BSOD cmuda3.sys

SL65AMG

Membro
Boas pessoal!

Tenho o seguinte problema no meu PC. Quando estou a jogar Reservoir Dogs e ate ver so akontece neste jogo a certa altura o meu PC crasha e aparece um BSOD ficando logo a seguir completamente preto e a repetir o som que estava a dar no momento. O BSOD aparece e desaparece mt rapidamente logo não consigo ler o motivo do BSOD. Apos analisar o Minidump deixado no sistema o WINDBG aponta como provavel causa o driver cmuda3.sys da minha placa de som PCI 5.1 da Trust. Se eu baixar no DXDIAG o valor da aceleração do som para Básica não acontece este erro, o PC nunca crasha.

Configuração do PC:

Intel P4 2.8 @ 2800
MSI 655 MAX HT Ready SKT 478 (Audio Onboard desligado na Bios)
(4xUSB, Lan, Audio Onboard AC97)
2x512MB DDR Kyngston PC3200
2xIDE HDD 80GB ExcelStor Technology J880
Trust SC-5250 PCI 5.1 Chip Cmedia CMI8738 ( A funcionar com drivers da 8768, mais estaveis que os da 8738)
Placa PCI USB da Conceptronics
Gravador TSSTcorp CD/DVDW TS-H552U da Samsung
Placa Rede PCI AMDtek
Pen Bluetooth
Leitor de Cartoes OEM
PNY Geforce 6600 AGP 8x 256Mb
Fonte Perdoon 500W com 22A(!) no rail de +12V

Não tenho OC no meu PC. A abertura do AGP está em 256MB.

Ora bem. Já testei memorias sao novas mas nunca se sabe, td ok.
Fonte de alimentação já troquei por outras que tenho mas o problema mantem-se. Discos sao novos, td ok com eles. Tudo aponta para a placa de som PCI que tenho. Já com o Audio Onboard ligado havia este problema. Todos os drivers estão mais que actualizados assim como a Bios da Board e da Geforce. O problema desaparece se lhe baixar a aceleração do som no DXDIAG para Básico. Gostaria que me ajudassem nesta questão se puderem para ter a aceleração do Audio no máximo e resolver o problema.

Segue em baixo o Minidump mais actualizado.


Microsoft (R) Windows Debugger Version 6.6.0007.5
Copyright (c) Microsoft Corporation. All rights reserved.


Loading Dump File [C:\Documents and Settings\Administrador\Definições locais\Temp\WERa52c.dir00\Mini022007-01.dmp]
Mini Kernel Dump File: Only registers and stack trace are available

Symbol search path is: C:\Windows\Symbols
Executable search path is: C:\Programas\Debugging Tools for Windows\DownstreamStore\ntoskrnl.exe\42250FF9215000
*** ERROR: Symbol file could not be found. Defaulted to export symbols for ntoskrnl.exe -
Windows XP Kernel Version 2600 (Service Pack 2) UP Free x86 compatible
Product: WinNt, suite: TerminalServer SingleUserTS
Built by: 2600.xpsp_sp2_gdr.050301-1519
Kernel base = 0x804d7000 PsLoadedModuleList = 0x8055a420
Debug session time: Tue Feb 20 17:27:05.578 2007 (GMT+0)
System Uptime: 0 days 0:08:00.229
*** ERROR: Symbol file could not be found. Defaulted to export symbols for ntoskrnl.exe -
Loading Kernel Symbols
.......................................................................................................................................
Loading User Symbols
Loading unloaded module list
...........
*******************************************************************************
* *
* Bugcheck Analysis *
* *
*******************************************************************************

Use !analyze -v to get detailed debugging information.

BugCheck 19, {20, 855bd770, 855bd810, a140027}

ANALYSIS: Kernel with unknown size. Will force reload symbols with known size.
ANALYSIS: Force reload command: .reload /f ntoskrnl.exe=FFFFFFFF804D7000,213F80,42250FF9
Unable to load image cmuda3.sys, Win32 error 2
*** WARNING: Unable to verify timestamp for cmuda3.sys
*** ERROR: Module load completed but symbols could not be loaded for cmuda3.sys
*** WARNING: Unable to verify timestamp for portcls.sys
*** WARNING: Unable to verify timestamp for ks.sys
*** WARNING: Unable to verify timestamp for sysaudio.sys
ANALYSIS: kernel symbols have been forced reloaded due to unknown size.
Probably caused by : cmuda3.sys ( cmuda3+a50fc )

Followup: MachineOwner
---------

Agradecia imenso ajuda nisto. Obrigado.
__________________
 
experimenta com estes........
mas como ja fizeste muitas instalações/desinstalações, conviria fazer primeiro uma limpeza ao registo com: ccleaner, mv regclean e dustbuter xp....
 
experimenta com estes........
mas como ja fizeste muitas instalações/desinstalações, conviria fazer primeiro uma limpeza ao registo com: ccleaner, mv regclean e dustbuter xp....

