Brigde ou reflex??

Ricardo F

Power Member
Olá a todos,

Tenho uma grande questão a colocar. Adoro fotografia, trabalho bem em photoshop, mas total ignorante no caso das reflex. Quero uma máquina boa que as compactas já não correspondem (orçamento: preço a rondar os 500 euros, podendo subir). Valorizo principalmente a qualidade de imagem geral e em situações tipo pouca luz, movimento, etc; e características como zooms potentes ou valores altos de megapixeis não são fulcrais (vídeo não tem para mim qualquer interesse).

Pensei em optar por uma solução das seguintes:

- Bridge, com vantagens como gasta-se apenas o custo da máquina, simples de utilizar pois alterações/melhorias faço-as no PS CS2, conceito “all-in-one” (a Panasonic tem zooms interessantes a nível de grande angular/tele, ou a qualidade/robustez da Canon – já percebi que a série H da Sony não vale a pena);
- Reflex, com boa qualidade de imagem, alcance de outro tipo de fotografia, parametrização, possibilidade de aumentar conjunto de lentes (adoro grande angular), etc.

Assim, para o meu caso o que seria melhor? Comprar uma Bridge e fico por aqui? Ou Reflex com custos maiores, necessário investir tempo e dinheiro para a sua devida utilização?

Pensei numa Canon Powershot S5 ou Panasonic FZ18, ou por outro lado uma Nikon D40?
Estou a pensar na comprar e estudar a D40 para o meu caso, pois para reflex é compacta e não muito complicada de usar. Depois comprava tripé, lente 55-200 + grande angular (já tenho cartões SD 500mb e 4gb).

As minhas questões são:
1- será que é dinheiro a mais, quando uma bridge will do the work?
2- se comprasse uma bridge, aquelas lentes grande angular tipo complemento (género 0,7x) vale a pena?
3- Canon 5s, Canon 5s Powerplus, Panasonic FZ18, ou outra?
4- a D40 é um bom investimento? Li que as lentes não são o melhor, mas não é grave para quem vem das compactas e não é perito nas reflex?

Obrigado desde já pelos vossos comentários,
Ricardo
 
Última edição pelo moderador:
Neste momento, sinceramente, acho que tens uma grande oportunidade para ires para uma Reflex ao preço de uma bridge.

No El Corte Ingles está à venda a Nikon D40 com uma 18-55 por 499€ com oferta de uma mala, um tripe (de uma qualidade agradável) e um cartão de memória 2GB High-Speed (ainda n fiz testes de velocidade embora esta também não seja uma necessidade tua). Eu comprei uma para mim. É um facto que as lentes têm que ser AF-S ou AF-I com motor de focagem interno, mas acho que isso é compensado pela qualidade das lentes. Apenas como curiosidade, consegues comprar uma lente Nikon 55-200 AF-S 3.8-4.6 com VR por 250€ em PT ou por menos de 200 no ebay.

Quanto às lentes, só posso dizer que os kits da Nikon, de entrada de gama têm as melhores lentes para este tipo de máquinas, comparando com Olympus e com Canon (que têm as piores lentes nesta gama, tanto que o ***** está agora a vender só o corpo com lente Sigma 18-55).

Ainda não explorei a minha máquina mas não me irei arrepender de certeza!
 
Se queres qualidade de imagem em situações de pouca luz, a maioria das bridges são tão boas como as compactas. Os sensores são basicamente os mesmos, a diferença é mais o aspecto da máquina, o zoom e por vezes as aberturas. Aqui penso que a melhor é mesmo a Fuji S6500fd. Já em qualidade de imagem e controlos tenho visto em muitos sitios dizerem que a Canon G9 é a melhor coisa a seguir a uma SLR, mesmo sendo uma compacta.

No entanto nenhuma delas compete com uma SLR. No geral as SLRs são capazes de ir até ISO800 sem problemas e a qualidade da imagem depende principalmente da lente que tiveres.
As lentes do kit, no caso da Canon dizem ser muito fracas, as Nikon costumam ser boas, mas pelo que tenho lido, as melhores lentes de kit são mesmo as da Olympus. As Olympus na minha opinião são demasiado pequenas, pouco maiores que as bridge, o que as torna algo desconfortáveis mas também mais práticas.

Tanto a D40 como a 350D e a E-410, podem ser compradas em kits relativamente baratos e são um bom investimento. Tens é que pensar se estás disposto a aguentar tudo o que uma SLR implica. Investir em boas lentes, andar carregado de acessórios e lentes, ter que trocar de lente para diferentes tipos de fotos, etc...
 
