1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Bracketing de Foco (Focus Stacking)

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Nazgulled, 26 de Agosto de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 2196)

1. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Estava eu a ler assim por alto a longa discussão que vai no tópico de HDR quando alguém lá falou em "bracketing de foco" ao que o Rui Marto supôs que não haveria software para juntar fotos com diferentes níveis de foco e que teria de ser tudo feito manual. Não li a discussão toda pelo que não sei se alguém respondeu a isto, mas a verdade é que existe software para o fazer.

Não existe tanto quanto o software que existe para HDR e no fundo, só vou falar aqui de dois. O CombineZM é grátis e open-source mas pode ser um bocado confuso de usar e tem um interface bastante fraco cheio de opções confusas e é só para Windows. O Helicon Focus tem aspecto de ser melhorzito e é proprietário/comercial, no entanto existe para Windows e também para Mac. Algo que poderá ser importante para alguns...

Têm aqui alguns exemplos (animados) de imagens criados com o Helicon Focus:
    http://www.heliconsoft.com/focus_samples.html

À semelhança do tópico de HDR, têm este à disposição para discussão desta técnica de "Focus Stacking".

2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Estou intrigado... lol Como é que o software sabe o que está e não está focado? Já não me lembro do contexto em que disse isso, mas creio que foi com base nisto mesmo.

3. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Beats me... Mas eu já experimentei ambos (há uns tempos) e realmente funciona lol...

Mas devem ser feitos uns cálculos manhosos para verificar a maior variação de contraste de uns pixeis para os outros e só usa essas partes das imagens. As outras, ele não nota essa variação, é sinal que está "blurred", desfocado, logo não as usa. Mas isto é só uma suposição...

4. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Bem, qualquer dia inventam um software para focar fotos desfocadas. :p

Em relação à técnica, não creio que tenha muita utilidade. Só mesmo para macros com grandes DoF.

5. Nazgulled

Nazgulled Power Member

E então? Eu também não vejo outra razão para usar este tipo de software (pode ser que haja ou alguém invente qualquer coisa e crie imagens fantásticas, mas eu não estou a ver) mas acho uma razão mais que justificável para usar este tipo de software.

Tipo, a minha compacta (coitado de mim) tem macro de 1cm (sim eu sei que existe umas com 0, mas 1 já é bem bom) e quando eu tento focar ao mínimo, a este 1cm, seja o que for, vai ficar com um DOF muito limitado e o motivo não vai ter grande interesse porque a maior parte dele vai estar desfocado e apenas vou apanhar uns pequenos pormenores. Tornando a foto em algo com pouco interesse.

Já vi muitas macros que estavam boas, mas ficavam perfeitas se tivessem mais DOF. Mas só o conseguiriam com um tripé e múltiplas fotos com DOF diferente e depois junta-las neste software.

6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Ok... lol Só estava a apontar que não tem muito mais utilidade. É algo demasiado especifico.

7. edumad

edumad I fold therefore I AM

Suponho que o algoritmo deva ser parecido com o as maquinas incorporar para focarem.
    Deve ser bem mais facil do que o algoritmo para panoramicas. Ha varios software que pegam numa ordem aleatoria de fotos, sem pontos de referencia e alinham tudo perfeitinho...
    E claro que algoritmos para encontrar padroes ja existem a muito tempo, agora para orientar distorcer e alinhar tudo perfeito ate ao pixel... upa upa (por isso e que os pcs se matam pra fazer as panos, muito floating point...)
    Outra feature e a de alinhar fotos (handheld, diferentes orientacoes) e selecionar apenas o que e constante. Excelente para paisagens urbanas, limpar aqueles chatos dos transeuntes...:004:

Updated: link para um tutorial.

Última edição: 26 de Agosto de 2008
  8. Pentrite

Pentrite Banido

Por acaso até tem alguma utilidade, imaginem que querem tirar uma foto num ambiente com pouca luz, mas não querem estar a usar ISO muito alto, para obter um bom DOF seria preciso usar F11 ou mais fechado ainda, com este tipo de software, poderia tirar-se uma série de fotos com uma abertura maior e depois combiná-las.

9. edumad

edumad I fold therefore I AM

Ou entao pegas e usas tripe+tempo de exposicao mais longo.

Esta bem visto Pentrite, acredito que funcione, mas nao me parece muito pratico...

Partilhar esta Página