Infelizmente ja os usei. Sem nenhum resultado positvo. Uso sempre o CCleaner com frequencia. Uma coisa que me lembrei. Em varios Googlanços sobre este BSOD todas mas todas as maquinas estavam a utilizar graficas da Nvidia. Havera alguma incompatibilidade entre a minha grafica e a minha placa de som PCI? Antes o IRQ 16 estava a ser partilhado pela Geforce e pela placa de som. Ai e que era um fartote de BSOD´s. Depois de mudar a placa de slot so me da BSOD quando a aceleração de audio no DXDIAG aumenta o Básico.
 
também tinha observado essa situação da nvidia....mas não me parece que seja incompatibilidade entre as placas...
qual é o direct x que tens?
para tentares ver qual é o bsod que dá, filma-o e depois vê frame a frame para podermos analisar o erro...
 
Última edição:
também tinha observado essa situação da nvidia....mas não me parece que seja incompatibilidade entre as placas...
qual é o direct x que tens?
para tentares ver qual é o bsod que dá, filma-o e depois vê frame a frame para podermos analisar o erro...

Obrigado por me tentares ajudar.

Directx 9.0C V 4.09.0000.0904

Ai esta o grande problema. É que o BSOD aparece numa fracção de segundo, ou seja o monitor fica azul e logo a seguir completamente preto e fica a repetir o som que estava a dar no momento. Por isso nem sei qual é o código que aparece. Só sei que provavelmente será o cmuda3.sys porque o windiag aponta-o como eventual causador do erro do sistema no minidump. Eu falei em incompatibilidade nas placas Nvidia e os Chip da CMI pq parece que a gráfica se desliga quando o BSOD aparece. É que o monitor fica completamente preto numa fração de segundo a seguir a ficar azul. Tenho o reinicio automatico do sistema desligado. Mas isso só acontece quando coloco a aceleração do som no Máximo. Em Padrão ainda não testei nem sem aceleração. Em básico já foi testado e nunka akontece em kualker jogo esteja a jogar. E nunka tive um BSOD com o PC em idle ou então na Net, a gravar DVD´s. Só tenho esse BSOD kuando jogo Reservoir Dogs com o nivel de aceleração de som no máximo. Se tiver a jogar outros jogos seja em k nivel a aceleração do som estiver o PC nunka crasha. Abraço.
 
Problema Resolvido!

Boas! Resolvi o meu problema! Joguei meia hora seguida o jogo kom a aceleração áudio no máximo quando antes nem 15 min jogava! Nenhum BSOD! Fika aki a dika para kem tiver um problema semelhante ao meu e tenha placas de som PCI da CMedia com o chip 8738. Primeiro desinstalar todos os drivers da CMedia. Ir ao site da CMedia (***.cmedia.com) e fazer o download dos drivers da CMedia 8768/8768+ que sao compativeis com o chip 8738. Instalar os drivers. Fazer reboot. Usar o Xear3D para konfigurar as kolunas. Ir ao site da Auzentech (***.auzentech.com) e fazer o download dos drivers da placa X-Mistique. Extrair os ficheiros e copiar o ficheiro cmuda3.sys para a pasta c:\windows\system32\drivers. Substituir o ficheiro, reboot e voila! Problem Solved! Penso que até para pessoal que tenha áudio onboard com chip da CMedia isto resolverá o problema dos BSOD que envolvam o cmuda3.sys.

À atenção de um Mod. Penso que muita gente tem este problema pois as placas da CMedia Onboard e PCI existem aos pontapés. Se quiserem usar esta info em algum post explicativo estão á vontade ou mesmo tornar esta query como sticky! Um grande obrigado a quem me tentou ajudar nisto. Abraço!
 
Back
Topo