1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Bug em Driver ACPI Microsoft causa drenagem de energia em portáteis se existir USB 20

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Sumerset, 28 de Janeiro de 2006. (Respostas: 26; Visualizações: 3267)

  1. Sumerset

    Sumerset Power Member

    TG Daily and Tom's Hardware Guide have been in communication with Intel representatives throughout this week about our findings described in this article. Late Friday, Microsoft acknowledged to TG Daily - via the hands of Intel - that they believe the problem our engineers observed to have been caused by a misbehaving driver included in Windows XP SP2 - specifically, the Advanced Configuration and Power Interface (ACPI) driver, which is part of the operating system's power management scheme for USB 2.0.

    The delicate issue about this bug, provided to Microsoft partners under confidentiality guidelines as Knowledge Base article KB899179, is the fact that it has been known to be a "problem" at least since 12 July 2005. It is unclear at this time why Microsoft has not issued a patch or an advisory the public to fix or explain this bug. So far, Microsoft has not responded to our inquiries and we are still waiting for a comment on this power drain issue.



    Noticia original http://www.tgdaily.com/2006/01/28/toms_hardware_uncovers_power_drain_issue/
     
  2. ajax

    ajax Banido

    Nota: este problema apenas surge se o CPU for um Yonah dual core. Agora percebe-se porque é que ainda não há portáteis Duo Core de "Facto" à venda com windows XP. Parece que Duo Core só na Apple e tb não é para já. Os primeiros portáteis "comprados" só chegam às mãos das pessoas lá para meados do próximo mês. Agora dá para "perceber" pq é que ainda não foram divulgadas oficialmente as autonomias destes novos portáteis.
     
  3. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Logo Logo sai um "HotFix" e siga...
     
  4. Sumerset

    Sumerset Power Member


    O problema não surge apenas num CPU Yonah Dual core. Nota-se mais num CPU dual core Yonah até agora pois foram os unicos a sairem no mercado para portáteis a ver vamos os da AMD.

    No entanto também se nota nos Single core Dothan e Sempron no entanto com clara diminuição do efeito.

    O problema parece que é devido a um driver no ACPI incluido no SP2 e devido à nova arquitectura de deepsleep totalmente dependente do ACPI que com esta falha torna o cpu incapaz de entrar em tal modo.

    Eu bem tinha razões para não instalar o SP2...
     
  5. Sumerset

    Sumerset Power Member


    Para quem não leu a noticia, a falha é conhecida pela Micro$oft desde 12 Julho 2005 e em vez de tentarem lançar um fix para a falha criaram acordos sigilosos com todas as marcas do mercado para não se saber de tal falha.

    Esta notícia só veio à baila porque o site do Tom tentou saber a autonomia dos portáteis dual core e encontrou esta linda falha e após dialogos com a Intel e Micro$oft o acordo sigiloso entre as 2 foi quebrado e a Micro$oft contou o que se passava ao site do Tom...
     
  6. blastarr

    blastarr Power Member

    Então se foi a MS a contar, e como o Windows XP SP2 já saíu em Agosto de 2004, somando o atraso dos Macbook para Fevereiro... não será culpa da INTEL ??
     
  7. Sumerset

    Sumerset Power Member


    Sabes ler?

    Qual foi a parte de "em vez de tentarem lançar um fix para a falha criaram acordos sigilosos com todas as marcas do mercado para não se saber de tal falha" que não percebeste?

    Ainda por cima toda a gente que veio para aqui fazer posts à toa não se deu ao trabalho de ler as 5 paginas de noticias... Claro que são 5 paginas mas são 5 paginas de algo importante e de algo que mostra como as coisas funcionam no mundo.
    Muita gente pensa que as falhas assim que descobertas têm imediatamente uma equipa a tratar delas. Pois não é assim já se tinha mostrado isso aquando do programador inglês que tinha resolvido uma falha pela Microsoft e que a mesma tinha conhecimento dela à mais de 1 ano e que não mostrava intenções de a reparar. Esta é outra grave que tem a ver com a gestão de energia de portáteis em que eles não são não quiseram reparar mas como se deram ao trabalho de a esconder do publico!!

    O problema não se encontra só em CPUs Intel mas sim em TODOS os PORTÁTEIS que tenham o sistema operativo Windows XP com SP2 instalado quer seja Intel, AMD, Transmeta. Se confiar nos drivers ACPI do windows para fazer a gestão de energia (que é algo que 99% das ccompanhias fazem) então vai ter este problema!
     
  8. blastarr

    blastarr Power Member

    Sim, eu li, e como é que se ía resolver o problema, sem que o hardware estivesse cá fora ?
    É que o problema é mesmo do hardware, senão como é que explicas a disparidade dos nºs do chipset Sonoma (Dothan) e Napa (Core Duo) ?

    Hardware problem, plain and simple...
    Não é a primeira vez que existem bugs nos chipsets, nem será a última.


    Mesmo que o bug da MS fosse culpa deles, como é que íam repará-lo se o hardware da Intel aínda só agora é que está a ser lançado ?
    ìam criar um patch de software para protótipos do hardware final, é isso ?
     
