Xbox Bungie separa-se da Microsoft

Não leves a mal, mas tu sabes lá o que podia ter sido feito de outra forma. Não trabalhas para a Microsoft nem para Bungie. Sabemos lá. Se calhar a Microsoft aceitou dar um estatudo especial à Bungie aquando da compra, não faço a minima ideia.
Dei a minha opinião; o primeiro "rumor" aliás frisa algumas fricções da Microsoft e da Bungie (halo 4), que muito provavelmente aconteceram; afinal o rumor confirmou-se.

Não trabalho lá, nem preciso de trabalhar, como disse é a minha opinião (digam o que disserem) e se nos cingirmos ao que eles dizem "somos independentes mas é como se fossemos da Microsoft" (quase) não pega; porque assim não tinham necessidade de o serem ou vontade de o ser; fica meramente bem agora, como estão comprometidos com a X360, estão em bons termos com a Microsoft e não vão trair a userbase. Se fosse "Bungie sai para ir fazer jogos Ps3" eram headlines bem mais pesadas e prejudiciais para a Microsoft a curto prazo, pelo que não vai acontecer; sem contar que a Microsoft assim não permitiria e devem ter as suas clausulas... Mas a independência ninguém lhes tira.

Como disse acima... falhou o sentido de unidade, para eles terem ambições de serem independentes; a maior parte das first party's não podem, pura e simplesmente, pensar assim, porque são parte de uma empresa... E mesmo na Microsoft, não vamos ver a equipa do Microsoft Office a pedir independencia (por exemplo) porque eles são parte da Microsoft. Claro que podia tudo acontecido de forma diferente, chegou foi a um ponto de não retorno e tiveram de lhes fazer a vontade senão eles demitiam-se (ou qualquer coisa do género).
 
Última edição:
Não leves a mal, mas tu sabes lá o que podia ter sido feito de outra forma. Não trabalhas para a Microsoft nem para Bungie. Sabemos lá. Se calhar a Microsoft aceitou dar um estatudo especial à Bungie aquando da compra, não faço a minima ideia.

Realmente, em casos destes entrar em especulações ou teorias da conspiração não adianta de muito (apenas para matar tempo para quem o faz claro)
 
Realmente, em casos destes entrar em especulações ou teorias da conspiração não adianta de muito (apenas para matar tempo para quem o faz claro)
Não estou a fazer nenhuma teoria da conspiração, basta ler o primeiro rumor, que se confirmou e adianta um pouco mais que as press releases do "somos muito amigos" e etc.

Não há duvida que partem em bons termos mas... se eles quiseram a independência é porque obviamente ao não o serem tinham desvantagens, obrigações/ordens superiores que não queriam e, pois claro, não se consideravam um "item" com a Microsoft. Tornando o que eu afirmei... obvio. (embora como tudo, discutível; e estamos cá para isso)

Também não foi algo que tenha começado recentemente e é certo que se a Microsoft não cedesse iam haver "casualidades", no entanto nada disto aparece escrito na press release; nem interessa aparecer, dado que partem em bons termos.

Se vamos falar de "especulações e teorias" também podemos classificar os primeiros comentários do AwakE nesta thread como tal:

AwakE disse:
deve ter percebido que se não desse a independencia a maior parte dos gajos despedia-se a ia fundar um estudio

não é uma tentativa minha de bater na mesma tecla, mas como lhe fizeste quote... o meu ponto... é que não há mal nenhum nisso (especulação, fill in the blanks). Há partida tudo o que se diga nesta thread e acrescente o que quer que seja (sem vir da bungie) é de certo modo especulação... a não ser que alguém trabalhe na Bungie ou Microsoft.


