BricsCad - Uma alternativa ao AutoCad

Dazkarieh

To fold or to FOLD?
Hei pessoal. Ultimamente tenho trabalhado neste programa e estou a metê-lo aqui pois parece-me uma boa alternativa ao AutoCad (e acima de tudo aos seus preços...).

Principais Vantagens


Linha de comandos já conhecida dos utilizadores

O Bricscad V6 utiliza a mesma linha de comandos já conhecida (line, polyline, mirror, offset, etc. ) e as mesmas entidades (layers, block, etc.), usando as mesmas abreviaturas para os comandos.



Ficheiros em formato DWG

O Bricscad V6 trabalha em formato DWG (desde a versão 2,5 à 2006) e, portanto, lê e cria ficheiros que podem ser manipulados em outros programas de CAD que trabalhem com o mesmo formato sem necessitarem de serem convertidos. O Bricscad V6 pode ser utilizado em simultâneo com outros programas de CAD que trabalham em formato DWG, sendo possível copiar e colar dados de um para o outro sem que se perca qualquer informação.



AutoLISP e ADS

No Bricscad V6é possível utilizar as rotinas AutoLISP desenvolvidas anteriormente. Esta é uma característica muito importante pois existem bibliotecas de rotinas disponíveis em regime aberto (shareware). O Bricscad V6 corre directamente a maioria das rotinas. As ADS existentes (Auto Development Systems), incluindo DCL, podem também ser corridas depois de recompiladas.



Menus, Tipos de letra e Símbolos

Não constitui problema algum transferir o seu ambiente de trabalho predefinido para o Bricscad V6, porque o programa trabalha igualmente com bibliotecas de símbolos, ficheiros de fontes (SHX), scripts (SCR), menus (MNU) e de caixas de diálogo (DCL).



Editar múltiplas janelas de desenho

O Bricscad V6 permite abrir múltiplos documentos em simultâneo. Esta característica permite ao utilizador de CAD trabalhar em simultâneo sobre dois ou mais desenhos, copiando objectos de um desenho para outro, assim como carregando e editando Xrefs.



Scripting

De modo semelhante às macros existentes nos programas do Microsoft Office, o Bricscad V6 grava e automatiza tarefas repetitivas. Também lê e escreve os ficheiros com os scripts, já criados por outros programas de CAD.



Visual Basic (IntelliCAD 4 Pro)

O programa Bricscad V6 suporta não só os referidos AutoLISP e ADS, oferecendo também as poderosas capacidades do Microsoft Visual Basic para Aplicações (VBA), também existente em aplicações do Microsoft Office.



Funcionalidade Raster (*)

Esta funcionalidade faz com que seja simples carregar e manipular desenhos inseridos por scanner. Assim, os projectos podem incorporar documentos tais como fotografias aéreas, imagens de satélite, desenhos e mapas dentro de um ambiente de desenho. O Bricscad V6 inclui também um conjunto de ferramentas para edição e manipulação de imagens a cores, em escala de cinzentos e monocromáticas.



Rendering (*)

O programa Bricscad V6 possui os comandos de criação e tratamento de superfícies que permitem a produção de modelos 3D de alta qualidade, praticamente sem esforço. É possível visualizar essas superfícies apenas com linhas (com remoção das linhas invisíveis) ou com preechimento. É possível escolher efeitos de iluminação, materiais e fundo. Os tipos de material podem ser atribuídos através de uma tabela com as várias layers. O Bricscad V6 possui o poderoso motor Lightwork Design 3D que proporciona as ferramentas para que tornam tudo isto possível.

(*) = não disponível na versão Standard

Que eu conheça, é também o único programa de Cad para Linux.

BricsCad releases BricsCad™ V6 for Linux !

BricsCad is glad to announce the official release of BricsCad for Linux, the powerful yet stable professional CAD product for the Linux world based on the DWG industry standard. BricsCad for Linux is currently supported on RedHat 9, Fedora Core 1, 2 and 3, Mandrake and Suse.

Link: http://www.bricscad.com/

Um abraço a todos
 
Back
Topo