1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Browsers mais rápidos para Linux...

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por mundano, 16 de Maio de 2009. (Respostas: 21; Visualizações: 1953)

1. mundano

mundano Power Member

Muito se tem falado sobre a velocidade dos browsers desde que a Google resolveu lançar esta guerra com números concretos para o Chrome, em testes proprios que arrasavam a concorrência... Os browsers da "area" webkit responderam com uma suite de testes proprios também, onde os seus Browsers eram os lideres.. E depois foi a Mozilla a prometer um Firefox 3.1 (3.6, 4.0??) super rápido e que em testes internos vencia a concorrência...

E agora é a Microsoft que alega que o seu IE8 está muito mais rápido, embora pelos testes continue a ser o mais lento dos grandes.. :p

E com tudo isto tem havido uma pressão enorme para melhorar a performance da componente "JavaScript" dos browsers, que no fundo deve ser o objectivo da Google quando lançou esta guerra já que as suas webapps fazem uso intensivo de javascript..

Mas tudo isso se tem passado na arena do Windows.. Havendo alguma celeuma no mundo Linux porque temos sido deixados um pouco de lado desta guerra, colhendo apenas os benefícios colaterais da melhoria dos motores de renderização que servem de base aos browsers.. Sendo que a Mozilla tem inclusivamente sido acusada de investir tudo nas builds para Windows ao ponto de chegarem a circular noticias segundo as quais em alguns testes com o Firefox para Windows a correr sobre Wine, este era mais rápido do que o Firefox nativo para Linux...

Entretanto a pouca concorrência do Firefox em Linux parece estar prestes a acabar, já que o Chromium para Linux está cada vez mais maduro e poderá estar para breve uma versão do Google Chrome para Linux..

E no meio de toda esta confusão de testes proprios de cada um dos campos, finalmente apareceu alguém independente (a Futuremark) com um teste para browsers...

http://service.futuremark.com/peacekeeper/index.action

Com curiosidade por não haver muitos numeros para Linux, resolvi pegar no meu PC e testar os vários browsers disponiveis eu mesmo...

O PC de teste foi:
    - Core2Quad Q9550
    - 4GB RAM DDR2
    - Nvidia 9600GT
    - Ubuntu 9.04 x86_64

Os browsers testados foram:
    - Firefox 3.0.10 do repositorio Oficial do Ubuntu (com e sem extensões)
    - Konqueror 4.2 do repositorio oficial do Ubuntu
    - Epiphany WebKit
    - Opera 9.64
    - Chromium para Linux (do Daily PPA)
    - Firefox 3.6 (do Daily PPA)
    - Firefox 3.0.10 para Windows sobre Wine

Tentei testar também o Midori (webkit) mas este recusou-se a cumprir os testes, crashando sempre.

Com os browsers sem plugins:

Sobre Wine:

Firefox 3.0.10 com todas as extensões que uso no dia a dia:

A titulo comparativo incluo também alguns testes feitos no mesmo hardware mas em Windows 7 RC x86_64.

Aquilo que mais me surpreende é o quanto mais lentos são os browsers da Mozilla em Linux.. E a julgar pelas builds do Firefox "Minifield" 3.6 ainda vai piorar.. Compreendo que quem desenvolve o software invista mais na plataforma Windows pelo numero de utilizadores... Mas esperava que a Mozilla fosse onde esse diferencial fosse menor.. Mas é ao contrario, a Mozilla é a pior...

O Firefox 3.0.10 é 13% mais lento em Linux
    O Minefield 3.6 é 32% mais lento em Linux :sad:

Por comparação o Opera é 9% mais lento, e o Chrome é apenas 3% mais lento e a versão para Linux nem sequer é uma build oficial.

Depois há a questão do Firefox sobre Wine... Fica desmentido que seja mais rápido do que as builds para Linux.. Mas anda tão perto que não sei se dê os parabens ao Wine ou se dê os pesames à Mozilla..

