Build Retro Windows 98SE Gaming

Muzava

Power Member
Apesar do fórum não ter nada dedicado a Retro Computer, decidi fazer um post do meu projeto continuo da Build Retro para Windows 98SE Gaming.

Em 2019 tive um ataque de nostalgia e decidi agarrar no meu primeiro computador, mas a torre estava muito danificada por estar guardada a muito tempo.

Especificações do meu primeiro:
DFI P2BXL Rev B1
Pentium II 350/512/100
S3 Trio 3D 4MB (Mais tarde uma Nvidia Geforce FX 5200 128 MB)
160 MB SDRAM PC100 (32 MB + 128 MB)
HDD 4GB

De seguida comecei a caça de material para montar um bom computador para jogar os jogos da minha infância e adolescência (parte).

Entretanto adquiri mil e umas motherboards, placas gráficas, processadores, memórias.

Para não fazer um post gigante, acabei por usar material um pouco overkill para Windows 98SE.

Estado da build atual é:
Motherboard: FIC VB-601 V1.4
Processador: Pentium III 1100/256/100 + Adaptador Socket 370 para Slot 1 da Soltek
Placa Gráfica Principal: Nvidia Geforce 4 MX 460 128 MB (Asus)
Placas Gráficas Secundárias: Duas 3dfx Voodoo 2 12 MB em SLI (Creative)
Placa de Som: Creative Sound Blaster 32 CT3670 + 4MB EDO RAM SIMM
RAM: 256 MB PC133 CL2
HDD: Adaptador SD para IDE + Cartão SD de 64 GB.
PSU: Genérica de 250 W
Torre: Shine Vivaldi


Fotos:






 
Nice project 👏

Essas gráficas sem dissipadores e/ou ventoinhas 😅. Ainda retenho algumas memórias desses tempos.

So achei estranho (na minha altura, não vi nada desse género), essa placa/processador que aí tens 🤔
 
Última edição:
Muito bom, olhar para essas especificações e ver as imagens é voltar aos bons velhos anos 90, em que as coisas eram totalmente diferentes dos dias de hoje, só por isto vê-se o quanto as coisas evoluíram, e eu ainda venho mais de trás, pois nos anos 80 as coisas ainda eram bastante mais primitivas face a esse tempo.

Nice project 👏

Essas gráficas sem dessipadores e/ou ventoinhas 😅. Ainda retenho algumas memórias desses tempos.

So achei estranho (na minha altura, não vi nada desse género), essa placa/processador que aí tens 🤔

Ele tem uma motherboard para um cpu pentium II|III foi uma mudança na altura que a INTEL se lembrou que depressa acabou na geração seguinte o pentium III, ele simplesmente tem uma PCB adaptadora para cpu socret 370 para o pentium III de forma a poder manter a mothebroard que era especificamente para o pentium II\III basicamente era um upgrade.

s-l1600.jpg


Naquele tempo era preciso saber um pouco da poda pois não era só plug and play como nos dias de hoje, algo mal configurado podia correr muito mal.
 
Nice project 👏

Essas gráficas sem dessipadores e/ou ventoinhas 😅. Ainda retenho algumas memórias desses tempos.

So achei estranho (na minha altura, não vi nada desse género), essa placa/processador que aí tens 🤔
Obrigado!

As 3Dfx Voodoo 1 e 2 não tem dissipadores (excepto algumas de fabricantes).

Eu tenho planeado colocar dissipadores nos 3 chips de cada das Voodoo 2, porque elas aquecem bastante com o aumento de clock do processador e quando sairam havia os Pentium II (no máximo 450 MHz) e estou com um Pentium III 1100 Mhz.

Tal como o @MOUSETM disse, com a introdução do Socket 370 com os Celeron Mendocinos e um pouco mais tarde os Pentium III Coppermine, foi necessário este tipo de soluções, o adaptador Socket 370 para Slot 1 (mais conhecido por Slocket), porque a maioria do pessoal que ainda tinha motherboards com Slot 1 (Pentium II e Pentium III Katmai, ou até socket 7 (Pentium, Pentium MMX, K6, K6-2, Cyrix).

Neste caso estou a usar o Slocket, porque o Pentium III 10000 e 1100 em Slot 1 são muito raros e eu tenho dois Pentium III 1100 socket 370! :cool:

Entretanto mudei o cooler para os AMD Athlon Thunderbid (Titan Orb)
 
Muito bom, olhar para essas especificações e ver as imagens é voltar aos bons velhos anos 90, em que as coisas eram totalmente diferentes dos dias de hoje, só por isto vê-se o quanto as coisas evoluíram, e eu ainda venho mais de trás, pois nos anos 80 as coisas ainda eram bastante mais primitivas face a esse tempo.



