Burla no OLX

rjanelas

Membro
Boa tarde, fui vítima de burla e gostava que me pudessem ajudar. No OLX vi um anúncio de uns ténis Nike Air Force por 55€ e procedi à transferência, e enviei o comprovativo ao vendedor, que de seguida disse que me iria enviar os ténis. Até hoje os ténis nem vê-los e o vendedor deixou de responder e retirou o anúncio. A transferência foi feita no dia 6 de Maio... Os únicos dados que tenho do vendedor é o NIB para qual a transferência foi feita, o e-mail, e o nome do titular do NIB.
Já pesquisei na net e não encontro nenhum registo de tal nome.
Peço desculpa pelo incómodo e espero que me possam ajudar, não sei o que fazer
Muito Obrigado.

P.S - Peço desculpa se estou a postar numa secção indevida, mas não encontrei outra que se adequasse ao assunto.
 
Última edição:
Boas...
O que tens a fazer é muito simples...vais à Polícia e apresentas queixa. Mas aviso-te já que será muito dificil conseguires reaver o dinheiro. Um amigo meu também foi burlado e nunca mais conseguiu reaver o dinheiro. Embora tenha ido à polícia e eles mandam notificação para o sujeito e tal mas penso que não passa disso. Mas de qualquer forma é o que deves fazer. E já agora nesses sites nunca pagues em adiantado. Das duas uma: ou compras na tua cidade e fazes o negócio em mão ou compras de qualquer lado mas com envio à cobrança por parte do vendedor. Pode-te mandar um tijolo à mesma mas só pagas e ficas logo com a encomenda na mão.
Espero ter ajudado!
Cumps!
 
Obrigado pela resposta felizol, mas se eles identificam o sujeito e têm provas (neste caso os e-mails trocados) que ele me levou a fazer a transferência garantido o produto, não podem fazer nada ? Nem ao menos dizerem-me a morada dele ? Sei que fui burro mas já tinha comprado várias coisas e nunca tinha acontecido, para a próxima já sei !
Obrigado.
 
Isso já não sei bem! Sei que no caso dele o meu amigo tinha a morada dele mas ele morava nos Açores lol! Mas o melhor que tens a fazer é esclareceres-te com a Policia! Eles depois devem informar-te de como se vai desenrolar o processo. Quanto aos emails penso que não pode ser considerado prova porque tu aceitaste a proposta dele e portanto teoricamente não é um roubo...
Mas o melhor mesmo é ires à PSP!
 
ainda ontem e num caso exactamente igual a esse uma mulher foi condenada. a senhora pagou por transferência um carrinho de bebe e do outro lado nunca mais mandaram nada...
 
ainda ontem e num caso exactamente igual a esse uma mulher foi condenada. a senhora pagou por transferência um carrinho de bebe e do outro lado nunca mais mandaram nada...

Pois eu só falei num caso que conhecia... Esse meu amigo não teve sorte mas pode ser que outros tenham...
 
Por esta hora o dinheiro já caiu na conta, o melhor a fazer é ir à polícia. Mas tenho receio que não considerem como roubo, visto que trocamos apenas uns e-mails a combinar o negócio.. :S


O banco não pode fazer nada. Não é considerado roubo mas é burla, apresenta queixa.
 
Já existe um tópico para falar sobre burlas, relativamente ao OLX:

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=740736

Quanto à tua situação, a única coisa a fazer é mesmo ires apresentar queixa na polícia, embora ache que te devas mentalizar que já não irás reaver o que quer que seja. Agradece à bela justiça que temos em Portugal...

Nunca mas nunca se deve pagar adiantado a um desconhecido, principalmente quando não há factos que comprovem a honestidade do mesmo. Uma coisa é comprar algo através de sites de leilões que possuem um sistema de feedback, onde nos podemos guiar e constatar a honestidade de quem vende. Outra, é fazer uma transferência para alguém que não conhecemos de lado nenhum, nem sequer temos uma única prova que indique que seja honesto...isso é dar um tiro no próprio pé.
 
Última edição:
boa noite , nao sei se me conseguem ajudar mas aqui , eu tinha um computardor pa vender/troca e no entanto surgiu uma proposta "boa" a meu ver , eu tinha um i5 razoavel onde me ofereceram um core 2 duo ,uma ps3 e um portatil (antigo mas a funcionar) na altura fiz uns testes minimos (como era na rua nao deu pa avaliar melhor a situacao) entao o pc ligava mas como nao tinha monitor nao deu pra ver muito , a ps3 tb ligava mas nao tinha ali nenhuma tv pa ver e o portatil nao tinha bateria . ele levou o i5 a funcionar a 100% e eu qd chego a casa deparei me com os problemas . a ps3 nao lia os jogos , o pc por dentro tava um estado que nem vale a pena comentar e o portatil parecia estar tudo ok ate que a imagem distorceu :s . contactei o comprador sobre esses problemas onde ainda me ameacou e que ate agora nao respondeu a mais nada.ja sei que sou burro ao ponto de ter aceite o negocio e que me mais valia tar quieto . a minha questao é : tendo o email dele e o nº de telemovel e possivel descobrir algo sobre a pessoa ?

desde ja agradeco a ajuda
 
Parece-me que legalmente não podes fazer nada, pois ele pode dizer que te entregou as coisas a funcionar e que inclusive foram testadas por ti na entrega.
Através do telemovel e do email não conheço como chegar à morada dele, mas pode ser que alguém saiba.
Com esses dados, tenta estar atento a outros negócios dele na internet e se encontrares, pedes a um amigo para tentar fazer um negócio simulado e deverás conseguir encontrar-te com ele e tentas resolver o assunto a bem.
 
Back
Topo