1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

BURLA na PSN - USER = dark4lex PSNID = daredevil_pt (Alerta para os utilizadores)

Discussão em 'Retro / Legacy / Arcade' iniciada por Sox, 22 de Junho de 2009. (Respostas: 298; Visualizações: 77646)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Sox

Sox Power Member

Ajuda!!!

Preciso da ajuda de toda a comunidade! Inocentemente recebi uma PM de um user dark4lex em que se oferecia para torcar o GTI comigo. Eu como utilizador apenas à 2 semanas acedi ao pedido, não sabendo os riscos que corria. Fiz o que ele disse e agora vi que tenho 14 compras efectuadas com o meu cartão!!

Eu ao falar com ele do assunto ele rejeitou do MSN.

Pessoal, eu poderia explicar a história toda, e faço com muito gosta, mas preciso da vossa ajuda. Numeros de contacto da PSN para explicar a situação de burla, formas de cancelamento da compra, como devo fazer???

Ajudem pois o valor das compras é elevadissimo!!!!

EDIT:
    Aqui vai a explicação e tudo ao pormenor.

Tenho a PS3 à 2 semanas (nem isso) e sou novo nestas coisas de video jogos. Vejam-me como alguém que descobriu agora um novo mundo. Não sei dos hábitos, técnicas, users, não conhece a comunidade, nada.

Já criei vários tópicos aqui pelo subforum e sempre tive boas respostas e fiquei realmente feliz por saber que a comunidade estava disposta a ajudar sempre que possível, e até isso foi um dos aspectos que me fez optar pela PS3. Parece estúpido? Secalhar.

Ora hoje depois deste meu post (http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=359629&page=4) recebi esta PM:

A qual eu respondi positivamente, pensei, "Porque não?". Não vi nada de mal nisso. Troquei msn, e a conversa seguio naturalmente.

Expliquei que era novo e que o user ia ter de me explicar tudo pois eu não sabia como proceder à troca (otário que eu sou...). Criei uma conta com os dados dele, ele fez o mesmo... e seguimos.

As coisas começaram a correr mal quando vi que não conseguia fazer download do jogo dele. Ele explicou-me que achava isso estranho etc (tenho os logs da conversa). Eu comecei a perceber que ele provavelmente já tinha dado a conta dele a mais gente e eu ia-me lixar e bem.

Mas não, não ia só berrar o jogo que ele supostamente me ia deixar fazer o download... vi as notificações de email, e aí tive um choque. 14 compras efectuadas na PSN!. De tudo, jogos no valor de 35€ etc. Imaginem o rombo que não foi.

Tratei logo de cancelar o cartão, sim, porque não sei que dados ele teve acesso quando entrou com a minha conta, nem sei se terá feito mais compras para além das que fez na PSN (aqui uma pergunta, é possível ele ter acesso aos dados do cartão e ter feito compras noutro local da internet? Ou seja, ele com os dados que teve acesso tinha acesso ao numero e aos 3 digitos de segurança do meu cartão?)

Acontece a toda a gente, vejo histórias disto e daquilo aí espalhadas, mas nunca pensei que ia ter o azar de encontrar um filho da p*** que me fosse lixar desta maneira.

Anda aqui uma pessoa a trabalhar um mês (e por coincidência fiquei desempregado o mês passado) para um puto (nem sei a idade dele) me passar a perna desta maneira.

Ora, tenho os dados todos, o fórum acredito que tenha os ip's dele etc... as minhas dúvidas agora são.

1) Haverá forma de ver o dinheiro de volta através do meu banco?

2) Fazer queixa. A polícia posteriormente poderá ter acesso aos dados dele, tenho email, o fórum acredito que forçado pela polícia forneça o IP e a partir daí é só chegar a casa dele e trata-se de tudo.

3) O Suporte da sony adiantará de alguma coisa? Alguém sabe um número de telefone para o qual se deva ligar?

Estou aberto a sugestões para a resolução do problema.

Só não se esqueçam... o que me disserem a mim, o burlão também irá ler. Por isso o que acharem que me devem dizer que ele não deva ler, mandem PM por favor.

Desde já muito obrigado.

EDIT: Contas feitas - Roubo no total de 185€

Só parou porque entretanto descobri e mudei a password. Se não tinha continuado

Última edição pelo moderador: 24 de Setembro de 2010
  2. moutf1z

moutf1z What is folding?

não te posso ajudar pois nao percebo nada da PSN.. sry :\

a melhor sorte para ti

3. Skyflier

Skyflier Power Member

É assim primeiro reporta o user á administração do fórum na primeira secção "contacte o staff", depois quanto a PSN, eles não te devolvem o dinheiro mas o que podes fazer e com a colaboração da Zwame é obrigar o user a devolver-te o dinheiro das compras que fez. Se não o fizer eu sugiro que avances para as autoridades.

