Problema BSoD / Ecrã Azul - como diagnosticar e resolver?

rjckarddo

Power Member
Boas, ao fim de 6 anitos o meu asus ofereu-me o BSOD.

Assinatura do problema:
Nome do Evento de Problema: BlueScreen
Versão do SO: 6.1.7601.2.1.0.256.48
ID de Região: 2070

Informações adicionais sobre o problema:
BCCode: d1
BCP1: 000000000000002C
BCP2: 0000000000000002
BCP3: 0000000000000001
BCP4: FFFFF880058FB4CE
OS Version: 6_1_7601
Service Pack: 1_0
Product: 256_1

Ficheiros que ajudam a descrever o problema:
C:\Windows\Minidump\060517-10046-01.dmp
C:\Users\Ricardo\AppData\Local\Temp\WER-24679-0.sysdata.xml

Leia a nossa declaração de privacidade online:
http://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=104288&clcid=0x0816

Se a declaração de privacidade online não estiver disponível, leia a declaração de privacidade offline:
C:\Windows\system32\pt-PT\erofflps.txt


Alguém me consegue dar alguma dica de possíveis causas? Desde já o meu agradecimento.
 

Titantropo

Power Member
Eu que estava tão contente de não ter BSOD's há uns dois anos... Será do disco novo? Tenho o sistema a arrancar automaticamente, mas isto não está a gravar em lado nenhum. Porquê?

Já agora, "Imagem de Erro Mínima da Memória (256KB)" ou "Imagem de Erro da Memória Kernel"?

Edit: já que tinha isto para não reiniciar, mesmo não gravando, tirei uma foto que diz drive_not_les_or_equal
cmudaxp.sys

Pelo que vi na net e aqui https://vip.asus.com/forum/view.asp...X&id=20080822024635828&page=1&SLanguage=en-us
https://vip.asus.com/forum/view.asp...X&id=20080822024635828&page=1&SLanguage=en-us
Pode ser drivers da placa de som. Antes de ir mexer em algum lado a estas horas, haverá alguma coisa que sustente essa informação? Algum caso anterior que já vos tenha passado pelas mãos...
 
Última edição:

ipel77

Power Member
Já há algum tempo que tenho alguns BSOD no pc e não sei qual é a causa. Segui os passos do 1º post e tive este relatório:

se !analyze -v to get detailed debugging information.

BugCheck 3B, {c0000005, fffff800030c258d, fffff88002852040, 0}

Probably caused by : win32k.sys ( win32k!RawInputThread+9b0 )

Followup: MachineOwner
---------

0: kd> !analyze -v
*******************************************************************************
* *
* Bugcheck Analysis *
* *
*******************************************************************************

SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION (3b)
An exception happened while executing a system service routine.
Arguments:
Arg1: 00000000c0000005, Exception code that caused the bugcheck
Arg2: fffff800030c258d, Address of the instruction which caused the bugcheck
Arg3: fffff88002852040, Address of the context record for the exception that caused the bugcheck
Arg4: 0000000000000000, zero.

Debugging Details:
------------------


EXCEPTION_CODE: (NTSTATUS) 0xc0000005 - A instru o no 0x%08lx fez refer ncia mem ria no 0x%08lx. A mem ria n o p de ser %s.

FAULTING_IP:
nt!KiDeliverApc+ed
fffff800`030c258d 498b4a30 mov rcx,qword ptr [r10+30h]

CONTEXT: fffff88002852040 -- (.cxr 0xfffff88002852040;r)
rax=0000000000000000 rbx=fffffa80060fb8b0 rcx=0000000000000002
rdx=0000000000000000 rsi=0000000000000000 rdi=fffffa80060fb900
rip=fffff800030c258d rsp=fffff88002852a10 rbp=fffff88002852c20
r8=fffbfa80060fb900 r9=000000000000000d r10=fffbfa80060fb8f0
r11=fffffa80060fb8b0 r12=fffffa8006075b10 r13=0000000000000000
r14=0000000000000002 r15=0000000000000001
iopl=0 nv up ei ng nz na po cy
cs=0010 ss=0018 ds=002b es=002b fs=0053 gs=002b efl=00010287
nt!KiDeliverApc+0xed:
fffff800`030c258d 498b4a30 mov rcx,qword ptr [r10+30h] ds:002b:fffbfa80`060fb920=????????????????
Last set context:
rax=0000000000000000 rbx=fffffa80060fb8b0 rcx=0000000000000002
rdx=0000000000000000 rsi=0000000000000000 rdi=fffffa80060fb900
rip=fffff800030c258d rsp=fffff88002852a10 rbp=fffff88002852c20
r8=fffbfa80060fb900 r9=000000000000000d r10=fffbfa80060fb8f0
r11=fffffa80060fb8b0 r12=fffffa8006075b10 r13=0000000000000000
r14=0000000000000002 r15=0000000000000001
iopl=0 nv up ei ng nz na po cy
cs=0010 ss=0018 ds=002b es=002b fs=0053 gs=002b efl=00010287
nt!KiDeliverApc+0xed:
fffff800`030c258d 498b4a30 mov rcx,qword ptr [r10+30h] ds:002b:fffbfa80`060fb920=????????????????
Resetting default scope

