Bruxaria na garagem asus N300 *****-n12

F3rnando

Power Member
Boas a todos.

A vossa ajuda para tentar resolver um problema que sinceramente não entendo...!!

(Testamento) de seguida!

Tenho um router da Asus um RT-AC68 Mesh ao qual tenho ligado a meo e uso para ter wireless em casa, tenho também ligado um cabo cat5e que vai ate ao sótão e passa pelo telhado (interior e vai sair para a garagem +- 25/ 30 metros de cabo.

Tinha na garagem um router linksys antigo a servir de access point para poder ter WiFi na garagem ( durou uns bons tempos na boa), a minha mulher a aspirar a garagem ha uns dias desligou o router e nunca mais consegui configurar o animal não entendo porquê mas sempre pensei que tivesse avariado.

No inicio da semana passada comprei um Asus N300 *****-N12 Extender baratucho la configurei a coisa sem problemas, com wifi a 15/20mb down e 5mb up o mesmo que tinha com o Linksys antigo.

Agora a parte que não entendo, a meio da semana estava a ver o mac da meo box e a fazer binding ao mesmo nas configurações do router Asus que tenho em casa, o router fez reboot e do nada deixei de ter net na garagem, não tenho sinal de rede mas tenho sinal de wifi. No router em casa a luz da porta onde esta ligado o cabo que vai ate a garagem esta desligada e por nada da sinal.

Já reconfigurei o Asus Extender mais que uma vez funciona em casa ligado com um cabo ao router mas quando ponho na garagem nada.
Já recravei os rj45 nas duas extremidades e também nada nem sinal no router.

Mas se ligar o portátil ao cabo de rede da garagem tenho net 10/15 down e prai 2/4 up.

Alguém me consegue dar um ideia do que se possa passar?

Obrigado a todos.👺
 
Última edição:
Provavelmente a ficha está mal cravada.
Se tiveres um testador de cabos é mais fácil de identificar. Mas basicamente crava novamente a ficha e deve ficar OK.
 
Ola,
O cabo funcionou durante meses e meses.
Eu so recravei as fichas para tentar excluir essa hipótese...acho que não sera as fichas.

Obrigado pela dica mesmo assim.
 
Ola,
O cabo funcionou durante meses e meses.
Eu so recravei as fichas para tentar excluir essa hipótese...acho que não sera as fichas.

Obrigado pela dica mesmo assim.
Pois, mas o facto de ter desligado pode ter puxado a ligação. Eu tentaria testar os cabos com o aparelho. Não é muito caro (cerca 13€) e dá sempre jeito para futuras ligações.
 
Boas.
Ja estava a dar em maluco...voltei a cravar o cabo, consigo ligação com o router e tal, configurei umas coisas atraves do wirless que tinha de fazer no radio do meu carro.
Depois tive a brilhante ideia de desligar e ligar o repeater para ver o que acontecia...volteia ficar sem sinal..wtf!!

Voltei a ligar e desligar o cabo de rede no router e no repeater e nem sinal...so não peguei fogo logo a tudo porquê não queria mais despesas, varias tentativas depois decidi ligar o meu portatil a estremidade do cabo que liga ao repeater e vejo que tenho net...wtf, vou ao router e vejo a luz ligada na porta devida.

Reconfigurei o repeater novamento e la consegui voltar a ter sinal de net pelo cabo...nem me atrevo a voltar a desligar o repeater ou o cabo novamente!!

Continuo sem saber onde esta o verdadeiro problema.
 
Última edição:
Boas.
Ja estava a dar em maluco...voltei a cravar o cabo, consigo ligação com o router e tal, configurei umas coisas atraves do wirless que tinha de fazer no radio do meu carro.
Depois tive a brilhante ideia de desligar e ligar o repeater para ver o que acontecia...volteia ficar sem sinal..wtf!!

Voltei a ligar e desligar o cabo de rede no router e no repeater e nem sinal...so não peguei fogo logo a tudo porquê não queria mais despesas, varias tentativas depois decidi ligar o meu portatil a estremidade do cabo que liga ao repeater e vejo que tenho net...wtf, vou ao router e vejo a luz ligada na porta devida.

Reconfigurei o repeater novamento e la consegui voltar a ter sinal de net pelo cabo...nem me atrevo a voltar a desligar o repeater ou o cabo novamente!!

Continuo sem saber onde esta o verdadeiro problema.

Quando ligaste o cabo ao portátil, qual foi a velocidade de ligação? 10 Mbps, 100 Mbps ou 1000 Mbps (1 Gbps)?
O cabo de rede passa próximo de alguma fonte que gere algum tipo de campo eletromagnético? Por ex. cabo elétrico?
Na trajetoria do cabo, o mesmo não poderá estar danificado?

Valida que as fichas RJ45 ficam devidamente bem conectadas em ambas as pontas. Já me aconteceu só obter 100 Mbps devido à má conexão. Depois de uns ajustes, 1000 Mbps (1 Gbps).

Cumps
 
10/15 Mbps no portátil, pelo que dizem quanto mais comprido for o cabo mais ele perde pelo caminho, consegui ligado com um cabo cat5e pequeno tipo 1 metro ligado ao router e depois ao repeater ter 70/75 Mbps, mas ate a garagem tenho prai 25/30 metros, máximo que consigo são 15 Mbps down e 4/5Mbs up.
 
