Breakes em 3D

Jonybat

Folding Member
Boas

Após uns tempos sem me preocupar com o problema, decidi tentar mais uma vez, de modo a tirar mais proveito do CPU.

Post Original:
Boas...

Acontece que há uns tempos lembrei-me de voltar a jogar Far Cry, instalo e tal, tudo bem. Chego ao jogo...da 1ª vez corre tudo bem...da 2ª e seguintes o jogo simplesmente andava aos "breakes"...(não sei outra maneira de explicar)...o mais parecido seria "o jogo salta frames"...

Acabei por desinstalar o jogo...depois de tentar com vários patches, concluí que deveria ser incompatibilidade do mesmo com o meu sistema.

Agora o presente...instalei o Crysis e acontece que corre bem "de vez em quando"...e o de vez em quando é nas vezes que não acontece o que referi anteriormente com o Far Cry. Como foi a segunda vez que uma coisa destas me acontecia (e entretanto já foram muitas mais) eu achei estranho.

O que é certo é que esses "breakes" só detectei em 3 sítios...que foram os dois mencionados acima (que por acaso são dos mesmos produtores) e o ATITool...Fica aqui um curto vídeo para mostrar os ditos "breakes". Visto isso...nesses dois jogos acontece praticamente o mesmo...só que os frames não voltam atrás.

As únicas ditas soluções temporárias que eu encontrei foram: reiniciar o PC (só funciona de vez em quando) e desinstalar as drivers da gráfica, reiniciar a máquina, instalar de novo e reiniciar novamente...mas passado pouco tempo volta a acontecer :(

Só para concluír...A placa não está com Overclock quando isto acontece, não tenho temperaturas altas nem na gráfica nem no CPU, corri 3h de "Scan for artifacts" do ATITool sem qualquer problema e não tenho nenhum processo de fundo a "consumir" o processador...

Desde já obrigado a quem resolver este enigma ;)

Para complementar o post, os ditos breakes acontecem apenas quando o CPU está com OC (não testei a partir de que freqência/voltagem começa) e que a gráfica ter OC ou não é irrelevante.
Acontece em todos os jogos 3D que eu tinha aqui para experimentar, desde Archlord, passando por CS, pelo Trackmania e acabando no C&C 3...e que a frequência e intensidade com que eles acontecem aumenta gradualmente, e após isso o computador poderá reiniciar.

A conclusão das minhas tentativas foi que o problema não reside no software/drivers como tinha pensado originalmente (daí o post nessa secção), mas sim em qualquer parte do computador em si.

Dito isto muito provavelmente a causa é a fonte...talvez não por falta de potência, mas por falta de amperagem ou quebras de voltagem...não sei.

Agradeço então aos entendidos na matéria ou a quem este fenómeno já tenha acontecido que me confirme a causa do problema ou indique outra possível.

Cumps ;)
 
Última edição:
Bom...para complementar novamente:

De à uns meses para cá notei que alguns dias eu ligava o computador e ele passado pouco tempo (5s no máximo) desligava-se e voltava a ligar, e quando ligava aparecia o POST e no fim com a informação:
"Overclocking failed or overvoltage failed
Please enter setup to re-configure your system
Press F1 to run Setup
Press F2 to load default value and continue"

De notar que sei o que faço quando altero qualquer coisa e que já me aconteceu após ter feito clear CMOS.

Este "acontecimento" do reiniciar e depois mostrar esse erro aconteceu-me sei lá...umas 6/7 vezes em 3 meses...Mas hoje: Ligar, POST, reboot, POST, erro, F1 (fui ver as configs mais uma vez), reboot a meio da BIOS, POST, e boot sem mostrar o erro...

Ah...e mais uma coisa que me ocorreu agora enquanto estava a escrever, também já me aconteceu uma coisa que acho um bocado estranha. Eu tenho 2 PC's no mesmo sítio e quando é para utilizar um ou outro eu tenho que ir trocar o cabo do monitor e etc...ora acontece que eu toco no cabo de alimentação e o computador liga-se, e não me aconteceu só uma vez...

Acho que agora o problema está-se a agravar e já passei da parte de querer tirar mais rendimento para o evitar danificar os componentes...

Agradecia então novamente que me indicassem a fonte do problema...

Cumps ;)
 
Ainda tens a fonte Q-Tec? Devias mudar com toda a urgência. Nunca vi o ATITool fazer isso.

Quanto ao cabo de alimentação (que liga a fonte à tomada?), deve estar solto, talvez de ser retirado e introduzido várias vezes.

Esse CPU quente e de alto TDP e pl. gráfica quente também não 'dão saúde' à fonte.


PS: Ouvi dizer que também foste à Noite Branca :P
 
Pois...eu bem procurei...mas não vi relatos em lado algum sobre este problema.

Eu cada vez tenho mais a certeza que a fonte está aqui mal...na volta foi ela que me estragou o outro disco. E que está mais próximo o dia em que eu vou comprar a TX-750

Obrigado

Sintam-se à vontade para continuar a comentar este fenómeno...

Cumps ;)
 
É pena a mboard não suportar os novos CPUs (arquitectura C2D), pois pelo que dás pela fonte, mudavas o CPU e provavelmente já não esgotavas a fonte.

