Problema BSOD randoms

Playmo

Power Member
Boa tarde a todos,

Estou a desesperar e acho que só vocês é que me conseguem ajudar.

Há 1 ano e meio criei o meu pc às peças e montei-o numa loja no Porto. Desde a primeira semana que tenho bsod, devido a isso mandei para a loja na qual fizeram vários stress tests e não obtiveram nenhum problema. Voltou para casa e no mesmo dia aconteceu o mesmo, passado umas semanas voltei a ir lá e nada outra vez... Às vezes mais regularmente outras vezes menos, esses bsod nunca desapareceram.
Entretanto dei upgrade no qual mudei CPU, Mobo e cooler, mas os mesmos problemas se mantiveram.
Decidi ir a outra loja no Porto para me tentarem solucionar o problema. Mandei para lá e voltaram a fazer stress tests e nada. Aconteceu a mesma coisa e voltei a mandar para lá, mostrei os erros que me apareciam e que poderia ser das rams. Fizeram memtest e jogaram no pc várias horas e nada outra vez.

O que me acontece é que quase todos os dias tenho bsod, às vezes ao ligar, outras ao desligar, outras a jogar, outras a iniciar um jogo e a mudar a janela do discord de um monitor para o outro. Já não sei o que fazer a não ser mudar tudo do pc. Acho super estranho não lhes acontecer, mas é como digo, há dias que também não me acontece mas é uma coisa muito regular.

Já instalei e instalaram-me o windows várias vezes, dei update a todas as drivers e continua tudo igual.

Se me pudessem ajudar agradecia imenso porque sou jogador profissional e o facto disto me acontecer constantemente prejudica o meu trabalho.

Specs:
CPU- Ryzen 5800x
GPU- Gigabyte RTX 2070 SUPER™ GAMING OC 8G
Motherboard- MSI MPG B550 Gaming plus
Cooler CPU- Nzxt kraken x63
Ram- 2x8gb Corsair Vengence LPX CL16 3200hz
Fonte- Gigabyte PB650B 650W ATX 80 Plus Bronze
HDD- Seagate barracuda 1tb 7200rpm 64mb sata III
Nvmi- Não tenho a certeza qual é o modelo e a marca.
Caixa- ATX Nox Hummer
 
Última edição:
Faz todo o sentido ser isso. Quem te disse isso pouco ou nada percebe. Aliás, depois de tudo que li tenho bastante de certeza que é a fonte.

Uma UPS é uma Uninterruptible power supply, como se fosse uma bateria para o Computador quando a luz falha.
 
Faz todo o sentido ser isso. Quem te disse isso pouco ou nada percebe. Aliás, depois de tudo que li tenho bastante de certeza que é a fonte.

Uma UPS é uma Uninterruptible power supply, como se fosse uma bateria para o Computador quando a luz falha.
Eu já tinha ouvido um caso em que o problema dos bsod era a fonte e quando me disseram que não podia ser eu achei estranho. Muito obrigado pela ajuda, vou testar isso e ver como corre!
 
Faz todo o sentido ser isso. Quem te disse isso pouco ou nada percebe. Aliás, depois de tudo que li tenho bastante de certeza que é a fonte.

Uma UPS é uma Uninterruptible power supply, como se fosse uma bateria para o Computador quando a luz falha.
Consegues-me recomendar alguma fonte que seja boa para o meu setup? Acho que 150 deve chegar para uma, não?
 
GX Focus da Seasonic ou as RMX da corsair.
Entre 650W e 750W é mais que adequado para o teu sistema e ficam bem dentro desse orçamento.
 
De qualquer maneira essa fonte que tens presentemente é muito fraca, é um upgrade que já devias ter feito para alimentar esse 5800x e 2070S em condições.

Boa sorte.
 
A fonte é fraca mas felizmente não pertence à categoria das explosivas. A gama problemática da Gigabyte são as P-GM. Essa que tens é fonte de entrada e deveria aguentar esse sistema, mesmo não sendo algo que eu recomendaria para esse hardware.

