Btx reviews

Nemesis11

Power Member
Today, as Intel releases information on the BTX form factor with special evaluation kits, case manufacturers can begin designing cases to compliment Intel's motherboards, but does the industry want to follow? Passions are running high against BTX; the thought of the big chip maker forcing yet another design change upon the industry has several people extremely upset. We received a press kit from Intel with a microBTX motherboard and AOpen's newest desktop BTX case.

btxmobo_small.jpg


therminstalled_small.jpg


overlay_aopen2_small.jpg


5464.png


Comparação MicroAtx vs MicroBtx:
tawada_6.jpg


Boards Msi, Asus, Intel e Gigabyte:
btx_mobos.jpg


Conector PciEx 1x externo(?):
tawada_9.jpg


Today we saw a microBTX board and an innovative AOpen case with all the BTX trimmings, but what did Intel plan in the long run for BTX? Obviously, today is an NDA launch so don't expect BTX motherboards and cases to start filling the shelves at Fry's tommorow. Furthermore, don't expect ATX to suddenly disappear while BTX becomes the new overnight standard stranding us ATXers in an upgrade dead end.

According to Intel roadmaps, Intel's desktop motherboard business prospects ATX and BTX boards for H1'05. Glenwood, Intel's Alderwood (925X/E) successor, will feature Intel motherboards designed on ATX, BTX, uATX and uBTX! Keep in mind, this is Intel's motherboard lineup, and traditionally Tier I motherboard manufacturers follow suit very closely, but that doesn't have to be the case. Looking further down the roadmap, we see only ATX/uATX motherboards for the lower performance Lakeport-P chipset, with one uBTX motherboard similar to the one we saw today. Lakeport-G chipsets are not completely planned yet, but the roadmap shows one ATX, one uATX, one uBTX and one pBTX (pico BTX) board on the horizon. You may recall from our Computex 2004 show coverage that the majority of BTX motherboards on display were actually picoBTX motherboards. Given that picoBTX boards are smaller than microATX boards, we would not be too surprised if pBTX builds its own niche very quickly.

However, one thing we haven't touched on with BTX concerns Intel's new "East Fork" push. Anand's vacation work trip to Taipei a few weeks ago reveiled plans from all the major motherboard manufacturers to release Pentium M compatible motherboards to offset some of their Pentium 4 desktop motherboard sales. If Pentium M becomes a large player for midrange desktop computing, motherboard manufacturers will probably have to decide for themselves where ATX and BTX stand with regard to their new platform design. Small form factor would be an excellent position for Pentium M to penetrate, and if pBTX picks up then perhaps the form factor race could get very interesting very quickly.

Let us also not forget AMD needs to jump onto the BTX bandwagon in order for case and power supply manufacturers to migrate to the new standard. Power supply manufacturers have it slightly easier; virtually every 24 pin server ATX or BTX capable power supply comes with a 20 pin step down converter. For this corner we can effectively proclaim BTX power supplies backwards compatible with ATX and BTX motherboards.

Case manufacturers have things a little more difficult. Obviously, without AMD's support BTX will not become a universal standard and the burden to manufacturer two different form factors rests on the shoulders of case manufacturers. For larger case manufacturers like AOpen that do a lot of OEM work anyway, this will not be a huge deal. However, don't be surprised if smaller case companies start trending more towards ATX or BTX in a similar manner to small motherboard manufacturers that tend to focus mostly on Intel or AMD motherboards.

http://www.anandtech.com/printarticle.aspx?i=2276
http://world.altavista.com/babelfis...tch.impress.co.jp/docs/2004/1115/tawada36.htm
 
Última edição:
Não é por nada mas a caica de refrencia parecia mais confusa que a minha.....

Vamos lá ver no que vai dar, daqui a pouco mais algo para a lista de compras para quem kiser mudar de cpu (lá vai que ter de ser gráfica, board e caixa).

As nossas caixas home-made, lá vão ter que vazer mais uma......será que a AMD vai seguir o caminho??????'
 
Se é melhor que se troque.

Se leva ao alcance de melhores temperaturas, de menos barulho e criam si raizes para motherboards mais perfomantes.. siga p bingo.

A questão é... isto devia ser muito rápido. A co-existência de 2 factores só traz chatices e indecisões a nivel de upgrade.

Não sei até que ponto isto não é também tudo uma questão de marketing, por parte de intel..e se não será ela a parte mais interessada no meio disto tudo.

Imaginem agora que a Amd decide criar também um novo form p as boards de seus cpu´s .. o ZTX.. que seria de nós? E dos fabricantes do mais diverso material.

Apenas digo.. se vier por bem, que venha. mas que venha rápido, a bons preços e para todos.
 
Li por alto a review do anand e estou muito ceptico quanto a este formato.
Mas tenho que ver melhor. Para já não fiquei nada impressionado com as temps.
 
E já andam a bater nesta tecla à uns tempos, parece que a cantiga da Intel está-se a revelar menos convincente do que o desejado.

Mas enfim, vai ser o standard, portanto é mudar e andar prá frente.
 
Embora o ATX já esteja velhinho e a necessitar de algumas ratificações a verdades é k este novo BTX, para alem de trazer pouco de Novo serve é para solucionar os problemas da INTEL e não os dos consumidores.

