Problema BSOD kmode exception not handled

Stigmurder

Power Member
Boas pessoal. Ando com um problema na minha configuração nova. Quando estou a jogar dá-me um BSOD kmode exception not handled. Já fiz diagnóstico às memórias, a BIOS está actualizada, pode ser um problema de drivers aparentemente, mas estou a tentar ver o log do erro para pelo menos ver de onde vem esse problema, mas não estou a conseguir. As temperaturas do processador estão muito boas e não me parece ser um problema de hardware sinceramente. Alguém que me possa ajudar por favor?
 
Segui os passos mais simples depois de ter feito os mais "difíceis" xD depois de desabilitar o startup rápido e actualizado o driver que me parecia poder causar esse problema, pelo menos para já e após 2 horas a jogar em live, o problema parece estar resolvido. Espero que ajude alguém que possa ter este problema no futuro. Abraço.

Edit 2: após ter começado a jogar ocorreu um erro num jogo e o mesmo crashou! Fiz uma série de procedimentos que recomendaram e acabei por reiniciar ao que imediatamente seu um BSOD com erro de memory management.
Corri memtest86 e deu uma série de erros numa das runs no test 9, 10 erros para ser preciso.
Isto por ser por causa do XMP? Ou é realmente a RAM com defeito?
 
Última edição:
Vxfz48b
 
Tenho corrido o Memtest86 e no primeiro teste deu-me 12 erros no teste 9 como podem ver na imagem. Desliguei então o XMP e configurei manualmente a velocidade da memoria e testei cada módulo individualmente, cada um passou sem erros. Vou testar então em dual channel .
 
Não percebi bem o que quiseste dizer...lol apenas estou a colocar as possíveis soluções e não me ter ficado com a tua sugestão de ser RAM com defeito....
 
O que quis dizer foi que apresentaste o problema, colocaste os diferentes cenários e apresentaste soluções, fazendo isto tudo sozinho.

Em relação à minha dica... Saiu ao lado, não se pode acertar sempre!!!
 
E eu agradeço imenso a tua sugestão :) foi o que me fez realmente verificar a questão do XMP. Ainda tenho de perceber o que foi que originou o XMP ter entrado em conflito com o profile das memórias. Muito obrigado. Vou colocando aqui os updates para futuramente poder ajudar quem passar por algo semelhante.
 
Bem, os testes passaram todos em dual channel e tive a tarde a jogar um pouco e a fazer os mesmos procedimentos que resultavam em BSOD. Até agora está tudo ok. Vou continuar a testar a máquina de modo a verificar se existe alguma anomalia no hardware. Eventualmente irei activar de novo o XMP e testar para perceber se realmente é algum problema relacionado.
 
Após uma tarde efetivamente estável, à noite resolvi jogar o jogo que me dava esse BSOD. Depois de uma hora, mais ou menos, voltou a acontecer! Por aquilo que andei a ver, pode ser algo relacionado com um serviço do windows chamado ELAN. mas esse serviço está aparentemente associado a um driver do touchpad de um portátil e não me aparece listado, pelo menos que tenha visto, só se em PT-PT tiver outro nome ou abreviatura.

De tudo o que eu vi, pode ser memória com defeito. Mas depois de retirar do XMP e colocar a velocidade da memória manualmente, os erros não aconteceram mais. Pode ser um erro de um driver, mas não há nenhum driver, no gestor de dispositivos, que eu veja que possa estar a funcionar mal ou corrompido.

Pode ser também o sistema operativo com algum problema mas corri o sfc /scannow e outros tipos de testes e não me parecem estar com problemas.

Próximo passo será formatar a máquina e instalar apenas os controladores do site da Asus e não os do Windows Update. Se persistir, testar com outro kit de memórias.

Mais alguém que tenha tido este problema, que me possa por favor dar uma luz?
 
Decidi ir verificar o ficheiro dump que o windows originou depois de ter crashado. Existe uma ferramenta util na microsoft store chamada WinDbg Preview executada sempre em modo administrador que permite carregar esses ficheiros Dump para uma leitura desses erros.

Depois feita a leitura, é possível verificar o codigo de erro sob o nome de BUGCHECK_CODE o que este deu 1e.
Mais em baixo no parâmetro MODULE_NAME o problema em si. Neste caso sob o nome Ndu e o ficheiro Ndu.sys que resumidamente pode ter a haver com o driver de rede ou o próprio antivirus.