Ainda assim, acho que, pelo preço da fonte Corsair, fazia melhor uso do dinheiro:

Uma ASRock (vá, não façam cara feia :P) de ~35€ (Wolfdale1333-não_sei_quê) que suporte PCI-E, DDR2, com um Celeron Dual Core E1200 ~40€ (que bate o Pentium D em performance, TDP e consumo, além de exigir menos da fonte de alimentação), mais uma fonte LC Power decente (~45€), fica-te no total por 120€.

Com a compra do CPU+mboard, provavelmente a fonte já não se queixaria/queixaria tanto. Depois com a venda dos componentes velhos (se fosse essa a intenção), já terias o suficiente para a fonte LC.
 
Hum...cara feia :P

É uma boa alternativa sim...só que eu prefiro ficar como está. Até porque investir nisso só iria fazer com que tivesse que mudar a fonte novamente quando quisesse ter um sistema mais potente, e assim, pela qualidade, potência, design single-rail e mais alguma coisa que essa fonte tem, fico com uma fonte que dá para uns 3 anos no mínimo.

E irá logo servir de suporte para a gráfica que eu vou comprar para o ano se quiser continuar a jogar jogos recentes...

Ah..e o CPU que tenho chega bem para o que eu faço, claro que se puder tirar mais alguma coisa dele não vou hesitar.

Cumps ;)
 
Pronto...está confirmado.

Hoje decidi abrir a caixa e verificar a fonte de cima a baixo para ver se encontrava algum sinal de fios trincados ou esticados, fios em curto circuito, condensadores rebentados ou qualquer outro componente danificado.

Após não ter visto nada de invulgar no interior fui montar a fonte no computador novamente e ao encaixar a ficha EPS/12V reparo que tinha o plástico com sinais de ter queimado mesmo no sítio do fio de 12v.

Conclusão...abusei dela :D

Venha a Corsair...
Obrigado Wind

Cumps ;)
 
Boas

Lá venho eu mais uma vez concluir que não concluí nada...ou melhor, dizer que a conclusão a que tinha chegado poderá não ser tanto uma conclusão como isso.

Já tenho a corsair e voltei a testar o sistema com overclock. Resultado? Os breakes acontecem na mesma. Acabei por eliminar um componente como sendo a causa mas mesmo assim continuam a existir dúvidas. Já não me preocupo tanto, pois assim já não me arrisco a queimar alguma coisa, mas ainda gostaria de aproveitar mais um bocado do processador.

Fontes possíveis para o problema:
- Processador (este é daqueles componentes que para mim ou está queimado ou funciona plenamente. Não ponho as mãos no fogo por ele, mas certamente não será a causa)
- Motherboard (não vejo como, mas fica marcado como possível causa também, visto que é o "corpo" do computador. Além disso tive um problema recentemente a instalar uns jogos, em que tive que trocar o disco de controladora para poder instalar...)
- Placa gráfica (mais uma vez, não percebo bem como, pois a placa com overclock (e bem puxado) não se resente, mas que pode ser a causa, lá isso pode já que é ela que apresenta os ditos "breakes")

Daqui a uns dias tenho quem me empreste uma placa gráfica para ver se consigo eliminar as fontes uma a uma.

Continuo a aceitar sugestões.

Cumps ;)
 
Isso dos breaks pode ser resolvido desligando alguma opção na BIOS relacionado com a poupança de energia ao nível do processador. Deve haver alguma opção como EIST ou Intel Speedstep Technology... tens que colocar estas opções em disabled.

Mas tens a certeza de que a temperaturas do CPU estão mesmo correctas? Tens que usar algum utilitário que puxe pelo CPU, do tipo Prime95, e observas a temperatura com um programa como o Speedfan.
 
Boas

Este processador não suporta o SpeadStep.

Eu com overclock para 3800 e com o prime a puxar ele chega aos 60...65 no máximo, o que são temperaturas bastante boas para este processador. A gráfica também não tem problemas com as temperaturas, que com overclock não passa dos 45 (Zalman VF1000 :D)

Mas lá que é estranho, isso é...

Cumps ;)
 
Ok, mas baixando um pouco a velocidade do CPU continua com mesmo comportamento? O dissipador da Northbridge não estará muito quente?
 
Aí é que está...ele sem overclock não dá problema nenhum, mas depois basta aumentar 10MHz de FSB e começa logo com isso.

Também presto atenção ao sensor do chipset, e não mostra temperaturas alarmantes.

Eu puxo pelo cpu, corro todos os testes do orthos, mais de 30m cada um...não crasha, não dá erro e as temperaturas ficam aceitáveis, mas depois qualquer aplicação 3D começa com essa m****:rolleyes:
 
E usar apenas 2x1Gb em vez da configuração que tens no "My System" e com o sistema em overclock? Acontece o mesmo?

Parece que a motherboard anda com algum truque.

Não me parece do CPU. Se o CPU tivesse logo algum problema, o mais certo era o sistema nem fazer POST.
 
Eu comprei esse pack de 2x1GB quando comprei a fonte. Eu só tinha 2x512MB. Pensei também que fosse problema das mems, mas já tentei de tudo, fixar 1:1, fixar na velocidade das mais lentas (533), fixar a 667, relaxar as latências, memtest e nada.

O problema também me parece que seja da board, mas não estou com disponibilidade nem vontade de gastar dinheiro numa nova, e não tenho possibilidade de testar este sistema com outra board.
 
Back
Topo