1º Já k e 1 novo formato porque não 1 legacy free.
2º Só e necessário para o PrescHOT
3º Tanto cuidado com o arrefecimento do northbridge de nada serve a AMD, agora a INTEL ker é impingir mais gráficas on-bord como hoje se faz com as placas de som, é só uma kestão de tempo.
4º Vai tirar muito liberdade aos fabricantes de bords, já k agora tudo tem o seu sítio especifico, limitando o design das bords.
5º N da pra por ventoinha em cima a traz, que é onde se acumula o ar quente.
6º Ar quente a sair em caixas à altura da cara pode n ser muito agradavel.

Mas nem tudo é mau, simplesmente n pago nem mais 1 cêntimo por uma caixa/bord BTX. :fart:
 
E eu que vinha cá para colocar esta pérola:)

Era isto que eu estava à espera de ver. O pico-btx. O tamanho do barebone é interessante.
Agora é esperar para ver uma coisinha destas com um Pentium M.
Isso vai ser excelente.
 
Zar0n disse:
Embora o ATX já esteja velhinho e a necessitar de algumas ratificações a verdades é k este novo BTX, para alem de trazer pouco de Novo serve é para solucionar os problemas da INTEL e não os dos consumidores.

1º Já k e 1 novo formato porque não 1 legacy free.
2º Só e necessário para o PrescHOT
3º Tanto cuidado com o arrefecimento do northbridge de nada serve a AMD, agora a INTEL ker é impingir mais gráficas on-bord como hoje se faz com as placas de som, é só uma kestão de tempo.
4º Vai tirar muito liberdade aos fabricantes de bords, já k agora tudo tem o seu sítio especifico, limitando o design das bords.
5º N da pra por ventoinha em cima a traz, que é onde se acumula o ar quente.
6º Ar quente a sair em caixas à altura da cara pode n ser muito agradavel.

Mas nem tudo é mau, simplesmente n pago nem mais 1 cêntimo por uma caixa/bord BTX. :fart:
Viva os velhos do Restelo.
Espero nunca te "ver" nem a dizer bem de uma caixa BTX, nem de uma board BTX , nem de qualquer hardware ou "peça" BTX e como é óbvio é de esperar que mantenhas coerência nas afirmações e não adquiras nem uses nenhum dos produtos supracitados.


Nemesis, essa caixa é simplesmente fenomenal. :)
 
Pelas estas duas caixas, este sistema pode ser bom para sistemas de sala, como a intel tb está kerer fazer, é bom, pois está tudo no seu lugar, e as caixas são pequenas e arrumadinhas tendo bom arrefecimento, mas desktop dito normal, não traz nada de novo sendo ainda mais confuso para os frabricantes e afins......bom, mais um produto made by intel que vamos ver onde vai acabar....
 
Mephisto disse:
Viva os velhos do Restelo.
Espero nunca te "ver" nem a dizer bem de uma caixa BTX, nem de uma board BTX , nem de qualquer hardware ou "peça" BTX e como é óbvio é de esperar que mantenhas coerência nas afirmações e não adquiras nem uses nenhum dos produtos supracitados.

Este reply deu vontade de rir.

Mephisto disse:
]Viva os velhos do Restelo.
Zar0n disse:
ATX já esteja velhinho e a necessitar de algumas ratificações

Pelo contrario, axo k o ATX tem vários problemas k já deviam ter sido solucionados, e em relação ao passado, axo k já podiam ter deixado mais coisas para traz, legacy free.

Mephisto disse:
Espero nunca te "ver" nem a dizer bem de uma caixa BTX, nem de uma board BTX
Zar0n disse:
Mas nem tudo é mau, simplesmente n pago nem mais 1 cêntimo por uma caixa/bord BTX

Eventualmente, se se tornar standard irei trocar para BTX, simplesmente como disse n vou pagar mais por isso pk n me traz benéficos significativos.

Aqueles simplesmente são os pontos k eu n gosto do BTX alguns fruto da politica da INTEL.
N és obrigado a concordar, mas eu tb pk n gosto de tudo o k o BTX traz n faz de mim 1 velho do Restelo, e n sou o único por isso...

Sabes eu n compro caixas por serem bonitas. :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
 
parece me q o btx nao vai trazer grandes avanços na performance... vai ser mais uma questao de se conseguir manter ou baixar um bocadinho as temps so com uma ventoinha, conseguindo um sistema mais silencioso. so isso (acho eu)

se for assim nao me faz diferença. se muitos pensarem como eu, o btx chega e volta para donde veio, muito simplesmente
 
bem, voltamos a falar sobre um assunto ao qual eu sou muito critico. (o Raptor, grande defensor na altura, ainda não postou? :P )

o simples facto de se ter começado a falar (e a engendrar) o BTX quando o PrescHot começou a aquecer que nem um doido, não me deixa a mais pequena duvida quanto a finalidade deste novo formato.

pá, desculpem lá mas, der por onde der, a evolução futura do hardware não está dependente das limitações do ATX, ou só vai estar se não houver interesse em melhorar alguns dos problemas que existem, naturalmente.
nomeadamente a posição da placa gráfica e do NB.

agora se a questão central se prende com o aquecimento... a minha teoria volta a fazer sentido.
porque eu não tenho problemas de aquecimento na minha caixa (e só tenho uma out 120mm e uma in de 80mm... então com wc deixaria mesmo de ter qualquer problema)... será por não ter um Preschot?
 
A questão que vejo é que este formato não foi pensado para as boards com SLI.
As boards ficam com cabos por todo o lado.

As boards ATX são melhoraveis, agora não me parece que desta forma.
Pessoalmente vejo com bons olhos é que as caixas viessem todas com uma fan de 120mm na lateral. Acho que isso ajudava mais do que este formato.
 
Back
Topo