Por fim, fica bem demonstrado o impacto que as extensões podem ter no desempenho do browser. Pelo que convem pensar sempre bem se precisamos desta ou daquela extensão antes de espetar com mais uma no Firefox. No meu caso, com as extensões que uso diariamente tenho uma perca de performance no Firefox de cerca de 18%.

Só para acabar, cada vez desejo mais que finalmente saia o Chrome para Linux, ou então um browser baseado em WebKit, mas com a usabilidade e maturidade dos outros browsers mainstream e não um browser completamente basico como são o Epiphany ou o Midori, porque o WebKit em Linux de tudo o que testei no meu PC é a plataforma mais rápida para renderizar páginas "Web 2.0", logo seguido de muito perto pelo Chrome/Chromium..

Última edição: 16 de Maio de 2009
  2. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Antes de mais parabéns pela iniciativa ;)

Foi uma pena não teres testado também o konqueror :(

3. mundano

mundano Power Member

Só não testei porque me obrigava a instalar 100 e tal pacotes... Mas não quero que vos falte nada.. Estão ai os resultados, um bocado decepcionantes tendo em conta o que se faz no mundo WebKit..

Última edição: 16 de Maio de 2009
  4. Stlkr

Stlkr Power Member

antes de mais parabens pelo esforço... em relação aos resultados fiquei desanimado com o firefox e surpreendido negativamente :O

parabens :D

5. PJ_viana

PJ_viana Power Member

Se for ver por esses resultados os piores são aqueles que dominam o mercado!! :confused:

6. petersaints

petersaints Power Member

Piores em velocidade... mas esse é apenas um factor ;) (Vá no caso do IE até concordo que seja mauzito :P)

E sim eu já tinha reparado que o Firefox em Linux não se compara ao Firefox em Windows. Aliás uma das pequenas annoyances do Linux para mim ;)

7. Favas

Favas Power Member

Eu até entendo o porquê de tantos testes aos browsers, é ver qual deles o mais rápido, se forem rápidos e tiverem muitas features, é de facto motivo de escolha.

O que não entendo é como há pessoal que muda do Firefox para o Chrome só porque é bastante mais rápido. É só pelo benchmark? Dá de facto para notar essa diferença?

Eu quando abro uma pagina da web bastante complexa, a partir do disco em modo offline, não consigo notar qualquer diferença de velocidade entre o IE8 e o Chrome, que segundo os benchs, é quase 4 vezes mais rápido. Abrem as duas quase instantaneamente side by side.
    O que me faz acreditar, que o tempo restante, é da conexão à internet.

Anda alguém a fazer renderings em javascript?

Será que não estou a entender o problema?

Cumps

8. mundano

mundano Power Member

Eu acho que é bem notória a diferença de velocidade entre o Firefox e o Chrome... Especialmente em sites como o Gmail..

Agora é a tal coisa... Eu continuo a usar o Firefox.. A velocidade é só um dos aspectos.

9. 3dhouse

3dhouse Power Member

Webkit é o futuro!

10. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Bom tópico.
    É sempre bom ter reais provas da "melhor velocidade" que muitos anunciam.
    Mas sem dúvida, o mais completo/personalizável (para mim) será sempre a escolha.

11. arkannis

arkannis Power Member

Chrome em linux da ultima vez que experimentei aquilo tava pouco usavel... portanto não opino.
    Mas eu em Windows uso o Chrome, e em linux uso o Firefox, e digo-te: A diferença não só é notável como é bem significativa. A velocidade a abrir as paginas e mesmo a parte do browser como mudar de tabs e fazer scroll, é bem melhor no Chrome.

12. Pinipum

Pinipum Power Member

-Athlon 3200+
    -Geforce 6200
    -2GB DDR400
    -ArchLinux x86 . Fluxbox

[​IMG][​IMG]
    [​IMG][​IMG]
    [​IMG][​IMG]

13. h9nrik

h9nrik Power Member

No meu pc nem o firefox nem o chrome passam este teste.
    Na Wikipedia diz que o midori passa.

