1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Burla no OLX

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por rjanelas, 21 de Maio de 2013. (Respostas: 74; Visualizações: 33434)

1. Boa tarde, fui vítima de burla e gostava que me pudessem ajudar. No OLX vi um anúncio de uns ténis Nike Air Force por 55€ e procedi à transferência, e enviei o comprovativo ao vendedor, que de seguida disse que me iria enviar os ténis. Até hoje os ténis nem vê-los e o vendedor deixou de responder e retirou o anúncio. A transferência foi feita no dia 6 de Maio... Os únicos dados que tenho do vendedor é o NIB para qual a transferência foi feita, o e-mail, e o nome do titular do NIB.
    Já pesquisei na net e não encontro nenhum registo de tal nome.
    Peço desculpa pelo incómodo e espero que me possam ajudar, não sei o que fazer
    Muito Obrigado.

P.S - Peço desculpa se estou a postar numa secção indevida, mas não encontrei outra que se adequasse ao assunto.

Última edição: 21 de Maio de 2013
  2. felizol

felizol Power Member

Boas...
    O que tens a fazer é muito simples...vais à Polícia e apresentas queixa. Mas aviso-te já que será muito dificil conseguires reaver o dinheiro. Um amigo meu também foi burlado e nunca mais conseguiu reaver o dinheiro. Embora tenha ido à polícia e eles mandam notificação para o sujeito e tal mas penso que não passa disso. Mas de qualquer forma é o que deves fazer. E já agora nesses sites nunca pagues em adiantado. Das duas uma: ou compras na tua cidade e fazes o negócio em mão ou compras de qualquer lado mas com envio à cobrança por parte do vendedor. Pode-te mandar um tijolo à mesma mas só pagas e ficas logo com a encomenda na mão.
    Espero ter ajudado!
    Cumps!

3. Obrigado pela resposta felizol, mas se eles identificam o sujeito e têm provas (neste caso os e-mails trocados) que ele me levou a fazer a transferência garantido o produto, não podem fazer nada ? Nem ao menos dizerem-me a morada dele ? Sei que fui burro mas já tinha comprado várias coisas e nunca tinha acontecido, para a próxima já sei !
    Obrigado.

4. felizol

felizol Power Member

Isso já não sei bem! Sei que no caso dele o meu amigo tinha a morada dele mas ele morava nos Açores lol! Mas o melhor que tens a fazer é esclareceres-te com a Policia! Eles depois devem informar-te de como se vai desenrolar o processo. Quanto aos emails penso que não pode ser considerado prova porque tu aceitaste a proposta dele e portanto teoricamente não é um roubo...
    Mas o melhor mesmo é ires à PSP!

5. rpedro

rpedro Power Member

ainda ontem e num caso exactamente igual a esse uma mulher foi condenada. a senhora pagou por transferência um carrinho de bebe e do outro lado nunca mais mandaram nada...

6. O vendedor foi condenado ?

7. felizol

felizol Power Member

Pois eu só falei num caso que conhecia... Esse meu amigo não teve sorte mas pode ser que outros tenham...

8. nreigota

nreigota Power Member

Vai ao banco e anula a transferência, se não der, polícia.

9. Por esta hora o dinheiro já caiu na conta, o melhor a fazer é ir à polícia. Mas tenho receio que não considerem como roubo, visto que trocamos apenas uns e-mails a combinar o negócio.. :S

10. xeng64

xeng64 Power Member

O banco não pode fazer nada. Não é considerado roubo mas é burla, apresenta queixa.

11. É o que vou fazer, o mais brevemente possível. O burlão até pode ser considerado inocente, mas é obrigado a vir a tribunal certo ? E aí saberei quem é e onde vive..

12. GadgetsLover

GadgetsLover Power Member

Já existe um tópico para falar sobre burlas, relativamente ao OLX:

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=740736

Quanto à tua situação, a única coisa a fazer é mesmo ires apresentar queixa na polícia, embora ache que te devas mentalizar que já não irás reaver o que quer que seja. Agradece à bela justiça que temos em Portugal...

Nunca mas nunca se deve pagar adiantado a um desconhecido, principalmente quando não há factos que comprovem a honestidade do mesmo. Uma coisa é comprar algo através de sites de leilões que possuem um sistema de feedback, onde nos podemos guiar e constatar a honestidade de quem vende. Outra, é fazer uma transferência para alguém que não conhecemos de lado nenhum, nem sequer temos uma única prova que indique que seja honesto...isso é dar um tiro no próprio pé.

Última edição: 21 de Maio de 2013
  13. boa noite , nao sei se me conseguem ajudar mas aqui , eu tinha um computardor pa vender/troca e no entanto surgiu uma proposta "boa" a meu ver , eu tinha um i5 razoavel onde me ofereceram um core 2 duo ,uma ps3 e um portatil (antigo mas a funcionar) na altura fiz uns testes minimos (como era na rua nao deu pa avaliar melhor a situacao) entao o pc ligava mas como nao tinha monitor nao deu pra ver muito , a ps3 tb ligava mas nao tinha ali nenhuma tv pa ver e o portatil nao tinha bateria . ele levou o i5 a funcionar a 100% e eu qd chego a casa deparei me com os problemas . a ps3 nao lia os jogos , o pc por dentro tava um estado que nem vale a pena comentar e o portatil parecia estar tudo ok ate que a imagem distorceu :s . contactei o comprador sobre esses problemas onde ainda me ameacou e que ate agora nao respondeu a mais nada.ja sei que sou burro ao ponto de ter aceite o negocio e que me mais valia tar quieto . a minha questao é : tendo o email dele e o nº de telemovel e possivel descobrir algo sobre a pessoa ?

desde ja agradeco a ajuda

14. Godinhovsky

Godinhovsky Power Member

não me parece que possas fazer o quer que seja..

15. MisterK

MisterK Power Member

Não ha nada a fazer parece-me , faz-me confusao é o vendedor ter a cara de pau em dar 3 coisas estragadas.

16. poiz é , so qeria msm saber onde ele mora pra ir la buscar o meu computador e devolver lhe o lixo que me deixou !

17. 439mfh

439mfh Power Member

Parece-me que legalmente não podes fazer nada, pois ele pode dizer que te entregou as coisas a funcionar e que inclusive foram testadas por ti na entrega.
    Através do telemovel e do email não conheço como chegar à morada dele, mas pode ser que alguém saiba.
    Com esses dados, tenta estar atento a outros negócios dele na internet e se encontrares, pedes a um amigo para tentar fazer um negócio simulado e deverás conseguir encontrar-te com ele e tentas resolver o assunto a bem.

18. Godinhovsky

Godinhovsky Power Member

e fazias isso como? à força? .. not =/

19. eu sei que legalmente nao posso fazer nada , mas tenho as facturas do computador . sim tenho estado atento a anuncios

20. OnTheNet

OnTheNet Mestre BOINC

E não tem a morada na fatura ?
    Se tiveres alguém que trabalhe na operadora desse numero de telefone pode ser que te arranjem a morada.

Partilhar esta Página