Teoria da conspiração seria se eu dissesse que querem a independência para ir a correr fazer jogos para a concorrência, o que não me parece o caso (nem é, nem deixa de ser)
 
Última edição:
Acho que vai uma grande diferença entre eu levantar um possível motivo para Microsoft deixar ir embora a Bungie "de graça" (é uma hipotese, pode ter sido outra razão qualquer) e tu teres a opinião convicta que a Microsoft podia ter gerido "as coisas" de outra forma.

Mas leva lá a taça...
 
Acho que vai uma grande diferença entre eu levantar um possível motivo para Microsoft deixar ir embora a Bungie "de graça" e tu teres a opinião convicta que a Microsoft podia ter gerido "as coisas" de outra forma.

Mas leva lá a taça...
Não vejo diferença nenhuma entre dois pontos feitos à base de especulação, mas não interessa discutir isso, posso perfeitamente conviver com a tua ideia do que aconteceu ali dentro, especulativa ou não. (até concordo com ela)

A Microsoft podia sempre ter gerido a coisa de outra forma, podia não lhes ter dado a independência, dado maiores ordenados, deixado as pessoas em questão saírem, ou simplesmente deixado de os pressionar/dado maior liberdade (atendendo que o rumor inicial tem as razões correctas).

Mas as razões "especulativas"; o "porquê" para mim são totalmente acessórias (embora possam ser interessantes de discutir), ponto para mim é que a bungie era 100% detida pela Microsoft, que podemos ter a certeza que o split não foi ideia da empresa mãe e mesmo agora não lhes convém muito.

Como tal... claro que podiam ter corrido de forma diferente; eu não dei insight é de como seria isso (o que a Microsoft podia ter feito para evitar isso); dado que só sabemos o outcome que temos perante nós; não há duvida, para mim, que podíamos ter outros.

O ponto aqui não é levar a taça, é não ter de perder tempo a argumentar com o que é especulação ou não e do ponto de vista de cada um qual a que vale ou não vale a pena; é-me totalmente irrelevante quando estamos numa thread de discussão.
 
Última edição:
E tu das-lhe....não percebes o meu ponto, e continuas a cometer o mesmo erro. Usas mal as palavras, quando dizes "podia sempre ter gerido a coisa de outra forma", devias dizer "talvez pudesse ter gerido as coisas de outra forma".

Se estás a fazer meras especulações o simples facto de usares mal o tempo verbal dá a "entoação" errada às tuas palavras, e o que é mera especulação passa a opinião.

Depois dizes "claro que podiam ter corrido de forma diferente". "claro" é uma palavra que não tem lugar no reino da especulação. A maneira como escreves dá a entender que estás a por na mesa a tua opinião (convicta ainda por cima) sobre o que aconteceu, e não meras hipoteses.

Por contraste o verbo que eu uso é "deve" que já por si significa um cenário hipotético.
 
Bem, nem sei bem o q esperar a partir de agora...então a Bungie antes e só a fazer o Halo, já n tinha tempo para o acabar (como aconteceu com o 2), e agora ao criar outros projectos, como irá ser?...sinceramente n sei se quererei outro Halo vindo "desta" Bungie, acho q só fazia bem à serie a entrega do Halo a outro estúdio com créditos firmados (e fazerem uma prequela q acho q traria nova vida ao universo Halo) e deixarem a Bungie seguir a sua vidinha...

Claro q a Microsoft lá saberá o q anda a fazer (ou n), mas n posso deixar de achar q quer no caso da Bizarre, quer neste caso da Bungie, ambos cuspiram no prato q andaram a comer, se os bons títulos q sairam de ambas as empresas deram jeito à MS para fortalecer e criar uma identidade no universo XBOX, tb n é menos verdade q a Bungie e a Bizarre (com mérito próprio do trabalho desenvolvido claro) só ocupam o lugar de destaque na industria de hoje pq a Microsoft pegou neles e foi metendo €...

Tb percebo q queiram tentar crescer e q eventualmente estejam fartos do Halo (assim como a Bizarre com o PGR) e fazer outras coisas, o futuro dirá para quem estas separações terão sido benéficas...

