Bulb duvida

rafa_gms

Power Member
boa tarde a todos,

a minha duvida provavelmente será a duvida de outros, e como não consegui nada na internet apresento aqui a pergunta:

na função bulb para longas exposiçoes como consigo saber que a fotografia não irá ficar demasiada clara/escura? pois já vi imensas fotos que tem por exemplo a 2min de exposição, f/16 e nd 0.9 (esta é uma fotografai do joel santos, se necessário coloco o link da mesma) e estas ficam com tudo no 'sitio'

ja vi outras com muito mais tempo de exposição e igualmente com claros e escuros tudo muito bem.

para além da pratica e tentativo erro há alguma maneira de ter um pouco mais noção se a foto fica clara demais ou escura?

Obrigado a todos :)
 
Uma das maneiras é ver pela câmara como é que fica uma boa exposição e anotar os parâmetros, abertura, tempo de exposição e ISO.
Por exemplo uma boa exposição com os parâmetros 1/250 f/2.8 ISO 100
Com abertura a f/16 (5 stops) tens que ter uma tempo de exposição 1/4 e depois se colocares o filtro nd 0.9 (mais 3 stops) tens que aumentar o tempo de exposição mais 3 stops ficando em 2s. Acho que não me enganei :p

Os stops que "perdes" na abertura e com o filtro (que também te diz quantos é que são) compensas com o tempo de exposição. Isto não quer dizer que tenhas logo a exposição correcta, mas ajuda muito para ter uma base e depois claro que depende do que tu queres.
 
Uma das maneiras é ver pela câmara como é que fica uma boa exposição e anotar os parâmetros, abertura, tempo de exposição e ISO.
Por exemplo uma boa exposição com os parâmetros 1/250 f/2.8 ISO 100
Com abertura a f/16 (5 stops) tens que ter uma tempo de exposição 1/4 e depois se colocares o filtro nd 0.9 (mais 3 stops) tens que aumentar o tempo de exposição mais 3 stops ficando em 2s. Acho que não me enganei :p

Os stops que "perdes" na abertura e com o filtro (que também te diz quantos é que são) compensas com o tempo de exposição. Isto não quer dizer que tenhas logo a exposição correcta, mas ajuda muito para ter uma base e depois claro que depende do que tu queres.

realmente já tinha lido sobre isso mas não tinha associado ehehe. realmente assim dá para ter uma noção mesmo a máquina não tendo possibilidade de indicar os niveis.

resumindo, faz-se uma exposição base sem filtros nenhums, depois tenho que ver quantos stops vou 'perder' e depois é só fazer a conta, certo?

->aproveitando a duvida, em relação ás exposiçoes ao ceu como funciona? porque não se utiliza filtros nenhuns mas já vi longaaaas exposiçoes
 
Eu normalmente faço por tentativas, normalmente com 3 tentativas já consigo encontrar a exposure certa, mas isso é porque sou preguiçoso e não me apetece fazer cálculos :P
 
Eu ja nao notava longas exposicoes muito fora do normal, chama-se habituacao.. Eu cheguei a fazer um ND 14 a olho, e olha que o histo. estava spot on ;)

Mas deixo-te aqui algo precioso e quase de certeza é o que pretendes :)

https://www.dropbox.com/s/gypxvxw48m59u57/plugin-BKS_ND_Chart%20-%20Copy.pdf

sim, é algo deste genero ;) Obrigado

tenho de fazer umas experiencias com o meu CPF e o ND variavel em casa, assim quando tiver a fotografar não perco tempo(ou perco menos) com tentativas, o que ás vezes pode significar oportunidades perdidas
 
eu tenho uma app no smartphone em que introduzes os valores da exposição base, e depois metes quantos stops tens nos filtros e ele calcula os valores finais.
 
Back
Topo