Brigde ou reflex??

Já sei qual é, é bem porreira mas um pouco cara :S Mas uma boa bridge sem dúvida...e o ecrã e Rotativo...


Então e a Lumix DMC-FZ18 ... gostei bastante e muito mais barata
 
Última edição:
A S8000fd é uma máquina que não recomendo a ninguém, a menos que queiram muito zoom por um preço baixo. É que a qualidade da lente deixa imenso a desejar e muitas vezes as pessoas acabam por nem precisar de tanto zoom para nada.
Além disso o macro desta máquina não é nada de especial.

Se os macros que pretendes puderem ser a distâncias curtas, tipo 1cm, a A720IS é bem capaz de ser a melhor máquina do mercado nesse aspecto (excepto a G9).

pq dizes isso? em tdas as reviews q andam pela net, dizem mt bem dela!! mtas, colocam na na gama da fz18, ja nem é no patamar da fz8!
 
pq dizes isso? em tdas as reviews q andam pela net, dizem mt bem dela!! mtas, colocam na na gama da fz18, ja nem é no patamar da fz8!

Por estes lados nao gostam muito dessa maquina! Eu ja a pude testar, por acaso e acho uma boa compra!

Colocam-na na gama da fz18 por causa do zoom!
 
pq dizes isso? em tdas as reviews q andam pela net, dizem mt bem dela!! mtas, colocam na na gama da fz18, ja nem é no patamar da fz8!

Como já foi dito, está no patamar da FZ18 por causa do zoom. E as reviews falam muito bem dela porque é a única 18x a esse preço. O que não quer dizer que não haja máquinas muito melhores pelo mesmo preço. Para quem não vai fazer uso de tanto zoom acho a FZ8 muito melhor compra. Além da lente muito melhor, ainda tem RAW nativo...
 
Boas,
Vou dar uma resposta geral sem entrar em qual bridge deves ou não escolher e se deves ou não optar por Reflex. Apenas vou dar a minha opinião sobre o que me aconteceu nos últimos meses.
Se têm o bichinho da fotografia e acham que querem aprender mais e obter a melhor qualidade possivel nas vossas fotos devem considerar seriamente uma Reflex. Os preços das Reflex mais baratas não justifica dar 300 ou 400 eur por uma bridge a meu ver. Mas é tudo uma questão de expectactivas e do que pretendem fazer no futuro. As compactas/bridges são uma excelente opção para muita gente e algumas têm uma qualidade comparável (em ISO's baixos) ás reflex.
Eu comprei uma Fuji S6500fd á 5 meses e vendia-a a semana passada para comprar uma Reflex (Pentax K200d). A Fuji era excelente para uma bridge mas agora que vejo as fotos da Pentax não á comparação possivel...é outro mundo. Pensem bem....se gostam de andar a ver as fotos a 100% analisando tudo e mais alguma coisa dificilmente uma bridge vos vai satisfazer.
 
pois, mas td depende do vidro k poem a frente na reflex.

É verdade. E para além disso, poderão sentir falta de mais do que uma objectiva, o que significa que terão de investir em novas lentes e, mais tarde, poderão arrepender-se.

Mas uma coisa é certa. Quando tiram uma foto como uma reflex, com o som característico que transmite uma sensação fantástica, sentem de imediato necessidade de tirar mais e mais fotografias :p.
 
pois, mas td depende do vidro k poem a frente na reflex.

Dúvido bastante que haja bridges com qualidade óptica superior a uma simples 18-55 IS da Canon que vem com o kit ou da equivalente da Nikon.

Para não falar de uma 50mm F1.8 que a partir de f2.5 ou 2.8 é bastante sharp e custa menos de 100€.

Depois há coisa que uma bridge nunca consegue fazer tão bem como uma SLR:
- fotos com pouco ruído digital a isos altas
- depth-of-field reduzidos para permitir focar o assunto e desfocar completamente o background
- focar decentemente e rápidamente em situações de pouca luz
- pouco lag no disparo
- etc.

Claro que depois há desvantagens da SLR:
- Peso
- Tamanho
- "Doença" do dono querer comprar sempre mais objectivas
- etc.
 