Seja como fôr só tenho a agradecer à Microsoft, Bungie e Bizarre pela serie PGR e pela serie Halo q tantas horas de gozo me têm dado e espero q continue a dar, com ou sem Bungie/Bizarre... :D
 
E tu das-lhe....não percebes o meu ponto, e continuas a cometer o mesmo erro. Usas mal as palavras, quando dizes "podia sempre ter gerido a coisa de outra forma", devias dizer "talvez pudesse ter gerido as coisas de outra forma".

Se estás a fazer meras especulações o simples facto de usares mal o tempo verbal dá a "entoação" errada às tuas palavras, e o que é mera especulação passa a opinião.

Depois dizes "claro que podiam ter corrido de forma diferente". "claro" é uma palavra que não tem lugar no reino da especulação. A maneira como escreves dá a entender que estás a por na mesa a tua opinião (convicta ainda por cima) sobre o que aconteceu, e não meras hipoteses.

Por contraste o verbo que eu uso é "deve" que já por si significa um cenário hipotético.
E assim acabamos a discutir a maneira como cada um se exprime em vez do que interessa (sem contar que me acusaram de especular, agora que vimos que todos especulam já é de afirmar), se entendes isso tudo então menos razão de ser esta discussão para o lado da língua portuguesa tem.

Posso dizer que o texto deu a entoação que eu queria sem utilizar a partícula "defensiva" de que estou a especular quando se aplica; porque está, digo eu, subentendida. Uma opinião não deixa necessariamente de ser especulativa, e aliás... eu tomo o que disseste do porquê da microsoft deixar a bungie ir de "borla" como a tua opinião (e como especulação também) embora seja argumentada de forma explicativa e sem a tal ressalva.

Mas isso não me incomoda nada, e se não concordasse não era por aí que lhe pegava; era por discordar com algo que tenhas dito, que não discordo.

"Mas não sabes o que se passou lá dentro" mas todos nós temos perfeita noção disto.

Quando ao "claro que podiam ter corrido de forma diferente" estou convicto que sim sem entrar em especulações do que a Microsoft podia ter feito de diferente (e o que fez para o evitar), é a minha opinião, e nota que não estou a culpar/acusar ninguém; nem a dar soluções ao calhas de como evitar.

Vamos voltar à discussão que interessa.
Bem, nem sei bem o q esperar a partir de agora...então a Bungie antes e só a fazer o Halo, já n tinha tempo para o acabar (como aconteceu com o 2), e agora ao criar outros projectos, como irá ser?...sinceramente n sei se quererei outro Halo vindo "desta" Bungie, acho q só fazia bem à serie a entrega do Halo a outro estúdio com créditos firmados (e fazerem uma prequela q acho q traria nova vida ao universo Halo) e deixarem a Bungie seguir a sua vidinha...
A questão (na minha opinião) é... se não queres um halo novo desta Bungie... se o queres de outra empresa qualquer?

O Halo Wars está a ser feito por outra developer que não a Bungie, por exemplo... Nada impede a Microsoft de (a não ser que existam ressalvas contractuais), se a Bungie não quiser, arranjar outra developer para o trabalho... Se um Halo 4 vier a ser feito... não preferes que seja a Bungie?

Afinal a Bungie actual, independente ou não... é a Bungie que acabou de fazer o Halo 3.
Claro q a Microsoft lá saberá o q anda a fazer (ou n), mas n posso deixar de achar q quer no caso da Bizarre, quer neste caso da Bungie, ambos cuspiram no prato q andaram a comer, se os bons títulos q sairam de ambas as empresas deram jeito à MS para fortalecer e criar uma identidade no universo XBOX, tb n é menos verdade q a Bungie e a Bizarre (com mérito próprio do trabalho desenvolvido claro) só ocupam o lugar de destaque na industria de hoje pq a Microsoft pegou neles e foi metendo €...
Não estou a par de algo que a Bizzarre tenha dito, mas acho que tanto eles como a Bungie não cuspiram no prato da Microsoft, continua a ser a plataforma primária deles e a terem uma boa relação com a própria... é certo que foi a Microsoft, foi o dinheiro e até marketing deles que fizeram destes estúdios o que são, mas não vi nenhum deles a negar e sacudir isso.
 
