Brilho de imagens e vídeos

Bom dia.

Ando há alguns anos a tentar deixar o windows e migrar para linux, desde o Caixa Mágica que tento fazer com que isto seja uma realidade, tenho feito pequenos testes ao longo dos anos mas nunca mudei por causa da edição de vídeo e imagem, têm aparecido novos programas para editar imagens e videos e no inicio do ano voltei a testar, ubuntu,mint e manjaro e fiquei pelo ubuntu e tenho gostado do S.O. e aplicações mas existe algo que não sei bem explicar o quê que me impede de migrar, ao visualizar imagens aparecem mais ou menos brilhantes/contraste conforme a aplicação que é utilizada, ao fazer um browsing pela internet reparo que as imagens são apresentadas com diferentes niveis de luminosidade na mesma página, não importa o site a ser visto, existem sempre imagens com diferentes niveis de luminosidade. faço uma edição de imagem ou vídeo e depois de fazer o upload online fica com niveis de cor e brilho quando visualizados em Windows ou dispositivos móveis.

Isto é uma limitação do LInux? ou estarei a fazer algo errado?
 
Brilho e imagens luminosas é esse o problema ?

Do kernel GNU/Linux não será, trata-se das opções de contraste e cor do monitor interface, quanto muito a nível software o gestor de monitor o qual depois pode funcionar melhor ou pior em função do firmware ou não firmware que usar, além disso também os botões do monitor podem ajudar a calibrar o mesmo.

A leitura do código das páginas é igual, a apresentação pode variar na qualidade mas aí depende mais do hardware e da gestão especifica dele que do que o kernel GNU/Linux ter ele em sí um possível problema com luminosidade de imagens.

Se funciona não mudes, essa é a filosofia mais certa, se o windows ou o que for a ti te der a sensação de ser o que melhor te apresenta imagens então nem percas tempo em baixar ISO Linux e testar porque no fundo como teste serve a primeira vez ou a segunda e se gostares ficas se não gostares então as seguintes vezes mais que outra coisa é perder tempo acho eu.
 
Não consigo editar o post...em vez de "....depois de fazer o upload online fica com niveis de cor e brilho" devia ser "...depois de fazer o upload online fica com niveis de cor e brilho diferentes"
 
Olá Minguno, eu gosto do S.O. mas antes o que me impedia de mudar era a instabilidade/perda de dados/falta de software de edição, mas de algum tempo para cá a situação mudou, tens algumas empresas de renome a suportarem o Linux, mas dei comigo a ver fotos que parecem diferentes, uma imagem jpeg é mostrada de maneira diferente nos vários programas que instalei, não existe uma "amostragem homogenea" por parte dos programas que apresentam de maneira diferente o que impede a consistência na edição, não sei se estou a explicar bem a situação, ao navegar na net not também que não existe uma uniformidade nas imagens.

Estou "farto" do windows e updates que trazem lentidão e problemas onde não havia, o ubuntu é simples e fiável.
 
Olá Minguno, eu gosto do S.O. mas antes o que me impedia de mudar era a instabilidade/perda de dados/falta de software de edição, mas de algum tempo para cá a situação mudou, tens algumas empresas de renome a suportarem o Linux, mas dei comigo a ver fotos que parecem diferentes, uma imagem jpeg é mostrada de maneira diferente nos vários programas que instalei, não existe uma "amostragem homogenea" por parte dos programas que apresentam de maneira diferente o que impede a consistência na edição, não sei se estou a explicar bem a situação, ao navegar na net not também que não existe uma uniformidade nas imagens.

Estou "farto" do windows e updates que trazem lentidão e problemas onde não havia, o ubuntu é simples e fiável.

O caso que descreves é no mínimo esquisito. Uso Fedora è já usei Debian based sistros, e abrindo imagem em diferentes softwares sempre foi apresentado do mesmo modo com os mesmos valores ( saturação, contraste, etc).
Usas Ubuntu vanilla ou instalaste algum ambiente gráfico diferente?
Cumps
 
Olá cifose, estou a utilizar a versão do site do ubuntu:
https://ubuntu.com/download/desktop/thank-you?version=20.04.1&architecture=amd64

instalei 3 visualizadores de imagens e alguns editores e nos editores todos mostram as fotos com valores de brilho saturação diferente, editei um vídeo que no ambiente linux parecia bem mas depois de fazer upload online ou ver o video final no windows e android parecia muito mais escuro.

se colocar mais brilho nas definições do ecrã também não resolve porque vai haver sempre diferenças, não devo ser o único porque já encontrei situações parecidas nos fóruns internacionais.
Obrigado pela ajuda.
 
