos dos operadores. O sitio onde eu quero que fique tudo, router, box e telefone é numa prateleira por cima de onde está a tv, a rede coax começa também no mesmo sitio. Nem 1h demoraram a instalar o serviço.

Eu tinha NOS (actualmente tenho vodafone fibra) o router da nos dava chatices mesmo na divisão onde o próprio router estava, o que é uma vergonha, felizmente a solução foi 20 euros comprei um router e configurei como AP. Ainda o tenho ligado mas já não preciso dele, o sinal do smart router da vodafone é mais do que suficiente para toda a casa.

@OpenMind atenção que a instalação fibra da vodafone não leva cabo coaxial até ao ONT (o ont e o router são o mesmo equipamento no caso do smart router) pelo que até ao hall que dizes que é onde queres o router, vai ter de ser passado um cabo de fibra que a julgar pelo cabo que me foi instalado tem mais ou menos a mesma grossura de um cabo de rede, só na parte final junto à tv é que meteram uma caixa de plástico com o cabo de fibra a entrar de um lado e com uma ficha que foi ligada ao ont por um pigtail (um cabo de fibra muito mais fininho mas também mais frágil).
Com isto quero dizer que tens de ter atenção que a rede fibra é muito diferente da rede da nos e a instalação e cablagem é também ela algo diferente.
 
Última edição:
Já agora como é que vocês fizeram? Andaram a passar cabo de rede pela casa até à box?
Um furo na parte de baixo da parede junto ao rodapé para um quarto ao lado, silicone no rodapé ao longo de uma parede e meia, e daí mais um furo junto ao rodapé para mais outro seguinte quarto. Nem se nota.
Com um switch no quarto mais longe, conectados a Box, uma SmartTV e um portátil.
 
Obrigado pelo feedback! Diz-me só, tens o kit ligado directamente à tomada da parede ou a uma extensão?

E só tens uma box?

A Vodafone bem que podia disponibilizar este kit, ainda são perto de 80 euros[emoji20]

Sim, o kit deve ser ligado directamente à tomada e só depois ligas a extensão caso precises, vem especificado nas instruções.
Neste momento só tenho uma, ando a tentar negociar a segunda com desconto mas está difícil.
Se pesquisares, arranjas mais barato. No entanto e se não precisares da tomada para mais nada, há kits sem tomada incorporada e outros modelos que ficam mais em conta.
 
Parece-me que apesar das vantagens da Vodafone face a Nos, este tipo de instalação acrescenta algumas desvantagens/custos acrescidos que não sei se compensam.

Faço-vos uma última questão, por onde vos entrou a fibra em casa? Pelo tubo da linha do telefone? Pelo tubo da tv por cabo? Furo novo?
 
Na minha casa, tanto na tvcabo como na vodafone e pt ,ou seja, cabo, adsl (linha telefonica) ou fibra... entrou tudo pelo mesmo sitio, as caixas dos operadores são de parede e entra o fio num pequeno furo feito na primeira instalação ao lado da janela. à medida que fui mudando de operadores foi saindo o cabo instalado e entrando o novo pelo mesmo sitio.
Um dos motivos de ter como referi anteriormente todos os equipamentos do serviço juntos na sala é porque envolve o mínimo de alterações de cablagem, a rede coax passa nesse sitio, a tv que vai ter box é nesse sitio, e já tenho cabos de rede ai passados para o pc e para o quarto, para eles é mais fácil e para mim não envolve mais furos, tiradas de cabos e passagem de cabos diferentes.

No teu caso vai depender de como é a infraestrutura do operador (no caso de prédios modernos a caixa de ligação é dentro do predio e cada piso tem uma caixa de comunicações para fazer a ligação para a casa, nas casas mais antigas costuma estar na parede ou num poste e é dai que vem o cabo que há de entrar geralmente por furo neste caso), como é que a rede da tua casa está organizada e afins, antes da instalação os técnicos costumam verificar sempre contigo quais são as possibilidades de instalação.

Verifica as tubagens da tua casa se conseguires e vê se não cabe mesmo lá mais um cabo junto com o coax.
Existe também a possibilidade de o tecnico ao instalar substituir o trecho de cabo para colocar o dele sem inutilizar a rede toda da casa claro, mas tem atenção que esta é uma alteração à rede que eles fazem à tua responsabilidade, um dia que desistas do serviço eles não vão repor o cabo anterior.