Última edição:
Será que o Halo ds vai ser ressuscitado depois disto?
Duvido muito, o Halo DS que vimos nunca esteve a ser feito pela Bungie.

Uns dizem que foi um pitch não solicitado, outros dizem que a Microsoft solicitou a vários estúdios e só estamos a ver um deles (o da EA, aparentemente)... A decisão final foi não avançar; duvido que o façam agora... Mas nunca esteve ao critério da Bungie.
 
E assim acabamos a discutir a maneira como cada um se exprime em vez do que interessa (sem contar que me acusaram de especular, agora que vimos que todos especulam já é de afirmar), se entendes isso tudo então menos razão de ser esta discussão para o lado da língua portuguesa tem.

Se preferes continuar a escrever mal português o problema é teu. Já fiz o meu papel e expliquei a correcta utilização do conjuntivo. Has-de aprender um dia que mais importante do que o que dizes é a forma como o dizes, especialmente num meio escrito onde pode ser mal interpretado facilmente.

Quando ao resto e à minha suposta posição defensiva, não sou eu que insisto em fazer posts de meia página para "defender" a minha posição....
 
Última edição:
Vamos voltar à discussão que interessa.A questão (na minha opinião) é... se não queres um halo novo desta Bungie... se o queres de outra empresa qualquer?

O Halo Wars está a ser feito por outra developer que não a Bungie, por exemplo... Nada impede a Microsoft de (a não ser que existam ressalvas contractuais), se a Bungie não quiser, arranjar outra developer para o trabalho... Se um Halo 4 vier a ser feito... não preferes que seja a Bungie?

Afinal a Bungie actual, independente ou não... é a Bungie que acabou de fazer o Halo 3.

Quando falei noutra empresa, falei numa de créditos firmados q traga uma lufada de ar fresco, e não de "uma qualquer"...

Qt ao ser feito pela Bungie, ao terem mais projectos em mãos (sendo essa a razão q a leva a ser independente), se já no passado n tiveram tempo para fazer o Halo 2 como era suposto (n sei se isso voltou a acontecer com o Halo 3 ou n), dúvido q agora com novos projectos, tenham mais tempo para um novo Halo...

E segundo consta, é um rumor, n sei se é verdade, outra das razões da independência da Bungie, é q estavam fartos de fazer o Halo e queriam fazer outras coisas, ora nestes moldes e com o q disse acima, dispenso q um novo Halo seja feito pela Bungie...

Acho q a Bungie fez um grande trabalho com a trilogia Halo, mas se estão fartos e querem fazer outras coisas e crescer, então eu digo, a vida continua, e n falta aí empresas na praça com provas dadas e capacidade para fazer um Halo 4 (q acho q faria todo o sentido se fosse uma prequela e dava outra margem de manobra para criar outro ambiente e história)...


Não estou a par de algo que a Bizzarre tenha dito, mas acho que tanto eles como a Bungie não cuspiram no prato da Microsoft, continua a ser a plataforma primária deles e a terem uma boa relação com a própria... é certo que foi a Microsoft, foi o dinheiro e até marketing deles que fizeram destes estúdios o que são, mas não vi nenhum deles a negar e sacudir isso.

