Brasil poupa 123 milhões de euros com software livre

já vi muito bom caso em que a tal solução open sem custos iniciais, ao fim de um ano já tinha saído bem mais cara, dai o referir o viver de ar e vento... uma velha expressão popular de ironia que se não sabes o que é, google it...

Na minha terra "viver de ar e vento" não tem nada a ver com esta tua expressão popular de ironia!

Quanto ao facto de uma solução open source sair mais cara ao fim de 1 ano, também é relativo. Pode-se dar o caso de ser mais cara no 1º ano devido aos custos de desenvolvimento/implementação, mas a partir do 2º ano os seus custos reduzirem-se e ao fim do 2º ano já se está a poupar dinheiro. Não quero com isto dizer que não haja casos em que o open source será sempre mais caro, mas esses casos serão certamente uma minoria.

Miguel
 
ruimoura, se tivesses guardado os teus comentários para ti mesmo, tinhas feito muito melhor, porque eu próprio tenho o meu negócio em que sempre que tenho a disponibilidade para tal, utilizo o "open"...

Agora se sai mais barato ou não, depende... já vi muito bom caso em que a tal solução open sem custos iniciais, ao fim de um ano já tinha saído bem mais cara, dai o referir o viver de ar e vento... uma velha expressão popular de ironia que se não sabes o que é, google it...

Sim, claro, portanto todas as empresas que vivem disso em todo o mundo estão erradas, e tu estás certo :-) ... ou isso, ou julgas que é algm tipo de novidade e que não é feito há anos em tudo que é sítio :\

Por outro lado, conheço mais que bem essa conversa de "contra informação", a sério, conheço-a de cor e salteado ;).

De notar que não critico quem opta pela via do software pago, de todo, até porque cada caso é um caso, como bem saberás, agora vires com essa conversa para mim tenho-te já a avisar que podes poupar o teu latim :-)

Os números são públicos, meu caro, este número do Brasil é só mais um, na Austrália foram poupados milhões de euros, na Alemanha já é feito à anos, com poupanças astronómicas, está tudo para consulta pública, não foi alguém que inventou ... Em Portugal é que não funciona, cá somos muito mais modernos e portanto gostamos de apoiar as empresas nacionais e o software nacional, e vai dai gasta-se dezenas de milhões de euros em licenças Microsoft na administração pública ... ah, espera, estava a fazer confusão :rolleyes:
 
Na tua faculdade usa-se linux porque alguns responsáveis do CCA só veem linux à frente.
E usa-se windows, pois há cadeiras que necessitam mesmo de software específico (software de matemática, topografia, etc).

No teu departamento (contando que seja o DCC :p) a filosofia seria usar apenas linux.
Depois viu-se que não era possível, pois havia uma cadeirinha (a meu ver bastante inutil em termos de conteúdos mas bem útil para subir à média) que necessitava de office (excel, access e VBA). [ironic] Num curso como CC, é bastante útil ainda andarmos a aprender VBA. Vendo bem as saídas que temos ao terminar o curso. [/ironic]
Posta esta necessidade, optou-se por por apenas 1 lab com software MS.

Mas isto foi há mt tempo ... não sei como anda agora. ( Fedora?? E no dcc? Mandriva ainda?)

Acho que o Romani48 anda em Química (não tenho a certeza) mas sei que não pertence ao DCC.

No DCC continua-se a usar Mandriva maioritariamente mas todos os computadores dos laboratórios têm também instalado Windows XP.

No CCa usam Fedora/Windows.

E sim a cadeira de Sistemas e Aplicações (a tal do Office e VBA) sucka. :P

Já foste aluno daqui?

-------------------------

O software livre até podia ajudar a economia Portuguesa, em vez de se andar a dar dinheiro para os USA (Microsoft) contratava-se uns quantos programadores Portugueses que introduziam as melhorias/features necessárias no software livre e depois as disponibilizavam para o resto da comunidade.
 
No modelo de software livre adquirem-se serviços, e não licenças para a utilização do software em si. Há um aspecto relevante: ainda que hipoteticamente os custos de assistência da solução de software livre fossem maiores que para a solução proprietária (não sei se são ou não - e pelos vistos contas feitas ainda se poupou bastante dinheiro), essa é uma despesa que pode criar postos de trabalho locais e ajudar a economia do país. Certamente o governo federal brasileiro prefere isso a gastar dinheiro em licenças que na maior parte das vezes segue direitinho para o estrangeiro. E sempre se poupam divisas.
 
Back
Topo