A minha sugestão se realmente estiveres interessado em mudar de operador é aderires a vodafone e desistir da nos mas marcar a instalação da vodafone antes da desactivação de serviços por parte da nos. Quando o técnico da vodafone for ai falas com ele sobre as tuas preocupações acerca da instalação. No local ele consegue ter uma melhor ideia do que precisa de fazer para instalar o serviço, e tu tens a possibilidade de sugerir soluções que ele depois verá se são praticáveis, se for proposta uma solução do teu agrado deixa instalar, se não for, não deixes mexer e cancelas a instalação e desistes dentro do período de arrependimento (15 dias creio, em que tens sempre de informar a vodafone por escrito dessa decisão, nunca usei este período de arrependimento, sei que ele existe mas informa-te bem antes) e contactas a nos para cancelar o processo de desistência.

Para ilustrar um pouco melhor como funciona a instalação a nivel de cablagem e equipamentos.

Na nos :
-Da rua vem um cabo coax
-tens o router que é servido por coax
-a box que é servida por coax
-tvs adicionais sem box são servidas por coax
-telefone é servido por cabo RJ11 a partir do router.
-pcs são servidos por wifi ou cabo de rede RJ45 pelo router

Na vodafone Fibra
- Da rua vem um cabo fibra exterior
- dentro de casa é instalada uma tomada óptica e a partir dai vai por cabo de fibra interior
- O ONT/Router (aka smart router) entra o cabo de fibra (estes 2 equipamentos estão bem ilustrados neste video da vodafone espanha
com a diferença que o smart router é o ONT e o router no mesmo equipamento enquanto que no video são equipamentos diferentes o cabo amarelo no video é o cabo de fibra interior)
- Na box entra cabo RJ45 vindo do smart router
- As tvs sem box são servidas por coax pelo smart router (se ja tiveres rede coax eles ligam o smart router à rede existente)
- O telefone é servido por RJ11 vindo do smart router
- PCs por wifi ou por cabo RJ45 vindo do smart router
 
Na minha casa, tanto na tvcabo como na vodafone e pt ,ou seja, cabo, adsl (linha telefonica) ou fibra... entrou tudo pelo mesmo sitio, as caixas dos operadores são de parede e entra o fio num pequeno furo feito na primeira instalação ao lado da janela. à medida que fui mudando de operadores foi saindo o cabo instalado e entrando o novo pelo mesmo sitio.
Um dos motivos de ter como referi anteriormente todos os equipamentos do serviço juntos na sala é porque envolve o mínimo de alterações de cablagem, a rede coax passa nesse sitio, a tv que vai ter box é nesse sitio, e já tenho cabos de rede ai passados para o pc e para o quarto, para eles é mais fácil e para mim não envolve mais furos, tiradas de cabos e passagem de cabos diferentes.

No teu caso vai depender de como é a infraestrutura do operador (no caso de prédios modernos a caixa de ligação é dentro do predio e cada piso tem uma caixa de comunicações para fazer a ligação para a casa, nas casas mais antigas costuma estar na parede ou num poste e é dai que vem o cabo que há de entrar geralmente por furo neste caso), como é que a rede da tua casa está organizada e afins, antes da instalação os técnicos costumam verificar sempre contigo quais são as possibilidades de instalação.

Verifica as tubagens da tua casa se conseguires e vê se não cabe mesmo lá mais um cabo junto com o coax.
Existe também a possibilidade de o tecnico ao instalar substituir o trecho de cabo para colocar o dele sem inutilizar a rede toda da casa claro, mas tem atenção que esta é uma alteração à rede que eles fazem à tua responsabilidade, um dia que desistas do serviço eles não vão repor o cabo anterior.

A minha sugestão se realmente estiveres interessado em mudar de operador é aderires a vodafone e desistir da nos mas marcar a instalação da vodafone antes da desactivação de serviços por parte da nos. Quando o técnico da vodafone for ai falas com ele sobre as tuas preocupações acerca da instalação. No local ele consegue ter uma melhor ideia do que precisa de fazer para instalar o serviço, e tu tens a possibilidade de sugerir soluções que ele depois verá se são praticáveis, se for proposta uma solução do teu agrado deixa instalar, se não for, não deixes mexer e cancelas a instalação e desistes dentro do período de arrependimento (15 dias creio, em que tens sempre de informar a vodafone por escrito dessa decisão, nunca usei este período de arrependimento, sei que ele existe mas informa-te bem antes) e contactas a nos para cancelar o processo de desistência.

Para ilustrar um pouco melhor como funciona a instalação a nivel de cablagem e equipamentos.