Eu espero para ver o futuro, e para ver o q a Bungie e a Bizarre criam na era pós Microsoft...seja como fôr aquilo q realmente me interessa é ver o q acontece com um Halo 4 e um PGR 5, e acredito e espero q a Microsoft para "ceder" tão fácilmente nestes dois pontos, sabe o q está a fazer, pelo menos quero acreditar nisso :D
 
Eu espero para ver o futuro, e para ver o q a Bungie e a Bizarre criam na era pós Microsoft...seja como fôr aquilo q realmente me interessa é ver o q acontece com um Halo 4 e um PGR 5, e acredito e espero q a Microsoft para "ceder" tão fácilmente nestes dois pontos, sabe o q está a fazer, pelo menos quero acreditar nisso :D

O gajo da Bizarre é diferente. Enquanto que a Bungie se separou da Microsoft, a Bizarre foi comprada pela Activision...
 
Pois, então não... Nunca tinha entendido muito bem essa história daí a minha confusão.
Não és só tu, de facto aquilo foi uma valente salganhada.
Se preferes continuar a escrever mal português o problema é teu. Já fiz o meu papel e expliquei a correcta utilização do conjuntivo. Has-de aprender um dia que mais importante do que o que dizes é a forma como o dizes, especialmente num meio escrito onde pode ser mal interpretado facilmente.

Quando ao resto e à minha suposta posição defensiva, não sou eu que insisto em fazer posts de meia página para "defender" a minha posição....
O tamanho dos meus posts vem sempre à baila :rolleyes:.

De resto não concordo com as tuas correcções porque de facto disse o que queria como queria, se o tiver de explicar a quem não entendeu... tudo bem; mas não é o caso porque tu entendeste.

Não há ponto em continuar a bater na mesma tecla.
Quando falei noutra empresa, falei numa de créditos firmados q traga uma lufada de ar fresco, e não de "uma qualquer"...
Claro, mas por muito talento que uma empresa tenha o Halo dela, à partida, não será o Halo da Bungie; afinal a maior parte das empresas firmadas tem um problema... tem de satisfazer os seus fãs e os fãs de Halo.

E há outras variantes como... suponho que a história destes 3 Halo's tenha sido supervisionada pela Bungie (ou até, pelas mesmas pessoas) será que um Halo Wars e um possivel halo FPS futuro terão essa coerência para com os originais? Eu acho importante que sim, que se mantenha.

Como dizes uma lufada de ar fresco, a questão é se isso é bom ou mau; sabes como as alterações tendem a ser pouco populares junto dos fãs.
Qt ao ser feito pela Bungie, ao terem mais projectos em mãos (sendo essa a razão q a leva a ser independente), se já no passado n tiveram tempo para fazer o Halo 2 como era suposto (n sei se isso voltou a acontecer com o Halo 3 ou n), dúvido q agora com novos projectos, tenham mais tempo para um novo Halo...
Podem sempre expandir recursos :)
E segundo consta, é um rumor, n sei se é verdade, outra das razões da independência da Bungie, é q estavam fartos de fazer o Halo e queriam fazer outras coisas, ora nestes moldes e com o q disse acima, dispenso q um novo Halo seja feito pela Bungie...
Hmmmm... Eu não sou fã de Halo, mas sou fã de outras coisas... e da maneira que vejo as coisas é que a existência de continuidade a partir de certo ponto deve depender somente dos criadores da série/pessoas à frente do projecto. que é o mesmo que dizer que sou capaz de aplaudir decisões de matar o cast todo se o criador achar que isso contribui para a história em detrimento do que os fãs querem, ou se acha que a história deve acabar ali e não ter sequelas. A bungie sempre transpareceu que o halo seria uma triologia, podem não querer fazer mais por considerarem que está completo, porque esta geração não acham que possam fazer melhor, ou até para não saturar.

Halo ao contrario de muitos franchises... sempre subiu em vendas, o halo 2 vendeu mais que o halo 1; o Halo 3 aparentemente vai vender ainda mais... mas podemos dizer o mesmo de um Halo 4 esta geração? ou de um Halo Wars? A seguir ao Halo 3 que parece um pico da série... o que mais há para fazer?