  9. Sumerset

    Sumerset Power Member

    Não sei se reparaste mas o Sonoma perdeu energia!!! Tal como o Sempron e tudo na mesma porpoção... Deve ser por usarem o mesmo HARDWARE!! ******

    Para mim era muito mais simples eles resolverem essa questão pegavam já num live CD de Linux e viam se existia o mesmo problema... As implementações do ACPI são diferentes em Linux o ACPI é conhecido por funcionar bem!

    Já agora o hardware que realmente tem problemas com ACPI é o Hardware da ASUS como por exemplo portáteis e boards. As bios deles não suportam totalmente ACPI.
     
  10. blastarr

    blastarr Power Member

    Tudo o que é USB tira energia, cada porta USB fornece até um máximo de 500 miliamperes.
     
  11. Sumerset

    Sumerset Power Member


    Já que foste tão esperto e disseste que leste, o teste foi feito com um disco que tinha alimentação externa!! Pois hummm estranho não???
     
  12. blastarr

    blastarr Power Member

    Isso não interessa, puxa sempre energia.
    Não te esqueças que o host USB é que faz todo o processamento da stream de dados, neste caso, a Northbridge e a CPU.

    No Firewire isso não acontece com tanta frequência porque os controladores não sobrecarregam a CPU...
     
  13. Sumerset

    Sumerset Power Member

    Vais-me dizer que a Northbridge e o CPU que estava a 2~3% (que é algo perfeitamente normal para idle) em todos os casos é que gastaram aqueles minutos responsaveis pela diferença no sonoma e no sempron. Por favor...

    Sem duvida que uma distro de linux esclarecia as coisas. Tal como um portátil Macbook Pro.
     
  14. blastarr

    blastarr Power Member

    ??
    Ok, fica na tua....
     
  15. Sumerset

    Sumerset Power Member


    Na minha?? Eu cá diria que tás a ser um "pouco" anti-Intel quando desta vez eles não têm culpa do que se passa.

    Já agora para quem quer saber ou comprar existem modelos Dual Core à venda na Fnac da Sony e em lojas de Informatica modelos da Asus também.
     
  16. JPCarvalhinho

    JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

    é que se continuares a ler o artigo chegas a esta parte:

    While Microsoft's Knowledge Base article is conclusive and states that the current ACPI driver is a "known problem," we are still scratching our heads why only our Core Duo/945-based platform provoked the error and not the Sonoma or the AMD/ATI Radeon platforms.

    o que indicia que as percas de potencia que evidenciaste acima são consideradas normais pela utilização de um dispositivo USB, já que as perdas são identicas em sonomas e AMDs... e um terço das perdas do core duo... isto quer dizer alguma coisa na certa... o problema encontra-se ao nível do core duo ponto!!!
     
  17. Sumerset

    Sumerset Power Member

    Aqui está mais uma conclusão de um outro site conhecido para os incredulos e pouco cultos do mundo da electronica lerem e aprenderem, visto que do outro pouco leram (não deviam saber) e de aprender nem não vamos referir...

    http://www.anandtech.com/mobile/showdoc.aspx?i=2693


    Quanto à solução para o problema, do driver USB 2.0 que a Micro$oft teimou desde o ano passado em considerar algo pouco importante e que os velhos do restelo e fanaticos por marcas desta zona de tecnologia também despresaram, existe uma solução provisória enquanto a final não aparece e que foi colocada no Slashdot por uma ALMA CARIDOSA.

    http://it.slashdot.org/comments.pl?sid=175466&cid=14588517
     
  18. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    fdz, isso é mal então:rolleyes:

    Espeto windows XP sem SP2 + linux quando tiver um portátil e pronto

    Agora espetar o meu disco 2,5" USB 2.0 e ver a bateria a voar é que não:rolleyes:
     
  19. Zar0n

    Zar0n Power Member

    Eu axo k ha problema com o hardware, tipo nem adianta desactivares no windows a drive usb, basta tar ligada e xapeu.

    A microsoft provavelmente recebeu algum para se calar sobre o assunto até a INTEL fazer uma nova revisão do CPU, mas agr como isto veio a baila anda a trabalhar num hack para a situação.
     
  20. Sumerset

    Sumerset Power Member


    Insistes em falar disso.... Lê... sabes ler não? Isto tá em sitios diferentes...

    "Windows XP SP2 installs a USB 2.0 driver that initializes any connected USB device. However, the USB 2.0 driver leaves the asynchronous scheduler component continuously running. This problem causes continuous instances of memory access that prevent the computer from entering the deeper Advanced Configuration and Power Interface (ACPI) processor idle sleep states."

    Não é apenas 1 site a dizer o mesmo... abram os olhos sim? Deixem de ser tão puxados pelas marcas... O site do Tom até fez o teste com um portátil com Sempron para tirar teimas e mostra que tem de facto o mesmo problema.

    Não insistam na mesma tecla!! Não façam as actualizações de windows nem aquele tweak de registry por agora que não é preciso!!!
     

Partilhar esta Página