Depois há coisa que uma bridge nunca consegue fazer tão bem como uma SLR:
- fotos com pouco ruído digital a isos altas
- depth-of-field reduzidos para permitir focar o assunto e desfocar completamente o background
- focar decentemente e rápidamente em situações de pouca luz
- pouco lag no disparo
- etc.

as bridge da fuji tinham prestações bastante boas até iso 1600
consigo um DOF perfeitamente aceitável na minha
a rapidez de foco depende mais da lente do que da máquina julgo eu
tenho tilt screen
posso fazer video :P
 
E há sempre a questão monetária. Quanto é que não se gasta numa SLR até ela ter tantas capacidades como uma bridge? E com quantos Kg de material temos que andar às costas...
 
as bridge da fuji tinham prestações bastante boas até iso 1600

Não conheço em particular, acredito que sim que se "aproximem" de uma SLR com performance mais baixa :P

consigo um DOF perfeitamente aceitável na minha

Mas não igual a um com f1.4 numa SLR, por exemplo.

a rapidez de foco depende mais da lente do que da máquina julgo eu

Com pouca luz, a diferença pode ser entre andar a tentar focar para a frente e para trás ou conseguir focar imediatamente. Isto depende da objectiva sim, mas também do corpo. E depois numa não-SLR nao podes trocar por uma objectiva mais rápida ;)

tenho tilt screen

Aposto que todos os utilizadores de SLR trocam isso por um viewfinder óptico sem atrasos.

posso fazer video :P

A minha point-n-shoot de 2003 também e não é por causa disso que é melhor que a SLR :D
 
as bridge da fuji tinham prestações bastante boas até iso 1600
consigo um DOF perfeitamente aceitável na minha
a rapidez de foco depende mais da lente do que da máquina julgo eu

A Fuji tinha boas prestações para uma compacta... Uma SLR é um campeonato à parte...

O DOF, se achas aceitavel, tudo bem, eu pessoalmente nem a minha 17-50 F/2.8 me satisfaz totalmente, dai que ande a pensar comprar uma 85mm F/1.8..

Quanto ao foco, a lente só faz 50%.. E as compactas fazem a focagem por contraste usando o sensor.. As SLR's usam sensores proprios que não funcionam por contraste, mas sim por fase, que não me perguntes como funcionam ao certo, mas que são MUITO mais rapidos e precisos do que qualquer tipo de focagem por contraste..
 
Não conheço em particular, acredito que sim que se "aproximem" de uma SLR com performance mais baixa :P



Mas não igual a um com f1.4 numa SLR, por exemplo.



Com pouca luz, a diferença pode ser entre andar a tentar focar para a frente e para trás ou conseguir focar imediatamente. Isto depende da objectiva sim, mas também do corpo. E depois numa não-SLR nao podes trocar por uma objectiva mais rápida ;)



Aposto que todos os utilizadores de SLR trocam isso por um viewfinder óptico sem atrasos.



A minha point-n-shoot de 2003 também e não é por causa disso que é melhor que a SLR :D

a s6500 até iso 800 tinha uma imagem praticamente limpa por ex
f/1.4? sei de gente que prefere a 50mm f/1.8 pq com 1.4 se torna dificil conseguir o foco que querem.
andava prai um que queria comprar uma slr com live view pq achava que queria tirar melhores fotos :007:

A Fuji tinha boas prestações para uma compacta... Uma SLR é um campeonato à parte...

O DOF, se achas aceitavel, tudo bem, eu pessoalmente nem a minha 17-50 F/2.8 me satisfaz totalmente, dai que ande a pensar comprar uma 85mm F/1.8..

Quanto ao foco, a lente só faz 50%.. E as compactas fazem a focagem por contraste usando o sensor.. As SLR's usam sensores proprios que não funcionam por contraste, mas sim por fase, que não me perguntes como funcionam ao certo, mas que são MUITO mais rapidos e precisos do que qualquer tipo de focagem por contraste..

sim, as fuji tem boas prestações para o tipo de máquina que são. sinceramente entre ter um s6500 ou uma slr com lente do kit ou 18-200 prefiro a bridge
sim, n me queixo do DOF da minha. seria super feliz com uma 85mm f/1.8 ou uma 70-200 f/2.8, mas sinceramente a minha 28-200 f/2.8-3.5 ate agora ainda n me deixou mal
 
A s6500 a ISO 800 não têm imagens limpas...pode ter boas comparado com outras bridges e é sem dúvida uma grande máquina mas a partir do ISO 200 têm bastante artefactos quando se vê as fotos a 100%. Não têm comparação possivel com a reflex que tenho actualmente. Diria que um ISO 200 na s6500fd corresponde a um ISO 800 na reflex
 
As imagens até podem ser limpas, mas metade do detalhe já foi comido pelo noise reduction... Os efeitos do ruido estão lá à mesma..


PS: e a tua lente não é 28-200, é 6,2-66,7..
 
Back
Topo