Problema curioso, os ficheiros tipo data são os que são lidos pelos programas em sí um jpg tem uns valores e um formato.
Experimenta pegar numa foto tipo .png tipo icone grande e processar no gimp e guardar, depois abri-la a ver se te aparece diferente em diferentes programas - livres ou abertos, não vá ser que estás a usar fotos com algum processamento de valores leitura mais complexo e feito por um tipo especifico de equipamento.
https://photo.stackexchange.com/que...ifferent-when-i-open-my-jpeg-photos-in-differ

Depois dá que pensar porque se por exemplo tu estás a editar um video que sobes a internet e depois o vês mais escuro que o que vias no teu editor, então aí tem de existir um real desfase de configuração hardware por alguma razão tu estás com niveis de iluminação que não são os reais que depois vais ter no tal vídeo final quando visto noutro pc qualquer - aí estariamos a falar de problemas com firmware mal implementado, alguma função que no kernel está mal adicionada ou mantida, mesmo alguma biblioteca.
É dificil saber o que pode ser mas com tantas tecnologias incorporadas a certos equipamentos pode haver sempre algo que escapa.

https://superuser.com/questions/540...ightness-changes-depending-on-image-displayed
https://superuser.com/questions/743...nding-on-screen-contents-how-do-i-turn-it-off
https://www.dzoom.org.es/por-que-el...or-parece-distinto-y-que-hacer-para-evitarlo/
https://askubuntu.com/questions/62097/gimp-colours-do-not-fill-correctly
https://askubuntu.com/questions/962529/different-color-in-different-applications
https://askubuntu.com/questions/843601/color-mismatch-in-image-viewers?rq=1

O comando xrandr ou outros podem dar uma ajuda mas não sei como está o tema com o wayland e se o usas.

Não sei muito mais que possa ajudar, ou tema hardware ou alguma definição de algum tipo de imagem de um equipamento em concreto.
 
Boas Minguno, obrigado pelas dicas.

Hoje tentei mais uma vez, aqui tens um exemplo de uma imagem jpg, e como podes ver na imagem é vista de 3 maneiras diferentes, no visualizador de imagens nativo aparece muito escura, depois a diferença do shotwell para o gimp é menor mas se olhares para as nuvens vês diferença.

https://i.imgur.com/uJrzM0M.jpg

o meu sistema é um amd fx6300 com 8gb ram e uma nvidia 1060gtx com 6gb....assim por cima são estas as specs.

Distributor ID: Ubuntu
Description: Ubuntu 20.04.1 LTS
Release: 20.04
Codename: focal

output do comando xandr:

Screen 0: minimum 8 x 8, current 1920 x 1080, maximum 32767 x 32767
DVI-D-0 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)
HDMI-0 connected primary 1920x1080+0+0 (normal left inverted right x axis y axis) 575mm x 323mm
1920x1080 60.00*+ 60.00 59.94 50.00 23.98 60.00 50.04
1680x1050 59.95
1360x768 60.02
1280x1024 60.02
1280x960 60.00
1280x800 59.81
1280x720 60.00 59.94 50.00
1024x768 60.00
800x600 60.32 56.25
720x576 50.00
720x480 59.94
640x480 59.94 59.93
DP-0 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)
DP-1 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)
DVI-D-1 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)

acerca da navegação na net...por exemplo ao ver a primeira pagina do jn online é visivel o tom escuro das imagens...
https://i.imgur.com/fA2WQRg.jpg
 
Última edição:
bem, voltei a fazer umas pesquisas e encontrei algo acerca do firefox não renderizar imagens correctamente devido á falta de uma tag ICC (perfil de cor) na imagem, experimentei e não é que agora as imagens online estão ok...e para melhorar as coisas as imagens abertas no visualizador nativo também são apresentadas correctamente...vou reiniciar e esperar que nada mude :)

infelizmente no reboot as imagens voltam a estar mal apresentadas mas se repetir o comando no terminal volta ao normal, não é perfeito mas por agora dá..

comando:
xprop -root -remove _ICC_PROFILE

pagina onde encontrei:
https://askubuntu.com/questions/300399/strange-colors-in-image-viewer-and-firefox
 
Última edição:
Consegui encontrar a pagina deste bug que atormenta o linux desde 2012, num dos comentários alguém disse para desactivar o perfil de cor automático que se encontra em DEFINIÇÔES---> COR e isto resolve a situação mesmo depois de um reboot, confirmo que mesmo depois de reiniciar as cores estão ok.

Obrigado pela ajuda Minguno
 
Back
Topo