Problema BSOD kmode exception not handled

Esqueci-me de dizer que antes de ter mudado as memórias em questão, actualizei o frimware da placa de rede e o driver em si. aquele erro do Ndu.sys também apontava para um possível erro no driver.
 
Esqueci-me de dizer que antes de ter mudado as memórias em questão, actualizei o frimware da placa de rede e o driver em si. aquele erro do Ndu.sys também apontava para um possível erro no driver.

O memtest traz o seu próprio sistema operativo e não depende do que está instalado (e, portanto, dos respectivos drivers). Não conheço memórias com firmware, e não estou a ver o firmware da placa de rede interferir com um teste de memória, portanto os únicos pontos onde me parece ser possível existir algum problema são o CPU (com probabilidade muito reduzida) e a RAM (com probabilidade ... quase certa).
O erro do driver surge provavelmente porque calhou ser esse o driver a ser afectado pelos bit flips da memória.

O autor do seguinte post parece ter um problema idêntico ao teu, e a única diferença que me parece existir entre os vossos casos é mesmo a RAM específica (a tua é uma G Skill e a dele é uma Corsair): https://forums.passmark.com/memtest86/46195-memtest-errors-with-xmp-on-only
No caso dele também apontam para que possa ser uma RAM defeituosa.

Neste tópico dão algumas recomendações relativamente a XMP, em particular a possibilidade de usares uma calculadora e configurares tu os valores; o autor do tópico chegou mesmo a substituir as RAMs e o problema persistia, o que aponta para um comportamento "determinístico" e que depende de "magias" automáticas correrem bem: https://www.reddit.com/r/AMDHelp/comments/cr70pp/bsod_memtest86_errors_when_xmp_enabled/

Ou seja: talvez seja boa ideia reveres essas configurações de XMP (com o qual não tenho qualquer experiência), ou procurares trocar as RAMs. A julgar por este último post, o melhor caminho parece-me ser tentar acertar as configurações, ou desactivar o XMP, uma vez que as RAMs podem de facto não estar danificadas e serem simplesmente incompatíveis de alguma forma com o teu sistema.

Em algumas situações, um conjunto de módulos pode não dar erro em programas de teste de memória, mas depois dão erro em alguns jogos.
Isto acontece porque durante um programa de teste de memória, apenas esforça um pouco o CPU e as memórias. Isto aquece pouco a caixa.
Em jogos, o GPU começa a aquecer a caixa. Alguns tipos de memória são mais sensíveis a temperatura e começam a dar erro.
Para verificar se é isto que acontece, basta apontar uma fan ás memórias, enquanto se joga.
Isso é bem lembrado, e lembra-me um artigo que a Kingston fez sobre server burn-in e como aquece as RAMs a 100°C para as "envelhecer" artificialmente 3 meses e procurar reduzir as early-life failures que chegam ao mercado:
https://media.kingston.com/images/usb/pdf/Server_Burn-in.pdf
Portanto ... sim, a temperatura pode ser um factor bastante relevante!
 
O que quis dizer é que o código de erro do blue screen, quando li o Crash dump file lá especificava um ficheiro. Eu tenho por acaso a caixa bem refrigerada com 6 fans ao todo a levar ar fresco para os componentes e outras a tirar o ar quente da caixa. Agora eu não estou a dizer que as memórias não possam estar danificadas, daí estar a testar com outro kit. Testei diversas possibilidades com as rams em questão e continuo a testar com este novo kit..quero perceber realmente onde está o problema :) se for uma questão de temperaturas facilmente saberei. Amanhã vou testar isso mesmo! Correr um jogo ou assim e verificar essas temperaturas. CPU e GPU estão com temperaturas excelentes por acaso.
 
Back
Topo