Na nos :
-Da rua vem um cabo coax
-tens o router que é servido por coax
-a box que é servida por coax
-tvs adicionais sem box são servidas por coax
-telefone é servido por cabo RJ11 a partir do router.
-pcs são servidos por wifi ou cabo de rede RJ45 pelo router

Na vodafone Fibra
- Da rua vem um cabo fibra exterior
- dentro de casa é instalada uma tomada óptica e a partir dai vai por cabo de fibra interior
- O ONT/Router (aka smart router) entra o cabo de fibra (estes 2 equipamentos estão bem ilustrados neste video da vodafone espanha
com a diferença que o smart router é o ONT e o router no mesmo equipamento enquanto que no video são equipamentos diferentes o cabo amarelo no video é o cabo de fibra interior)
- Na box entra cabo RJ45 vindo do smart router
- As tvs sem box são servidas por coax pelo smart router (se ja tiveres rede coax eles ligam o smart router à rede existente)
- O telefone é servido por RJ11 vindo do smart router
- PCs por wifi ou por cabo RJ45 vindo do smart router

Obrigado pela explicação e pelo vídeo, ajudou!
 
Bom dia,

Desde já tenho que deixar o aviso que sou um leigo (e um nabo) nestes assuntos.

Mudei-me recentemente para uma casa arrendada e contratei o serviço da vodafone para ter internet, box etc. Quando estava a tentar instalar a box percebo que não tenho forma de ligar um cabo de rede na sala (apenas coaxial), tornando-se aparentemente impossível de a utilizar de outra forma. Tendo em conta que é uma casa arrendada e acabada de remodelar está fora de questão estar a fazer furos nas paredes para passar cabos. Ora, o router está instalado no quarto onde há cabo de rede, e a box na sala, e, como já mencionei, não tenho ligação de rede na sala.

No outro dia estive a pesquisar um pouco aqui como solucionar isto e pareceu-me que uma powerline seria uma solução, tal como lido neste mesmo tópico.

Ontem fui a uma loja com o objectivo de comprar um aparelho estilo o TPlink mencionado e o rapaz que me atendeu disse que isso não ia servir para nada, apenas para aumentar a amplitude do meu sinal de internet. Voltei para casa para ler o tópico e não consigo entender como é que não é uma situação idêntica.

Alguém me consegue esclarecer se de facto poderia usar a powerline para este fim?

Muitíssimo obrigado pela ajuda!
 
Bom dia,

Desde já tenho que deixar o aviso que sou um leigo (e um nabo) nestes assuntos.

Mudei-me recentemente para uma casa arrendada e contratei o serviço da vodafone para ter internet, box etc. Quando estava a tentar instalar a box percebo que não tenho forma de ligar um cabo de rede na sala (apenas coaxial), tornando-se aparentemente impossível de a utilizar de outra forma. Tendo em conta que é uma casa arrendada e acabada de remodelar está fora de questão estar a fazer furos nas paredes para passar cabos. Ora, o router está instalado no quarto onde há cabo de rede, e a box na sala, e, como já mencionei, não tenho ligação de rede na sala.

No outro dia estive a pesquisar um pouco aqui como solucionar isto e pareceu-me que uma powerline seria uma solução, tal como lido neste mesmo tópico.

Ontem fui a uma loja com o objectivo de comprar um aparelho estilo o TPlink mencionado e o rapaz que me atendeu disse que isso não ia servir para nada, apenas para aumentar a amplitude do meu sinal de internet. Voltei para casa para ler o tópico e não consigo entender como é que não é uma situação idêntica.

Alguém me consegue esclarecer se de facto poderia usar a powerline para este fim?

Muitíssimo obrigado pela ajuda!
Sim em princípio o powerline resolve a tua questão.
 
Powerlines pode dar ou não. Dependendo da qualidade da instalação elétrica e velocidade que eles conseguem atingir. Vê com a Vodafone boxes WiFi sem ser a vbox pro que é um cancro. Nos powerlines opta por marcas como a Devolo porque tplink baratos meeehhh. E vê em lojas de especialidade de informática ou na Amazon que normalmente estão mais baratos.
Está mais barato na Alemanha mas em Espanha tem prime e vê se compensa a diferença de preços. Isto tem de ser sempre um junto do router e outro na assoalhada onde está o equipamento que queres ligar por cabo de rede. O mais barato por metade do preço na mesma página não serve porque tem de ser o emissor e receptor.

Edit:

https://www.amazon.es/dp/B00KIHXS7W/ref=nosim?tag=zwame00-21
 
Última edição:
Back
Topo