Visto que não acontece nada nas lojas de computadores para onde enviaste, suponho que o problema esteja mesmo em tua casa. Uma fonte superior pode filtrar melhor o ruido da tua instalação elétrica, mas podes continuar a ter os mesmos problemas. Tens filtros que podes colocar na tomada ou alternativamente podes fazer o que foi sugerido e investir numa UPS.
 
A fonte é fraca mas felizmente não pertence à categoria das explosivas. A gama problemática da Gigabyte são as P-GM. Essa que tens é fonte de entrada e deveria aguentar esse sistema, mesmo não sendo algo que eu recomendaria para esse hardware.

Visto que não acontece nada nas lojas de computadores para onde enviaste, suponho que o problema esteja mesmo em tua casa. Uma fonte superior pode filtrar melhor o ruido da tua instalação elétrica, mas podes continuar a ter os mesmos problemas. Tens filtros que podes colocar na tomada ou alternativamente podes fazer o que foi sugerido e investir numa UPS.
Obrigado pela ajuda! Em relação ao problema, eu também tenho portáteis em casa, inclusive utilização a mesma tripla que o desktop e nada acontece com eles, daí o problema ser da instalação elétrica ser menos provável, não?
 
O portatil está menos susceptivel a ruido elétrico. Mas se não tens problema em mais lado nenhum experimenta trocar essa fonte, isso é de baixa qualidade e é, não perdes, só ganhas.
 
Coloquei uma Fonte Modular Seasonic Focus GX-750W 80+ Gold, chega para o meu sistema certo? Senão mando trocar por uma com mais watts.
O portatil está menos susceptivel a ruido elétrico. Mas se não tens problema em mais lado nenhum experimenta trocar essa fonte, isso é de baixa qualidade e é, não perdes, só ganhas.
De qualquer maneira essa fonte que tens presentemente é muito fraca, é um upgrade que já devias ter feito para alimentar esse 5800x e 2070S em condições.

Boa sorte.
 
Outra possibilidade é ser a RAM. Mas também é fácil despistar, se dá bsod tão frequentes um teste deve apanhar isso rapidamente.
Podem ter testado na loja. Mas pelo que já vi a maioria da malta que trabalha nessas lojas nem sabe testar as coisas em condições.
 
Outra possibilidade é ser a RAM. Mas também é fácil despistar, se dá bsod tão frequentes um teste deve apanhar isso rapidamente.
Podem ter testado na loja. Mas pelo que já vi a maioria da malta que trabalha nessas lojas nem sabe testar as coisas em condições.
Pois... Eles dizem que fizeram o memtest, mas se foi bem feito não sei... Só vou conseguir experimentar amanhã o PC. Vamos lá ver se está resolvido com a mudanca de fonte. Se não estiver mudo rams. Vai ter que ser tentetiva erro. Obrigado
 
Pois... Eles dizem que fizeram o memtest, mas se foi bem feito não sei... Só vou conseguir experimentar amanhã o PC. Vamos lá ver se está resolvido com a mudanca de fonte. Se não estiver mudo rams. Vai ter que ser tentetiva erro. Obrigado

Usa hci memtest / testmem5. O memtest mete muito pouco load na ram/imc e nem o windows tem a correr...
O testmem5 é capaz de ser o melhor para testes rápidos, com o perfil extreme1. Tens aqui o link
Eu acho que isso é mais ram que fonte mas pronto.
A fonte que tinhas também não era grande coisa, ficas muito melhor servido com a que compraste
 
Última edição:
memtest é um teste que não serve para muito. Usa hci memtest / testmem5. Eu acho que isso é mais ram que fonte mas pronto.

A fonte que tinhas também não era grande coisa, ficas muito melhor servido com a que compraste
Vou fazer isso! É só meter a correr e esperar ou tenho que fazer algo de especial?
Pois, foi boa compra de qualquer das maneiras. Se não for a fonte, já fico com uma para o meu segundo PC e experimento mudar a RAM.
Eles disseram que fizeram frumark, prime95 e memtest
 
Back
Topo