Existe uma forma de poder contornar o problema do ndu.sys que consiste em renomear o ficheiro. Está na pasta System32 dentro da pasta drivers.

Irei testar algumas possibilidades e vou colocando aqui as possíveis resoluções.
 
D0ED78D8 - 1101 0000 1110 1101 0111 1000 1101 1000
D0ED70D8 - 1101 0000 1110 1101 0111 0000 1101 1000
D0ED48D8 - 1101 0000 1110 1101 0100 1000 1101 1000
D0ED79D8 - 1101 0000 1110 1101 0111 1001 1101 1000
D0ED7CD8 - 1101 0000 1110 1101 0111 1100 1101 1000
D0EDFCD8 - 1101 0000 1110 1101 1111 1100 1101 1000
D0ED68D8 - 1101 0000 1110 1101 0110 1000 1101 1000


2F128727 - 0010 1111 0001 0010 1000 0111 0010 0111
2F128527 - 0010 1111 0001 0010 1000 0101 0010 0111
2F128327 - 0010 1111 0001 0010 1000 0011 0010 0111

F44A654E - 1111 0100 0100 1010 0110 0101 0100 1110
F44A644E - 1111 0100 0100 1010 0110 0100 0100 1110

Eu apostava num erro na RAM.
 
Se passa no metest quer dizer que tá boa a essas velocidade... Mas se não passar com xmp pode ser considerado defeito pqlorque se compras RAM com aquelas especificações é suposto funcionar.

De qualker forma podes experimentar a voltar a ativar o XMP, mas verifica se o tce não está a 0... Já me aconteceu a RAM andar a dar erros a torto e a direito, porque a bios mesmo com o tce em auto punha akilo a 0... Mudei manualmente para 1 e todos os erros desapareceram..

Da uma vista de olhos,nao va ser o que te esteja a acontecer
 
OK LOL na primeira vez que configurei as memórias, selecionei o XMP 2 sem por acaso ter lido sobre esse profile e li que torna o sistema bastante instável, dai pode ter dado aqueles erros todos. Assim que chegar a casa já coloco o XMP 1 e vou fazer mais uns testes no MemTest. Pode não ter nada a haver, mas, eu sempre que me deu esse BSOD Kmode exception not handled, estava em live stream, utilizando o serviço da Nvidia. Pode ter alguma coisa a haver? E por acaso sempre no mesmo jogo, Dead Space 3...
 
Se a memória tem erros no memtest tem erros e basta! Pode estar a causar problemas visíveis em determinado programa mas não quer dizer que não te esteja a corromper ficheiros de sistema e afins.....apesar de não estares de momento a dar por isso. È muito importante a RAM ter 0 erros!
 
Não consigo ter 100% de certeza que os erros do memtest sejam da RAM, embora seja mesmo muito provável. O problema até pode estar numa cache do CPU e só se manifestar às vezes.
No entanto, tendo em conta que todas as falhas que o memtest apresenta são bit flips dentro dos mesmos dois bytes, acontecem em dois CPUs distintos (0 e 14, que nem devem estar no mesmo core), e tendo em conta que o sistema parece bootar por completo normalmente (ou seja, é muito difícil "exercitar" tanto as caches sem elas nunca manifestarem erros), parece-me ser quase garantido que esteja em algumas "linhas" da RAM.
O passo seguinte seria testar cada módulo de RAM individualmente, mas parece que isso já foi feito e nenhuma das RAMs apresentou qualquer erro no memtest?
 
sim ambos os módulos foram testados individualmente, com xmp desligado e depois em dual channel com e sem xmp activado e não apresentou nenhum problema. Neste momento estou a testar a máquina com módulos novos com XMP ligado, até ver está estável, já fiz uma live inclusive do jogo que estava constante a rebentar e não deu nenhum problema.
 
Em algumas situações, um conjunto de módulos pode não dar erro em programas de teste de memória, mas depois dão erro em alguns jogos.
Isto acontece porque durante um programa de teste de memória, apenas esforça um pouco o CPU e as memórias. Isto aquece pouco a caixa.
Em jogos, o GPU começa a aquecer a caixa. Alguns tipos de memória são mais sensíveis a temperatura e começam a dar erro.
Para verificar se é isto que acontece, basta apontar uma fan ás memórias, enquanto se joga.
 
Back
Topo