CUSTOMER_CRASH_COUNT: 1

DEFAULT_BUCKET_ID: WIN7_DRIVER_FAULT

BUGCHECK_STR: 0x3B

PROCESS_NAME: csrss.exe

CURRENT_IRQL: 2

ANALYSIS_VERSION: 6.3.9600.17336 (debuggers(dbg).150226-1500) amd64fre

LAST_CONTROL_TRANSFER: from fffff8000307ff0d to fffff800030c258d

STACK_TEXT:
fffff880`02852a10 fffff800`0307ff0d : 00000000`00000004 00000000`00000000 00000000`00000000 00000000`00000004 : nt!KiDeliverApc+0xed
fffff880`02852a90 fffff800`0314fc03 : 00000000`00000001 00000000`00000000 00000000`00000000 00000000`00000001 : nt!KiCheckForKernelApcDelivery+0x25
fffff880`02852ac0 fffff960`000d73b0 : 00000000`00000000 fffff960`00308ed0 00000000`00000004 00000000`00000001 : nt! ?? ::FNODOBFM::`string'+0x41084
fffff880`02852af0 fffff960`00065378 : fffffa80`0000007b fffffa80`0000000f fffff880`00000001 ffffffff`80000454 : win32k!RawInputThread+0x9b0
fffff880`02852bc0 fffff960`000e819a : fffffa80`00000002 fffff880`046dcf40 00000000`00000020 00000000`00000000 : win32k!xxxCreateSystemThreads+0x58
fffff880`02852bf0 fffff800`030cdc13 : fffffa80`060fb8b0 00000000`00000004 000007ff`fffd3000 00000000`00000000 : win32k!NtUserCallNoParam+0x36
fffff880`02852c20 000007fe`fd7e1f1a : 00000000`00000000 00000000`00000000 00000000`00000000 00000000`00000000 : nt!KiSystemServiceCopyEnd+0x13
00000000`019cfa88 00000000`00000000 : 00000000`00000000 00000000`00000000 00000000`00000000 00000000`00000000 : 0x000007fe`fd7e1f1a


FOLLOWUP_IP:
win32k!RawInputThread+9b0
fffff960`000d73b0 448b1d39202300 mov r11d,dword ptr [win32k!gnRetryReadInput (fffff960`003093f0)]

SYMBOL_STACK_INDEX: 3
SYMBOL_NAME: win32k!RawInputThread+9b0
FOLLOWUP_NAME: MachineOwner
MODULE_NAME: win32k
IMAGE_NAME: win32k.sys
DEBUG_FLR_IMAGE_TIMESTAMP: 5960f368
IMAGE_VERSION: 6.1.7601.23865
STACK_COMMAND: .cxr 0xfffff88002852040 ; kb
FAILURE_BUCKET_ID: X64_0x3B_win32k!RawInputThread+9b0
BUCKET_ID: X64_0x3B_win32k!RawInputThread+9b0
ANALYSIS_SOURCE: KM
FAILURE_ID_HASH_STRING: km:x64_0x3b_win32k!rawinputthread+9b0
FAILURE_ID_HASH: {606088d1-53bb-c486-87da-0475c66e2179}
Followup: MachineOwner


Será que alguém me pode ajudar?
O PC é este:

i7 860 @4.0GHz
Maximus III Formula
GSkill Trident 2000MHz (2x2Gb)
Sapphire HD5850
Intel SSD 330 120Gb / Seagate 500GB
Corsair HX-650
 

Titantropo

Power Member
Preciso mesmo de saber se devo escolher a "Imagem de Erro Mínima da Memória (256KB)" ou "Imagem de Erro da Memória Kernel", porque isto está a piorar. E já agora, um modo de analisar o disco que eu próprio consiga perceber, porque acho que o mal é do disco.

Já agora, isto ajuda a saber o que causou o BSOD de hoje, já que os dumps não gravam?