De facto, se calhar, somos mesmo amadores. (Permite-me o à-vontade a dizer isto... :D)
Mas eu, logo quando comecei a procurar máquinas para comprar, também olhei logo para a Canon Powershot S5 :D
Ao menos tem uma capacidade de zoom aparentemente fantástica e até tem um visor que, para os mais egocêntricos, ajuda até a fazer autoretractos. :D Mas não só. Também dá para fazer vídeo e, se para ti isso não é importante, para mim já seria, talvez, pensando eu que teria qualidade suficiente para fazer umas mini-reportagens jornalisticas amadoras... :D
Mas, como ninguém comenta a Powershot S5, quer após a minha questão num outro post, quer após o teu post, eu acabo por concluir que a Powershot S5 não é, de facto, nada de especial... :D :D
Enfim...
 
"até tem um visor que, para os mais egocêntricos, ajuda até a fazer autoretractos."

lolo, nem preciso disso :D Aponto a maquina a min e tiro uma foto ao calhas, até sair uma boa :002:
 
Mas assim temos a vantagem de podermos fazer uma cara mais bonita e só disparar quando estiver mesmo do nosso agrado. E sempre é mais fácil para fotografias em grupo onde também pretendemos estar incluídos. Enfim, egocentrismos :D Ah, e não se sofre daquela ansiedade típica de "ai, será que me cortei algum olho?" :D E depois, quando se vai ver, percebe-se que "humm, afinal também fiquei sem pescoço..." :)
 
O ecran móvel dá jeito é casos que a maquina fica em posição estranha e não dá para ver o LCD enquanto se enquadra o motivo a fotografar, por exemplo, levantar a maquina por cima do público num concerto ou por a maquina no chão.

Claro que para auto retrato também ajuda :D

faz falta as dSLR também começarem a vir com LCD móveis, do que vejo de fotógrafos prós em multidões a levantar as maquinas por cima da malta e tirar fotos em modo try-catch :lol:
 
Por acaso para auto retratos não tenho grandes dificuldades. Olho para a lente e até acho fácil apontar. :)

SLRs com LCDs móveis? Onde é que eu já vi isso?! Konica Minolta!!! Raios partam a Sony... lol (Já vou levar com os SonyFan...)
 
Eu, muito pessoalmente, acho que ao preço a que estão as Bridge e ao preço a que estão as SLR de entrada de gama, comprar uma bridge é uma má opção...

E se os 3X de zoom da lente de kit não chega, uma Tamron 55-200 que não é grande coisa, mas é tão boa ou melhor do que as lentes das Bridge custa 80 euros + portes...



As SLR têm imensas vantagens.. São super rápidas, rápidas nem é bem o termo, são instantaneas.. Tiram fotos a ISO 1600 tão limpas como 99% das bridge tiram a ISO 200, têm os controlos organizados de forma lógica e de facil acesso, e não organizados como se de um video-gravador se tratasse, em que temos que percorrer 4 ou 5 menus para mudar o que quer que seja... E depois, temos as imagens fantásticas no viewfinder que são muito melhores do que o que vemos em qualquer LCD..
 
Boa Tarde!! Tenho uma compacta com o qual não me dou muito bem =S Como gosto muito de fotografia gostava de avançar para uma coisa mais séria ... O que me recomendam Bridge ou Reflex?

Eu até Preferia uma Reflex mas o facto de ter de andar com objectivas atrás não me pareçe dar muito jeito.

E se fosse uma Bridge o que recomendariam? Marcas?
 
Última edição:
Ao preço que a D40 está, 360€ em alguns sítios, nem pensava duas vezes. A qualidade das imagens não tem nada a ver. Um dia mais tarde podes comprar a 18-200 VR da nikon que é excelente ou uma outra de outra marca uns 100€ mais barata e não precisas de andar com lentes atrás. Que é uma falsa questão.

Eu quando saio de casa por acaso costumo levar o saco com 3 lentes, mas do carro só sai uma e o saco fica no carro, porque sei exactamente o que quero fotografar e que lente é que hei-de levar.

Neste momento até ando com uma prime 50mm que não faz zoom, o zoom são as pernas.
 
Última edição:
Pois ... Mas eu ainda tenho só 15 anos e não sei se queria avaçar para uma coisa mais séria.... E podes me dizer quais são as lojas que a vendem a esse preço?

Vi na worten uma dessas a 399€ mas não gostei muito do corpo da camara.... Preferi o da Canon EOS 400D
 
Aqui mas depois mais 22€ de portes não deve valer a pena.

Mas já vi por aí a 389€ em portugal, não sei se foi na worten ou não.
 
Última edição:
Back
Topo