Guarda todas as PM's entre vocês para comprovares o pacto que fizeram para que ele não possa contrariar o que foi acordado como forma de escapar.

4. Aenima_pt

Aenima_pt What is folding?

A coisa está negra para o teu lado. A única coisa que vejo que possas fazer é telefonar para a assistência técnica da Sony o mais rapido possivel a explicar a situação para ver se eles te devolvem o dinheiro, o que duvido, mas nunca se sabe.

1ª coisa que deverias ter tido atenção, era ter apagado toda a informação do cartão de credito, antes de partilhares a tua conta.

Se usasses MBNet, evitarias estas coisas, pois com o MBNet poderias criar cartões de credito virtuais com um limite de euros, por exemplo criavas um cartão de 11€ para por 10€ na conta, e compravas algo dentro desse valor, esse user já não conseguiria fazer mais nenhuma compra pois terias de criar um novo cartão virtual com o MBNet.

Aconselho a todos, mesmo que tenham cartões de credito, a usarem MBNet, pois para coisas na internet é muito mais seguro e evita este tipo de coisas.

Boa sorte para ti.

5. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Boas

Da nossa parte pouco podemos fazer, o máximo que podemos fazer é inicialmente tentar mediar a situação entre ti e o utilizador e se isso não funcionar banir o utilizador e qualquer possível conta que ele utilize de forma a evitar mais burlas no futuro.

Foi precisamente devido à forma como essa partilha na compra de jogos é feita que nós proibimos que isso fosse feito na parte pública do fórum e aconselhamos os utilizadores que apenas fizessem essa partilha de compras com pessoas em quem confiassem.

Eu também já fui burlado aqui no fórum e acredita que sei pelo que estás a passar.

No entanto agradecia que fizesses o seguinte

Por favor abre um tópico no fórum de contacte o staff com os detalhes todos acerca da transacção e reporta as PM's trocadas entre ti e o utilizador em questão.

O report das PM's vei servir para ficarmos com uma janela temporal e quando a justiça nos vier pedir os dados do utilizador termos algo de concreto para lhes dar.

Entretanto espero que o pessoal da Sony te consiga dar uma mão, se nada mais funcionar tenta utilizar o argumento de poderes devolver uma compra nos primeiros 15 dias, já que se trata de uma compra online pode ser que funcione, mas se tiver o disclaimer do este artigo não tem direito a re-embolso não sei até que ponto será viável.

6. Djrds

Djrds Banido

E emprestas assim uma conta com todos os dados do cartão de crédito!?
    :|

7. Sox

Sox Power Member

Aqui vai a explicação e tudo ao pormenor.

Tenho a PS3 à 2 semanas (nem isso) e sou novo nestas coisas de video jogos. Vejam-me como alguém que descobriu agora um novo mundo. Não sei dos hábitos, técnicas, users, não conhece a comunidade, nada.

Já criei vários tópicos aqui pelo subforum e sempre tive boas respostas e fiquei realmente feliz por saber que a comunidade estava disposta a ajudar sempre que possível, e até isso foi um dos aspectos que me fez optar pela PS3. Parece estúpido? Secalhar.

Ora hoje depois deste meu post (http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=359629&page=4) recebi esta PM:

A qual eu respondi positivamente, pensei, "Porque não?". Não vi nada de mal nisso. Troquei msn, e a conversa seguio naturalmente.

Expliquei que era novo e que o user ia ter de me explicar tudo pois eu não sabia como proceder à troca (otário que eu sou...). Criei uma conta com os dados dele, ele fez o mesmo... e seguimos.

As coisas começaram a correr mal quando vi que não conseguia fazer download do jogo dele. Ele explicou-me que achava isso estranho etc (tenho os logs da conversa). Eu comecei a perceber que ele provavelmente já tinha dado a conta dele a mais gente e eu ia-me lixar e bem.

Mas não, não ia só berrar o jogo que ele supostamente me ia deixar fazer o download... vi as notificações de email, e aí tive um choque. 14 compras efectuadas na PSN!. De tudo, jogos no valor de 35€ etc. Imaginem o rombo que não foi.

Tratei logo de cancelar o cartão, sim, porque não sei que dados ele teve acesso quando entrou com a minha conta, nem sei se terá feito mais compras para além das que fez na PSN (aqui uma pergunta, é possível ele ter acesso aos dados do cartão e ter feito compras noutro local da internet? Ou seja, ele com os dados que teve acesso tinha acesso ao numero e aos 3 digitos de segurança do meu cartão?)