10/15 Mbps no portátil, pelo que dizem quanto mais comprido for o cabo mais ele perde pelo caminho, consegui ligado com um cabo cat5e pequeno tipo 1 metro ligado ao router e depois ao repeater ter 70/75 Mbps, mas ate a garagem tenho prai 25/30 metros, máximo que consigo são 15 Mbps down e 4/5Mbs up.

A questão não era os resultados do Speedtest (velocidade de acesso à Internet). Mas, o estado do uplink do PC ao switch / router.

Um cabo de rede pode ter até 100m de comprimento (idealmente 90m) que não há perdas percetíveis.

A norma é igual em ambas as pontas do cabo? Norma 568B?
Que cabo de rede é que estás a utilizar? CAT 5E, CAT6, CAT6A, CAT7? E as fichas RJ45? São fichas destinadas a esse cabo de rede?

Cumps
 
Esta tudo descrito no,primeiro post, cabo cat5e e com 568b em ambas as pontas e com fichas rj45 .

Quanto as velocidades não sei o que dizer, nunca tive mais que isso desde o primeiro dia em que o instalei.

Sei que quando ligo um cabo mais curto tipo 1 metro ao meu router diretamente ao portatil tenho 100Mbs up e down.
 
Troca é esse cabo por um de melhor qualidade. Crava com a norma B.
Pra já acho que tens muita perda em 25 mts. e provavelmente o AP não consegue sincronizar com o router a velocidade (10/100/1000) e fica loop
 
Já lidei com pontas rj45 mal cravadas que ao mexer no cabo, causava que, por vezes, ele desse sinal, embora pudesse perder depois. Experimenta mexer com o cabo de um lado para outro, mesmo à beira da ponta rj45 e vê se dá sinal. Se isso causar que o cabo dê, podem ser as pontas mal cravadas. O facto de ter dado no portátil pode ter a ver com teres mexido no cabo para o ligar ao portátil, ou até por estar repuxado por o portátil estar numa posição diferente do router (ou AP, ou como lhe queiras chamar).


Atenção quanto aos testadores de cabos, há 1 coisa que gostava de acrescentar:

Se for um testador de cabos barato (10 euros, como falaram) pode dar tudo bem no testador e depois num dispositivo ethernet (switch ou computador) não dar. Uma coisa é 1 corrente contínua a passar pelo fio e o aparelho testar se chega alguma coisa ao outro lado. Outra coisa é um sinal AC com frequência perto dos 100 MHz em que não pode falhar nenhuma variação pois é assim que é codificada a informação.


Outra coisa que achei estranho é a velocidade que falaste 15 Mbps up e 4 down parece-me demasiado pouco. Um cabo de 30 metros cat5e devia dar perto dos 1000 (como estás a usar speedtest só ia dar o max da tua net externa). Pode ser o cabo que não seja grande coisa... isso é CCA ou é cobre? Mas a perda de velocidade também pode dever-se às pontas mal cravadas.

É importante mencionar que também já vi por aí à venda pontas ethernet que não prestam e cravam sempre mal porque os contactos não espetam bem nos fios, podes experimentar trocar as pontas.
 
Boas!!
Quanto as pontas ja cravei o cabo varias vezes e com pontas de diferentes marcas, eu acredito que seja o cabo que esteja com alguma quebra algures, ele como tem de passar pelo sótão e sair por uma telha (mas não esta entre a telha e a madeira não é ai a quebra )para passar por um deck em madeira no meu jardim ate chegar ao destino.

Tenho 100Mb up e down contratadas e tenho essa velocidade dentro de casa, mas desde o primeiro dia que meti o cabo que nunca tive essas velocidades na garagem, mas sempre ia tendo alguma coisa tipo 50 +-.

Mas para oque é serve estes 15Mb para já, mais tarde volto a passar um cabo novo e vejo no que da.

👍
 
Boas!!
Quanto as pontas ja cravei o cabo varias vezes e com pontas de diferentes marcas, eu acredito que seja o cabo que esteja com alguma quebra algures, ele como tem de passar pelo sótão e sair por uma telha (mas não esta entre a telha e a madeira não é ai a quebra )para passar por um deck em madeira no meu jardim ate chegar ao destino.

Se já cravaste com pontas de diferentes marcas, então deve ser mesmo o cabo. Ao ligares ao portátil provavelmente ao abanar ou repuxar, lá fez melhor contacto, de alguma forma.

Tenho 100Mb up e down contratadas e tenho essa velocidade dentro de casa, mas desde o primeiro dia que meti o cabo que nunca tive essas velocidades na garagem, mas sempre ia tendo alguma coisa tipo 50 +-.
Percebo o que dizes que o cabo sempre funcionou sem a max speed... mas isso é mais uma coisa que me leva a achar que nunca foi grande coisa... um cabo em condições CAT5e devia dar 1000 Mbps com 30 metros. E também é normal que tenha vindo a piorar com o tempo...
Mas para oque é serve estes 15Mb para já, mais tarde volto a passar um cabo novo e vejo no que da.
Keep in mind que a ligação não é só velocidade, mas também reliability... é possível que de repente deixe de funcionar quando mais precisares dele. Mas se não tens nenhum sistema crítico a depender desse cabo... tudo bem... podes manter assim enquanto quiseres :)
 
Back
Topo