Expansões artificiais, do género que os americanos fazem a todas as séries que têm sucesso, mesmo que inicialmente só tivessem uma season planeada... é algo que dispenso. (não estou a dizer que é o caso do Halo, mas quero com isto dizer que expansões destas, a sacrificar a qualidade não valem a pena)
Acho q a Bungie fez um grande trabalho com a trilogia Halo, mas se estão fartos e querem fazer outras coisas e crescer, então eu digo, a vida continua, e n falta aí empresas na praça com provas dadas e capacidade para fazer um Halo 4 (q acho q faria todo o sentido se fosse uma prequela e dava outra margem de manobra para criar outro ambiente e história)...
Vejo isso um pouco como tirar o mérito à Bungie e dizer que tudo o que o jogo é... é por virtude da Microsoft.

Idealmente acho que a Bungie como criadora de Halo, deveria ter mais poder decisão sobre que jogos de Halo são feitos que a própria Microsoft, um direito de veto ou qualquer coisa do género (independentemente de plataformas e afins, mas a nível de argumento, cenários, etc) O que pode estar a acontecer dado que eles estão a colaborar com o Halo Wars.
Eu espero para ver o futuro, e para ver o q a Bungie e a Bizarre criam na era pós Microsoft...seja como fôr aquilo q realmente me interessa é ver o q acontece com um Halo 4 e um PGR 5, e acredito e espero q a Microsoft para "ceder" tão fácilmente nestes dois pontos, sabe o q está a fazer, pelo menos quero acreditar nisso :D
Acho que se esses jogos vierem a acontecer... muito provavelmente continua a ser a Bungie e a Bizzare à frente deles; especialmente no caso do Halo dado que é um jogo cujo single player é story-driven, a Bungie não o deve querer ver cair em mãos alheias tendo a hipótese de tratar disso. E a própria Microsoft deve preferir assim (agora a bungie faz o halo 4 quando quiser, se quiser... no entanto).
 
Vejo isso um pouco como tirar o mérito à Bungie e dizer que tudo o que o jogo é... é por virtude da Microsoft.

Se vês assim, vês mal... a trilogia Halo é hoje o q é essencialmente pelo suor da Bungie e pelos € e know how de promoção de um produto por parte da Microsoft...por outras palavras, independente da qualidade do jogo q está lá, n dúvido q o Halo fosse sempre um grande jogo, mas imagina só se sempre tivesse saído para Mac como foi inicialmente concebido, será q a Bungie e o nome Halo tinham a importância q têm hj?...sinceramente acho q n (e isto n é tirar mérito à Bungie, mas sim dar à Microsoft onde o tem)

Qt ao resto q temos falado aqui, acho q isto responde a parte das perguntas :

1UP: For all the super fans: does this mean Bungie won't work on whatever "Halo 4" turns out to be?

Jarrard: Well we are already at work on another Halo game -- I wouldn't call it "Halo 4", but it is based in the Halo Universe and represents a collaboration between Bungie and Peter Jackson. Halo 3 was definitely not the last Bungie Halo game.

Fonte

Será q é uma prequela? :D (mas já sabemos q virá da Bungie como até aqui...)

Edit : no caso do PGR5, dúvido q venha da Bizarre já q estes foram adquiridos pela Activision, mas quem detem os direitos do PGR e de publicação é a Microsoft, por isso dúvido q a Activision fique à margem...
 
Última edição:
Se vês assim, vês mal... a trilogia Halo é hoje o q é essencialmente pelo suor da Bungie e pelos € e know how de promoção de um produto por parte da Microsoft...

Sim, a MS costuma ser o bode espiatório. Mas deve-se dar a mão à palmatória: será que o Halo estaria onde está se não tivesse sido bundled com a Xbox? Se não tivesse sido feito à medida para o Live? Se não tivesse sido atafulhado através da TV, cartazes e eventos, para dentro dos consumidores? Não me parece...
 
