Problema BSOD, crashs, bootloop - maximus vii hero + 4790k

Greywolf

Power Member
Bom dia,

Tenho a seguinte máquina que montei há mais de 6 anos.
cpu I7 4970k
AIO Arctic liquid freezer 280
mobo Asus Maximus vii hero
ram gskill trident 2400mhx (2 X 8)
psu Seasonic focus + gold 750
gráfica msi 3060 ti ventus x2 oc
ssd samsung 860 evo
hdd 3tb seagate
so win 10 pro
ultima bios (beta) recomendada

Já não é de agora (uns 3 anitos) que algumas vezes a máquina ganhava alguns crashes e redundava sempre no erro 55 na mobo = sem memória.
O truque era simples, retirar as memórias e voltar a encaixa-las.
Como acontecia muito raramente nunca liguei muito, até que passandos uns 3/4 testes no memtest não dá erros.

Tive a máquina com oc manual e a funcionar em pleno durante uns 2 anos, tirando este problema que muito raramente acontecia.


De há uns 2 meses para cá comecei a ter alguns crashes que manda a máquina abaixo ou múltiplos bsods disitintos até que a máquina entra em bootloop e só a a consigo ligar se desligar no botão e outras vezes obriga-me a desligar a energia na fonte e esperar uns minutos.
Quando desligo a energia na fonte a maquina para na bios com overclock failed, mesmo com as definições de fabrica e sem perfil xmp activo.

Também já me ocorreu um freeze na própria bios.


Não sou propriamente um iniciante nesta matéria, mas estou sem ideias.
A board aparente não ter danos assim como a memória ou cpu.
Já reinstalei o windows (se bem que na criação da pen dei o meu pc já problematico como target - será que trouxe os drivers?) e instalei todos os drivers mais recentes (já antigos) listados no site da asus.
Já instalei drivers mais recentes sugeridos por ferramentas próprias (o que geralmente não confio).
Já instalei drivers mais recentes sugeridos pelo windows (o que geralmente não confio).
Já testei as memórias (o que desconfio sempre por causa do problema relatado atrás).
Já usei o DISM e SFC para reparar o windows e para fazer chkdsc no ssd.
As temperaturas são e sempre foram ótimas.

Não sei mesmo o que mais tentar visto que apesar de acontecer muitas vezes estes sintomas são aleatórios.
Posso estar 3 horas a usar a jogar na máquina como 5 minutos.

Sei que há users neste espaço com setup parecido e poderá estar a escapar-me algo.

A minha desconfiança recai nas memórias, drivers muito antigos versus as novas versões do windows, na voltagem da board e possivel degradação de alguns componentes, micro code spectre & meltdown vs o overclock que a boar dá de fabrica.

Cumprimentos
 
Já fiz tudo isso.
No event viewer do windows muitas vezes nem warnings tem antes de se desligar, apenas tem os erros que a máquina não foi correctamente desligada.
 
Não conhecia essa ferramenta.
Após nova instalação do windows o whocrashed indica-me isto nos mini dumps do windows:


On Thu 11/02/2021 19:23:25 your computer crashed or a problem was reported
crash dump file: C:\Windows\Minidump\021121-6156-01.dmp
This was probably caused by the following module: hardware.sys (hardware)
Bugcheck code: 0x1000007F (0x8, 0xFFFF8C8060399E50, 0xFFFFF90D98A8D010, 0xFFFFF80245E11852)
Error: UNEXPECTED_KERNEL_MODE_TRAP_M
Bug check description: This indicates that a trap was generated by the Intel CPU and the kernel failed to catch this trap.
This appears to be a typical software driver bug and is not likely to be caused by a hardware problem. This problem might also be caused because of overheating (thermal issue).
A third party driver was identified as the probable root cause of this system error. It is suggested you look for an update for the following driver: hardware.sys .
Google query: hardware.sys UNEXPECTED_KERNEL_MODE_TRAP_M



On Wed 10/02/2021 19:57:29 your computer crashed or a problem was reported
crash dump file: C:\Windows\MEMORY.DMP
This was probably caused by the following module: Unknown (0x0000000000000000)
Bugcheck code: 0x3B (0xC0000005, 0xFFFFF801180068E7, 0xFFFFDA0721428EE0, 0x0)
Error: SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION
Bug check description: This indicates that an exception happened while executing a routine that transitions from non-privileged code to privileged code.
This appears to be a typical software driver bug and is not likely to be caused by a hardware problem.
A third party driver was identified as the probable root cause of this system error.
Google query: SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION
 
Quando dizes que não tens OC presumo que a RAM esteja a 1600mhz, perfil JEDEC. Já experimentas-te só um stick de ram? É que isso pode ser controlador de memória do cpu, pinos do socket tortos, problema físico na board.

Estou mais virado para problema fisico na board e/ou pinos do socket a fazer mal contacto.
 
A ram esta a 1333mhz (default) quando ando nesta situação. Neste momento tenho-o a funcionar só com 8Gb;
A board não aparenta ter problemas fisicos, pinos tortos no socket tenho de ver mas acho improvavel... só uma vez desmontei e quando o desmontei depois teve cerca de 2 anos com overclock (o pc esteve uns dias numa loja para testar psu).
Sei que mesmo muito raramente quando o pc entrava em boot loop e acabava na bios o erro era/é sempre o de falta de memória (55), mal desencaixava uma ele fazia post e depois precisava/preciso de algumas tentativas para encaixar o outro stick.
Pensei em slots danificadas mas era azar a mais que todas estivessem danificadas, pensei em mau contacto e ate passo uma borracha...
Pode ser pinos tortos mas que podem estar 7/8 meses sem dar problemas.


Porém, ontem houve alguns avanços mas nada de deitar foguetes, graças ao @Bomby.
Desconhecia o reliability monitor, usava o event viewer que apontava directamente para os erros no windows não dando muitas pistas da origem.
Com o reliability monitor e pelos menos nos últimos 2 dias (depois de formatar) em que o pc crashou n de vezes a razão era o synapse 3, uma aplicação que controla o meu rato.
Dava erros no kernel do windows.

Mas como digo ainda é muito cedo para avaliar.
Ontem consegui jogar mais de uma hora seguida, o que não conseguia depois de instalar o windows.
 
Back
Topo