Acontece a toda a gente, vejo histórias disto e daquilo aí espalhadas, mas nunca pensei que ia ter o azar de encontrar um filho da p*** que me fosse lixar desta maneira.

Anda aqui uma pessoa a trabalhar um mês (e por coincidência fiquei desempregado o mês passado) para um puto (nem sei a idade dele) me passar a perna desta maneira.

Ora, tenho os dados todos, o fórum acredito que tenha os ip's dele etc... as minhas dúvidas agora são.

1) Haverá forma de ver o dinheiro de volta através do meu banco?

2) Fazer queixa. A polícia posteriormente poderá ter acesso aos dados dele, tenho email, o fórum acredito que forçado pela polícia forneça o IP e a partir daí é só chegar a casa dele e trata-se de tudo.

3) O Suporte da sony adiantará de alguma coisa? Alguém sabe um número de telefone para o qual se deva ligar?

Estou aberto a sugestões para a resolução do problema.

Só não se esqueçam... o que me disserem a mim, o burlão também irá ler. Por isso o que acharem que me devem dizer que ele não deva ler, mandem PM por favor.

Desde já muito obrigado

EDIT: Vou colocar estas infos no primeiro post

8. Sox

Sox Power Member

Eu fiz uma compra na internet, coloquei os dados, recebi o produto. Não pensei (já disse, foi a primeira vez que usei e fiz uma compra pela PSN) que esses dados ficassem lá registrados.

Eu já sei que fui grande otário! Não me desculpo a mim mesmo sequer, agora... este teu post não me vai ajudar muito nem me vai ajudar hoje a dormir descansado a saber que dia 9 do próximo mês vou ter mais de crédito para pagar do que de subsídio de desemprego!

9. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Boas

Não é uma questão de ser forçado, nós temos a responsabilidade de manter a privacidade dos dados dos nossos utilizadores (podes ver isso na nossa política de privacidade) pelo que apenas podem ser fornecidos às autoridades mediante a apresentação de um mandato judicial.

Acredita que este tipo de situação me irrita acima de tudo mas a lei é a lei

Lê o meu post acima sff

Melhores Cumprimentos

10. Sox

Sox Power Member

Sim, obrigado desde já pela rápida resposta. Eu sei, e longe de mim estar sequer a questionar o funcionamento do fórum, sei e percebo perfeitamente que só possam divulgar esses dados através de um mandato judicial. Isso é lógico e fácil de aceitar.

Vou amanha ao meu banco, mal ele abra, ver o que se pode fazer. Vou também ligar para as linhas da sony para ver o que eles me dizem.

Agora mais calmo já consigo pensar um pouco melhor. Como nunca fui utilizador, não sabia se estas práticas eram ou não "aceitáveis" ou que riscos acarretavam. Realmente... no que me fui meter.

Pela experiência que terão... haverá forma de ter o meu dinheiro de volta? =X

11. ROODAS

ROODAS Power Member

duvido muito que a sony faça alguma cena porque eles nao aceitam devoluções nem nada dessas cenas atraves da store...

mas acho que mesmo assim devias tentar ligar pa la

edit: Contact Center (tle. 707232310), de segunda a sexta, das 10h00 às 22h00, e sábados e feriados, das 10h00 às 18h00.

12. ruiadf

ruiadf Power Member

Eu não percebo nada de PSN. Mas o cartões de credito normalmente tem um seguro para essas situações.
    Para todos os efeitos "ele" apoderou-se dos dados do cartão de formal ilícita como tal entra em contacto com o banco para ver o que eles podem fazer...

13. fox_on_fire

fox_on_fire Power Member

Bem! Situacao bem complicada!

Vamos por partes, acima de tudo nao estas isento de responsabilidades, pois os dados da conta so se facultam a pessoas de extrema confianca!

Quanto a parte legal da coisa!

Se entretanto nao resolveres as coisas com o utilizador em questao, so te resta mesmo a via judicial, no entanto o enquandramento legal e complicado, no entanto penso que estamos perante um crime de abuso de confianca e burla simples de forma consumada!

Ora o que tens a fazer de imediato e o seguinte:

Amanha bem cedo, agarra em todos os documentos que comprovem o que dizes e apresenta queixa na esquadra da tua area de residencia!

Depois na posse do auto, desloca-te ao teu banco, e pergunta os procedimentos para efectuares um "chageback" de todos os pagamentos feitos de forma abusiva (Desta forma consegues reverter os pagamentos efectuados pelo cartao de credito) nao vas na conversa do "ah e tal isso nao e possivel" acredita que e, e e um procedimento perfeitamente legal, so nao tenho a certeza se para o fazeres precisas da queixa ja formalizada mas julgo que nao! Caso seja preciso ja vais prevenido!