Resultado em 100:
    70/71 - Firefox 3.0.10
    79 - Chrome
    4 - IE6 xD

Última edição: 17 de Maio de 2009
  14. armagedalbeebop

armagedalbeebop Power Member

eu até tentei usar o midori e o chromium

midori-> explode as vezes ( crash )
    chromium-> falta de flash...e ainda esta muito instavel

15. EU sou um utilizador assiduo de Firefox, alias, todas as semanas escrevo um artigo no meu blog sobre addons para Firefox. Mas a diferença do Firefox Windows para Firefox Linux e imensa! Eu no Windows tinha o Firefox com uns 15-20 addons e funcionava 5 estrelas, no Ubuntu tenho uns 3 ou 4 e e lento e crasha quanto baste :S ... Mas nao o deixo completamente por causa das extensoes fantasticas que tem...

Tenho o Opera instalado, mas apesar de ver grandes vantagens nele, simplesmente nao me dou muito bem com ele.

Ontem a noite voltei a instalar o Chromium, agora numa versao mais madura, e desde la tenho utilizado sempre. Apesar de ainda ter alguns incovenientes - nao consigo escrever com acentos, como podem ver, ainda nao existe suporte Flash (afinal de contas e uma versao alpha) e nao consigo responder a mensagens no Gmail - vai colocar o Opera de lado, pois e apenas e so o browser mais rapido que ja tive a oportunidade de experimentar (mesmo faltando algumas funçoes, o que o tornara mais lento :( ), e para as minhas necessidades (um browser mais "pesado" e completo/ e um browser mais leve para "rapidinhas" :001: , e o melhor.

Resumindo: Se a Mozilla nao melhorar a versao para Linux do Firefox e se o Chromium realmente começar a aceitar extensoes desenvolvidas por terceiros, bye,bye Firefox, ola Google Browser!:p

16. ZyPhAX

ZyPhAX Banido

O Safari 4 (em Windows) é que está muito bom mesmo. Uma pena não haver para Linux.
    Mesmo em Beta já é o meu defaut no Windows.

17. icebrain

icebrain Power Member

Mas a questão é mesmo essa, quando o Chrome aceitar extensões vai ficar muito mais lento!

Num browser como o Chrome/Opera/etc a interface e quase todo o código é imutável, ou seja, não pode ser alterado. Portanto, o que eles fazem é que programam tudo numa linguagem compilada como C ou C++ e corre tudo rápido.

Já o Firefox, para permitir as alterações tão profundas como permite (ver o Vimperator, por exemplo) e até a criação de "mini-aplicações" (ver Chatzilla ou Brief) foi desenhado utilizando linguagens interpretadas, nomeadamente XUL para a interface e Javascript para grande parte do código. Ora é impossível esperar a mesma velocidade de uma linguagem que é interpretada em tempo real durante o arranque e execução do programa em relação a uma linguagem pré-compilada.

O que eu acho é que irão continuar a existir browsers muito rápidos e browsers muito extensíveis, e teremos que optar por um ou por outro conforme o que for mais adequado às nossas necessidades.
    Eu por exemplo uso Firefox num PIII a 800MHz, porque para mim ter o Vimperator, o Brief, o NoScript e o DownThemAll é muito mais importante que a velocidade do browser, mas quando simplesmente quero abrir algo rapidamente tenho sempre o Dillo :|

18. h9nrik

h9nrik Power Member

So ao mudo para safari pois o Xmarks ainda nao existe em Safari(versao windows).

19. alakazan

alakazan Power Member

tou no ubuntu 9.04, com FF e epiphany. Sem qualquer duvida, o segundo é muito mais rapido. O epiphany também significativamente mais rápido que o Midori, no meu pc.

20. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

O about:config no Firefox tambéme está diponível no Ubuntu como está no Vindows?? Aquelas pequenas alterações (tweaks) podem-se também fazer no Firefox em Ubuntu????

Partilhar esta Página