BSOD Ocasionais - NTFS.sys

Rexobias

Power Member
Olá a todos.

Antes de começar, quero agradecer desde já a quem ler isto com atenção e tente ajudar.

É assim, o meu Desktop anda a dar-me umas dores de cabeça dos diabos. Os sintomas que tinha com o Windows 7 64 bits eram BSOD ocasionais a aparecerem sem qualquer regra a referir problemas associados ao NTFS.sys, com o erro page_fault_in_nonpaged_area na maioria das vezes.

Algo que era também muito comum acontecer era ter ficheiros corruptos neste computador. Ao fazer o download ou mover/copiar um ficheiro .zip ou .rar a probabilidade deste dar erro a descomprimir era elevado.

Como queria colocar o Windows 8 64 bits nesta máquina, formatei a máquina e voltei a enfrentar imensos problemas. Instalar o SO neste computador a partir de certa altura sempre foi uma enorme dor de cabeça (elevada probabilidade de dar erro no inicio da instalação - quando copia os ficheiros para o disco no caso do XP, e no segundo ponto mais demorado da checklist no caso da instalação do Windows 7 ou 8).

Tendo isto em conta, desconfiei do disco, que embora ser um componente recente (como todo o sistema) poderia ser a causa dos problemas. Tentei instalar o Windows 8 com um outro disco mais antigo, desligando completamente o outro disco, e logo à 1ª consegui instalar tudo.

Depois, pode ser de doidos mas tive as minhas razões, instalei o Windows 7 e mais uma vez fez o processo todo do principio ao fim. Mas, durante a execução do SO senti enormes dificuldades a instalar alguns Updates coisa que nunca tinha sentido em inúmeras máquinas que já me passaram pelas mãos. O computador não crashava nem apareciam BSOD's, mas o processo dos Updates aparentemente ficava parado (dei 1 hora para ter a certeza que tinha bloqueado).

Continuava com problemas e fiquei com a pulga atrás da orelha pois podia não ser do disco que tinha desligado.

Decidi mais uma vez voltar a instalar o Windows 8 e puff outra vez o habitual erro do outro disco ao instalar. Tentei a instalação diversas vezes e não consegui instalar o SO uma única vez.

Penso que com isto posso descartar a possibilidade do problema ser provocado pelo disco, certo?!

Virei-me então para a RAM. Tenho 4 DIMMs de RAM de 2GB cada. Saquei a ISO do Memtest86 4.0a, e decidi ir testando RAM a RAM em cada um dos Slots. Devido à minha Board só posso testar as DIMMs em modo isolado em 2 slots (melhor, ainda demoro menos tempo a detectar a RAM com possíveis problemas).

As 2 primeiras não deram qualquer erro em cada um dos Slots. A 3ª no 1º teste no 1º slot bloqueou-me o Memtest86. A barra de progresso parou perto do fim (80%), mas continuava a ter sinal de vida através de uma _ a piscar.

Reiniciei o PC e repeti o teste desta DIMM no mesmo slot, e o teste voltou a parar, desta vez mais cedo, mas com a diferença de ter aparecido uma listagem enorme de erros (linhas a vermelho). Pensei que tivesse detectado o problema ... mas como o teste tinha voltado a bloquear voltei a reiniciar o teste. Desta vez fez os 100% mas sem qualquer erro.

Mudei a RAM para o outro slot, testei e mais uma vez fez tudo sem qualquer erro encontrado. Teste a última DIMM e correu bem nos dois testes que fiz (um em cada slot, como tinha feito com as 2 primeiras DIMMs).

O que acham disto tudo? Que conclusões posso retirar? Eu desconfio que o problema seja da 3ª DIMM, mas ela acabou por passar sem erros no Memtest (no 1º slot à 3ª tentativa e no 2º à 1ª).

Obrigado pela atenção, e peço desculpas por alguma coisa que tenha ficado menos clara.

Cumprimentos.
 
Última edição:
Pode ser a motherbard a dar problemas. Já tentaste actualizar a Bios?

Há uns anos atrás tive um problema parecido, erros de memória e de HDD, BSODs, mas não era problema nem de HDD nem das memórias, mas sim da motherboard.
 
Indo por partes, o PC é o seguinte:

- Core i5
- ASUS P7P55D-E
- RAM 8Gb GSkill Ripjaws CL9

Penso que por aqui não se vai lá infelizmente, mas aqui ficam as informações.

Já agora lembrei-me de algo que me aconteceu faz algum tempo. Andava a ter ocasionalmente alguns problemas com a minha placa de som, uma Creative Sound Blaster Audigy 2 ZS. O que acontecia é que ela de vez em quando não era detectada, mas depois de mexer-lhe um pouco (desencaixar e encaixar por exemplo) já a voltava a ver.

No outro dia aconteceu que ela não era detectada de maneira nenhuma, então mudei-a de slot PCI, o outro que tinha, e resolveu o problema. Pensando bem, e tendo isto em conta estou imensamente desconfiado da Board, pois todos estes componentes que considerei estarem com problemas seria muito azar ... a única coisa que é comum a todos eles é a Motherboard.

Infelizmente não tenho nenhuma outra board de capacidades semelhantes para poder retirar quaisquer dúvidas, mas reflectindo calmamente parece-me ser a resposta mais lógica para todos estes problemas ...

Já agora, a BIOS encontra-se devidamente actualizada (actualizei ontem) e não mudou nada.

Muito obrigado pela vossa participação ;)
 
Última edição:
Back
Topo