Desta forma recuperas o dinheiro, e deixas o artista em maus lencois bem como a bracos com um problema judicial, que ate pode nao dar em nada, mas das dores de cabeca ele nao se livra!

Se precisares de algum esclarecimento extra avisa!

Sorry a falta de acentuacao mas estou a usar um portatil com layout ingles!

14. Aenima_pt

Aenima_pt What is folding?

O cartão de credito na tua conta da PSN fica com alguns números censurados, mesmo por razões de segurança, por isso ele não deve poder usar o cartão em mais lado nenhum, mas de qq maneira fizeste bem em cancelar o cartão.

Linha telefónica de Assistência Técnica Sony PLAYSTATION - nº 707232310

Liga já amanhã para a assistência técnica, explica a situação e fornece o PSN ID do burlão a ver se eles podem fazer alguma coisa.

15. Sox

Sox Power Member

fox_on_fire, o teu post foi de uma enorme ajuda! Não sabes como fiquei mais calmo depois de o ler. Vou fazer tal e qual acabaste de dizer, amanha às 8h estou a levantar-me para ir ao banco.

Eu sei que eu não estou livre de responsabílidades, como já referi, não me perdoo a mim próprio ter sido tão ingéniu

Aenima_pt e roodas, sim vou ligar amanha a ver o que eles podem fazer. Obrigado pelo número

Obrigado a todos, mais posts são bem vindos.

Última edição: 22 de Junho de 2009
  16. Rodolfo Pereira

Rodolfo Pereira 1st Folding then Sex

re

Este menino burlão já é conhecido da minha pessoa.. adicionou-me no Msn para também partilhar um jogo comprado na PSN. Antes de ser tornado proibido a partilha de jogos da PSN aqui do forum ele lá estava sempre. Como me cheirou a esturro a conversa dele, disse lhe que nao.

Sinceramente acho que devias descobrir a morada dele de alguma maneira e ires directamente á fonte do problema, se tiveres essa disponibilidade. Penso que com a idade do espertinho basta uma conversa com os pais do mesmo para resolver as coisas.

A outra opção é a policia. Sinceramente eu não acredito muito na capacidade, disponibilidade e vontade da policia resolver ou tentar resolver uma situação deste género, que para eles pouca importância tem ou mesmo nenhuma. Mas podes e devias tentar.

Espero sinceramente que o user em questao seja banido "for life" e que consigas resolver a situacao e reaver o teu dinheiro, que apesar de pouco, é teu, fruto do teu trabalho e do teu esforço.

Abraço

17. DrJ4h

DrJ4h Power Member

A Sony nao te vai devolver o dinheiro, mas o artista vai concerteza ser obrigado a te indemnizar pelos danos causados. Tens é que levar o caso para a frente...

"Eu sei que eu não estou livre de responsabílidades, como já referi, não me perdoo a mim próprio ter sido tão ingéniu " -> nao te preocupes com isso, foste induzido em erro, alem do mais o artista em causa sabia muito bem o que estava a fazer, nao deixas de ter protecçao judicial por teres sido ingenuo, pois houve dolo por parte do outro user.

Última edição pelo moderador: 22 de Junho de 2009
  18. Sox

Sox Power Member

Obrigado pela resposta. Irei certamente à polícia logo de manhã até para ter o auto comigo.

Estive agora, menos nervoso, a fazer as contas ao rombo. São 185€ de prejuízo. Parece pouco, mas para alguém que acabou de perder o emprego o mês passado, com faculdade, contas e renda para pagar (ah... e a prestação da PS3 e do Plasma) torna as contas do mês que se avizinha bem mais complicado.

Espero que assim seja, obrigado pela resposta, irei utilizar os argumentos que me estão a facultar se caso for necessário para tentar chamar vincar o meu ponto de vista às autoridades (sim, porque como disseram, não estou muito confiante que da parte deles haja algum tipo de preocupação para com o meu caso).

Cumprimentos.

Última edição: 22 de Junho de 2009
  19. DrJ4h

DrJ4h Power Member

Se ele for esperto e homenzinho ele que resolva as coisas a bem e sem envolver policia e bancos e etc, pk senao as coisas podem complicar po lado dele ...

20. Fabio7

Fabio7 Power Member

Como se faz para ver um perfil de um user?
    Ja agora OP, tenho pena do que te aconteceu, é mesmo lamentável. Votos de que tudo se resolva a bem!

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página