Ele tem uma motherboard para um cpu pentium II|III foi uma mudança na altura que a INTEL se lembrou que depressa acabou na geração seguinte o pentium III, ele simplesmente tem uma PCB adaptadora para cpu socret 370 para o pentium III de forma a poder manter a mothebroard que era especificamente para o pentium II\III basicamente era um upgrade.

s-l1600.jpg


Naquele tempo era preciso saber um pouco da poda pois não era só plug and play como nos dias de hoje, algo mal configurado podia correr muito mal.
Cheguei a ter um pentium R e posteriormente um pentium IIII, só que não recordo ver essas placas.
Obrigado!

As 3Dfx Voodoo 1 e 2 não tem dissipadores (excepto algumas de fabricantes).

Eu tenho planeado colocar dissipadores nos 3 chips de cada das Voodoo 2, porque elas aquecem bastante com o aumento de clock do processador e quando sairam havia os Pentium II (no máximo 450 MHz) e estou com um Pentium III 1100 Mhz.

Tal como o @MOUSETM disse, com a introdução do Socket 370 com os Celeron Mendocinos e um pouco mais tarde os Pentium III Coppermine, foi necessário este tipo de soluções, o adaptador Socket 370 para Slot 1 (mais conhecido por Slocket), porque a maioria do pessoal que ainda tinha motherboards com Slot 1 (Pentium II e Pentium III Katmai, ou até socket 7 (Pentium, Pentium MMX, K6, K6-2, Cyrix).

Neste caso estou a usar o Slocket, porque o Pentium III 10000 e 1100 em Slot 1 são muito raros e eu tenho dois Pentium III 1100 socket 370! :cool:

Entretanto mudei o cooler para os AMD Athlon Thunderbid (Titan Orb)
Não que tivessem de ter os tais dissipadores, cheguei a ter uma (já não recordo o nome). Já a que tive mais tempo, era uma xfx 3d club e essa sim, tinha só o dissipador.


Para quando o Windows 98?
 
Cheguei a ter um pentium R e posteriormente um pentium IIII, só que não recordo ver essas placas.

Naquele tempo, havia muitas opções de hardware, como é normal não havia era muita divulgação como nos dias de hoje, se fores procurar um pouco mais especificamente canais de youtube dedicados somente a maquinas retro, ainda vais ver mais coisas que nunca viste dessa era...

Mas sim agora estamos a ver o pc no que toca a hardware, só falta ver o resto do pc a trabalhar com o sistema operativo, uns clips era bom...
 
Por acaso não tenho equipamento de gravação para retro, mas sei que algumas da Geforce FX tem scaler para 1080p interno e isso é capaz de ajudar a capturar vídeo.

Atualmente estou a passar vários jogos, Gunman, Delta Force, Mortyr, etc.

 
Boas! Tenho exatamente a mesma Board mas com um P3 a 450Mhz.

Só por curiosidade, ao fazer a adaptação quais os settings que colocou para a board reconhecer o processador?

Isto porque se bem me recordo a board tem seletores manuais (tipo jumper) e no manual apenas tem a combinação de jumpers até 500Mhz se não estou em erro…

Sabe também dizer-me onde arranjar um adaptador desses nos dias de hoje para tentar a mesma façanha?

Obrigado e boas brincadeiras com a máquina!
 
Boas! Tenho exatamente a mesma Board mas com um P3 a 450Mhz.

Só por curiosidade, ao fazer a adaptação quais os settings que colocou para a board reconhecer o processador?

Isto porque se bem me recordo a board tem seletores manuais (tipo jumper) e no manual apenas tem a combinação de jumpers até 500Mhz se não estou em erro…

Sabe também dizer-me onde arranjar um adaptador desses nos dias de hoje para tentar a mesma façanha?

Obrigado e boas brincadeiras com a máquina!
A versão V1.04 da FIC VB-601 suporta diretamente os Pentium III Coppermine, mas sim é necessário colocar os jumpers para o multiplicador correcto. No entanto neste caso eu fiz bios patcher ao bios da FIC para reconhecer discos maiores e outros cpus corretamente.

Ainda na semana passada estive a estar a minha EPOX EP-BX3 e NMC-6ZXA (ambas Intel 440BX) e apesar de não suportarem oficialmente os coppermine, após o patch da bios começaram a reconhecer e funcionam perfeitamente com o FSB a 133 MHz.

PS - Atualmente a máquian foi revertida para a Asus CUSL2 + Pentium III 1000EB, porque o FSB 133 MHz tem mais bandwith de memória.
 