Nome do registo:System
Origem: Microsoft-Windows-Kernel-Power
Data: 25-09-2017 23:26:07
ID do evento: 89
Categoria de Tarefa:(86)
Nível: Informações
Palavras-chave:(32)
Utilizador: SYSTEM
Computador:
Descrição:
A zona térmica ACPI ACPI\ThermalZone\TZ00 foi enumerada.
_PSV = 0K
_TC1 = 0
_TC2 = 0
_TSP = 0ms
_AC0 = 353K
_AC1 = 328K
_AC2 = 323K
_AC3 = 318K
_AC4 = 313K
_AC5 = 0K
_AC6 = 0K
_AC7 = 0K
_AC8 = 0K
_AC9 = 0K
_CRT = 378K
_HOT = 0K
_PSL - ver dados de evento.
Evento Xml:
<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">
<System>
<Provider Name="Microsoft-Windows-Kernel-Power" Guid="{331C3B3A-2005-44C2-AC5E-77220C37D6B4}" />
<EventID>89</EventID>
<Version>0</Version>
<Level>4</Level>
<Task>86</Task>
<Opcode>0</Opcode>
<Keywords>0x8000000000000020</Keywords>
<TimeCreated SystemTime="2017-09-25T22:26:07.075052700Z" />
<EventRecordID>119749</EventRecordID>
<Correlation />
<Execution ProcessID="4" ThreadID="72" />
<Channel>System</Channel>
<Computer></Computer>
<Security UserID="S-1-5-18" />
</System>
<EventData>
<Data Name="ThermalZoneDeviceInstanceLength">21</Data>
<Data Name="ThermalZoneDeviceInstance">ACPI\ThermalZone\TZ00</Data>
<Data Name="AffinityCount">1</Data>
<Data Name="_PSV">0</Data>
<Data Name="_TC1">0</Data>
<Data Name="_TC2">0</Data>
<Data Name="_TSP">0</Data>
<Data Name="_AC0">353</Data>
<Data Name="_AC1">328</Data>
<Data Name="_AC2">323</Data>
<Data Name="_AC3">318</Data>
<Data Name="_AC4">313</Data>
<Data Name="_AC5">0</Data>
<Data Name="_AC6">0</Data>
<Data Name="_AC7">0</Data>
<Data Name="_AC8">0</Data>
<Data Name="_AC9">0</Data>
<Data Name="_CRT">378</Data>
<Data Name="_HOT">0</Data>
<ComplexData Name="_PSL">0000000000000000</ComplexData>
</EventData>
</Event>
 
Última edição:
The "ATTEMPTED WRITE TO READONLY MEMORY" BSOD (Blue Screen of Death) error may appear when the computer abruptly shuts down during the initialization process for Windows Operating System. The Blue Screen of Death is really just the popularized name for what is technically called a STOP message or STOP error.

To resolve the ATTEMPTED WRITE TO READONLY MEMORY BSOD error, check the system for over clocking. You can disable all Overclocking or use a lower setting based on the clock frequency specified by the manufacturer of the CPU, GPU, and other installed devices. You can also resolve this issue by employing the Last Known Good Configuration feature that allows you to start the computer by employing the latest settings and configurations that worked.

To check if the error is caused by a faulty drive, run an automatic driver update or manually update the drivers to the latest available versions.

To manually update a driver, follow these steps:

  1. Click Start
  2. Type in devmgmt.msc in the search box
  3. Click devmgmt from results list
  4. Right-click on the driver
  5. To update the driver, select Update Driver Software.
  6. To disable the driver, select Disable.
  7. To uninstall the driver, select Uninstall.
To run an automatic driver update, follow these steps:

  1. Click Start
  2. Go to Devices and Printers
  3. Right-click on your computer
  4. Select Device Installation Settings
  5. Select Yes, do this automatically
  6. Click Save Changes
 
Boas malta.
Tinha o SO num ssd mas comprei um M.2 (SSD Western Digital Black SN750 250GB M.2 NVMe) e quero fazer uma instalação limpa do Windows nele.
Faço boot com a pen do Windows criada no próprio site Microsoft, e começo instalação. Depois de copiar os ficheiros e quando reinicia para continuar a instalação dá o erro: DPC_WATCHDOG_VIOLATION. Tentei por duas vezes e dá blue screen... uma das vezes o erro era diferente mas nao consegui ver qual era. Numa outra tentativa ao selecionar o disco para a instalação deu um aviso tipo: "veja mais informações sobre GPT", qualquer coisa assim.
Será problema da pen? Ou será alguma incompatibilidade na bios?
As specs do pc sao:Ryzen 5 2600x, asus B350 Plus (drivers atualizados 08/22), 16gb ram, 1050ti, 520w bronze seasonic..
Sei que para o m.2 funcionar corretamente nesta board, nao pode ter mais nenhuma ligação na slot sata6/5 e realmente nao tenho.
Nao fiz nenhuma mudança de software/hardware a não ser claro colocar o m.2 na respectiva slot.
Alguma sugestão please? Obrigado pela ajuda
 
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