BSODs - ultimate help

PanterA

Power Member
Boas,

Não costumo pedir ajuda nestes casos, mas já esgotei todo o meu stock de conhecimento em relação ao problema.
Basicamente tenho um PC aqui em casa que há meses farta-se de dar bsods. Não é sempre, tanto pode dar 1 ou 2 por semana, como depois pode estar 2 meses a funcionar normalmente por isso é que deixei andar mas agora voltaram a atacar com bastante regularidade e queria ver se resolvia isto uma vez por todas.

Para ser mais fácil vou resumir aquilo que já fiz durante estes tempos:

- Como uns dos bsods (foram vários mas agora tem dado mais este) aponta para algo haver com o armazenamento fiz testes aos 2 discos e um deles (HDD) apresentou defeitos e tirei-o de lá. O SSD continua saudável e nada a apontar;

- Reset e actualização á Bios;

- Googlei bastante desde ser problema de pagefiles, gestão de energia, fast startup, etc etc etc;

- Formatei o PC e instalei tudo como deve ser para ter a certeza que não era Windows marado;

- Memtest ás rams e zero erros;

- Agora as temperaturas parecem estar estupidamente altas, mas não sei se são os sensores da board avariados ou se efectivamente estão naquele descalabro. 1/2
Porque antes, a menos que esteja esquecido não me lembro de as ver assim tão problemáticas;

Algo me diz que poderá ser a board que estará para morrer, mas sinceramente não tenho como ter certezas. Quando é trocar umas rams ou gráficas ainda é possível, agora board não tenho mesmo como fazer. A do meu pc é skt 1151 e a desse é 1150.

Que acham, poderá ser mesmo a board a causar todos aqueles bsods?
 
Última edição:
Boas,
essas temperaturas estão efectivamente altas, experimenta primero ver com outro programa, por exemplo real temp, e ver se te dá as mesmas temperaturas. Que caixa tens? O pc está limpo?
 
Dá as mesmas temperaturas. Aqui a questão é que o PC vai abaixo também em idle sem estar a fazer nada com ele, por isso as temperaturas altas pode ser um mais um problema, mas não aquele que tem dado os bsods aparentemente. E sim, a caixa tem o airflow todo no sitio e está minimamente limpa. Não é um bocado de pó que iria meter aquilo com temps a 100º.

Sinceramente não consigo perceber de onde vem isto tudo, e se não é mesmo a board lixada não consigo imaginar o que seja.
 
Nope. E neste momento estar a falar se é ou não a board é hipotético, porque não a consigo trocar ou ver se é mesmo dela e sem isso nunca vou ter certezas.
Estou mãos amarradas neste caso (se for board claro).
 
Não está na garantia. Mas é minimamente recente: B85M-E.
Já tive ver se os condensadores estavam inchados ou defeituosos mas não me parecerem.
 
Quando uma vez andei com bsods a única maneira que tive de saber o que era foi através do dump file, que é um ficheiro que o sistema cria assim que o bsod acontece. Tens de sacar um programa que lê esse ficheiro e depois estudar o relatório. É a única sugestão que tenho.
 
Já tinha tentado ver, mas por alguma razão o meu Windows não os está a criar. Ainda andei a ver se os conseguia meter mas sem efeito. Quando dá os bsods simplesmente o Windows não faz nada.

Detesto estar nestas situações que simplesmente não tenho a pequena ideia do que fazer.
 
Depois ver isto com mais calma e ter feito mais alguns diagnósticos vou mesmo arriscar que isto seja board lixada. Já ando a ver no ebay algumas em 2º mão, mas é um risco elevado. Visto que novas parece que este skt já está em modo vintage tendo em conta os valores que pedem por elas.
 
Não aparecem porque já não se vendem boards com esse skt, e as que vendem estão estupidamente caras. E também não queria dar 40/50/60€ por algo que não sei se vem a 100% (se for em 2º mão) e pior ainda se o problema é mesmo dela. Ou seja, para ter a certeza tinha que comprar board, CPU e RAM. E este CPU (I4 4430) ainda é bastante porreiro para o meter de lado, como as RAMS que ainda estão para curvas.
 
Back
Topo