Boas,

Que viagem "às memórias" este post me fez :D

Tenho um Pentium i166 arrumado há anos e nunca mais o vou ligar, tenho medo da fonte AT e já nem pachorra para o por a funcionar tenho.
Portanto... tenho algumas coisas que vos podem interessar, fui ao "saco das memórias" e tenho isto:

1 Dimm 512 Mb 133Mhz SD Ram
1 Dimm 128 Mb 133Mhz SD Ram
1 Dimm 128 Mb 100Mhz SD Ram
2 Dimms 64 Mb 100Mhz SD Ram (Maiores dúvidas nestas)

2 Dimms EDO que não faço a mínima.

Tudo isto foi testado antes de ser guardado, mas como foi há muitos anos não sei o estado actual, nem tenho forma de testar.

@Muzava se quiseres alguma dessas memórias, avisa, sem qualquer garantia.

@danizito Tenho PC's antigos arrumados, se encontrar lá um conversor sckt370/Slot1 depois aviso.

Discos acho que só um HDD ide de 2,5 com 80GB, mas acho que essa board nem o reconheceria.

Cumps.
 
Muito bom, olhar para essas especificações e ver as imagens é voltar aos bons velhos anos 90, em que as coisas eram totalmente diferentes dos dias de hoje, só por isto vê-se o quanto as coisas evoluíram, e eu ainda venho mais de trás, pois nos anos 80 as coisas ainda eram bastante mais primitivas face a esse tempo.



Ele tem uma motherboard para um cpu pentium II|III foi uma mudança na altura que a INTEL se lembrou que depressa acabou na geração seguinte o pentium III, ele simplesmente tem uma PCB adaptadora para cpu socret 370 para o pentium III de forma a poder manter a mothebroard que era especificamente para o pentium II\III basicamente era um upgrade.

s-l1600.jpg


Naquele tempo era preciso saber um pouco da poda pois não era só plug and play como nos dias de hoje, algo mal configurado podia correr muito mal.
Tive uma coisa destas, cheguei a meter outro cooler na parte de trás 😅

Ainda tenho aqui leitores de DVD ide e um disco ide de 200gb , se alguém quiser é só vir buscar..
Bons velhos tempos!
 
Boas,

Que viagem "às memórias" este post me fez :D

Tenho um Pentium i166 arrumado há anos e nunca mais o vou ligar, tenho medo da fonte AT e já nem pachorra para o por a funcionar tenho.
Portanto... tenho algumas coisas que vos podem interessar, fui ao "saco das memórias" e tenho isto:

1 Dimm 512 Mb 133Mhz SD Ram
1 Dimm 128 Mb 133Mhz SD Ram
1 Dimm 128 Mb 100Mhz SD Ram
2 Dimms 64 Mb 100Mhz SD Ram (Maiores dúvidas nestas)

2 Dimms EDO que não faço a mínima.

Tudo isto foi testado antes de ser guardado, mas como foi há muitos anos não sei o estado actual, nem tenho forma de testar.

@Muzava se quiseres alguma dessas memórias, avisa, sem qualquer garantia.

@danizito Tenho PC's antigos arrumados, se encontrar lá um conversor sckt370/Slot1 depois aviso.

Discos acho que só um HDD ide de 2,5 com 80GB, mas acho que essa board nem o reconheceria.

Cumps.
Obrigado pela oferta, mas tenho tanta memória que até dói! :blaugh:

Um dos problemas dos computadores antigos, é mesmo o estado das fontes de alimentação. Felizmente as fontes AT costumam ter um standard de construção elevado (belos anos 90s).

Atenção que existem vários tipos de Slockets (Adaptadores Socket 370 para Slot 1), porque alguns só dão para Celerons e outros que dão para Pentium III Coppermine.
 
Boas,

Obrigado pela oferta, mas tenho tanta memória que até dói! :blaugh:
Ainda bem, fica aí a oferta para se alguém que veja o teu projeto e também queira recuperar algum.

Um dos problemas dos computadores antigos, é mesmo o estado das fontes de alimentação. Felizmente as fontes AT costumam ter um standard de construção elevado (belos anos 90s).
Se quisesse mesmo mandava refazer a fonte, as AT são menos complexas que as ATX, mas esse tipo de despesa está reservada para o Spectrum.

Atenção que existem vários tipos de Slockets (Adaptadores Socket 370 para Slot 1), porque alguns só dão para Celerons e outros que dão para Pentium III Coppermine.
Pois, se tiver algum não sei de que tipo será, logo se vê...

Bom ano!
 
Adorei. Como disse o chipo, deu para matar saudades e, quiçá, remexer no baú do hardware velho, e fazer algo similar! :001:
 
Back
Topo