Browsers mais rápidos para Linux...

O Safari é muito lindo e tal mas tem sido um buraco em termos de segurança... No concurso Pwn 2 Own, nos últimos anos têm sido sempre os MAC's a perder o concurso como a plataforma que é comprometida mais rapidamente e sempre graças a vulnerabilidades do Safari.


O Chrome por seu lado pega no WebKit, junta-lhe o V8 (se bem que o SFX aparentemente é ainda mais rápido), e monta tudo isso numa plataforma muito mais segura, com tecnologias de process isolation implementadas desde a base.. O renderizador de cada tab corre num processo proprio, todos isolados entre si, isolados do processo que corre a interface e isolados do SO.. Assim, uma falha de segurança no WebKit será muito mais dificil escalar de forma a por o SO todo em perigo.

O problema do Chrome é que envia absolutamente tudo o que fazemos com ele para a Google. E tendo em conta escandalos como o da libertação pela AOL de dados de pesquisas, que mesmo não identificados permitiram que vários utilizadores fossem identificados com base nas pesquisas, ou a ordem de tribunal que obrigou o Youtube a libertar os dados sobre os videos que alguns utilizadores viram ao longo de 3 anos, deixa-me bastante desconfortavel de saber que uma empresa está a guardar um log de tudo o que eu faço na internet e que existe o potencial dessa informaçao ser usada contra mim..


Enfim... Não existe o browser perfeito... Mas as imperfeições do Firefox continuam a ser as que me incomodam menos.
 
Back
Topo