Para quem não se lembra o HALO quando estava planeado como multiplataforma era um dos jogos mais esperados tendo sido distinguido com atenção especial na E3 e acontecimentos desses ao nível de jogos como os Half Lifes, o Far Cry e muitos outros FPS que fazem a malta desesperar enquanto não saem.
 
Para quem não se lembra o HALO quando estava planeado como multiplataforma era um dos jogos mais esperados tendo sido distinguido com atenção especial na E3 e acontecimentos desses ao nível de jogos como os Half Lifes, o Far Cry e muitos outros FPS que fazem a malta desesperar enquanto não saem.

E algum desses jogos rendeu 300 milhoes numa semana?
 
Se vês assim, vês mal... a trilogia Halo é hoje o q é essencialmente pelo suor da Bungie e pelos € e know how de promoção de um produto por parte da Microsoft...por outras palavras, independente da qualidade do jogo q está lá, n dúvido q o Halo fosse sempre um grande jogo, mas imagina só se sempre tivesse saído para Mac como foi inicialmente concebido, será q a Bungie e o nome Halo tinham a importância q têm hj?...sinceramente acho q n (e isto n é tirar mérito à Bungie, mas sim dar à Microsoft onde o tem)
Claro, no entanto não foi o marketing da Microsoft que te fez gostar do jogo; embora possivelmente tenha-o feito chegar a ti; mas a obra não deixa de ter todo o mérito de ser da autoria da Bungie. Acho má atitude por parte das partes detentoras dos direitos pegar nisso e "agora isto é nosso e fazemos o que queremos" à revelia da Bungie, é um pouco injusto mesmo tendo legalmente esse direito; e a fazerem-no desmesuradamente... pode dar para o torto.

O papel de marketing que a Microsoft teve é complementar, o que no fim de contas interessa para os fãs é a qualidade final do jogo, como tal considero (não afirmando pelo halo, mas outras sagas de que sou fã) que me é mais importante saber que o estúdio/a equipa/o criador tem mãozinhas no que fez do que a empresa que financiou o jogo.
Edit : no caso do PGR5, dúvido q venha da Bizarre já q estes foram adquiridos pela Activision, mas quem detem os direitos do PGR e de publicação é a Microsoft, por isso dúvido q a Activision fique à margem...
Nada impede a Activision de lhes dar a luz verde para fazerem um PGR exclusivo :)

A Bizarre até disse que já tinha ideias para um PGR5 no mês passado (Setembro, 12 dias antes do press release da Activision); não sei... Mas acho que as negociações para uma compra devem ter sido demoradas e nesta altura já podia estar tudo assente e tratado; se eles disseram o que disseram é possivel que a compra não influencie projectos a médio prazo (ou apenas acrescente projectos).
Sim, a MS costuma ser o bode espiatório. Mas deve-se dar a mão à palmatória: será que o Halo estaria onde está se não tivesse sido bundled com a Xbox? Se não tivesse sido feito à medida para o Live? Se não tivesse sido atafulhado através da TV, cartazes e eventos, para dentro dos consumidores? Não me parece...
Sem duvida que não, mas também podemos dizer que foi o único titulo de relevo que se destacou num line-up inicial da Xbox 1 e como tal se tornou um titulo de definição para a consola, ou podemos dizer que se tivesse saido no PC seria apenas mais um shooter, etc.

Quanto a mim, Halo para ser o que é hoje esteve no sitio certo à hora certa; e a Microsoft efectivamente teve de o usar como cavalo de batalha, o que foi óptimo para a Bungie. Não sabemos se seria assim noutra conjectura ou noutra consola.

Mas por outro lado (o da Bungie, suponho) Halo é hoje o Franchise/Asset mais valioso do Microsoft Game Studios, e se os compraram inicialmente foi porque viram algo no projecto.
 
Última edição:
Back
Topo