Burla - serviço de valor acrescentado não pode ser desactivado

O que está a acontecer é que um jogo ou aplicação com publicidade emite o pop up onde vem essas condições com o desenho da tecla OK. Caso se enganem e carreguem no OK, automaticamente fica subscrito o serviço.

Aconteceu comigo num jogo para crianças quando a minha filha de 4 anos carregou no OK e recebi a mensagem. Para desactivar tinha de ir ligar para o 707 XXX XXX. Até abri o jogo novamente para confirmar e lá estava o pop up. Foi logo de vela.

Na hora fui a uma loja da Vodafone e ligaram para o 707 para desactivar o serviço. A VDF desresponsabilizou-se ao dizer que a gestão da publicidade que aparece nas aplicações não é sua. No entanto tal valor nunca me foi debitado na factura.

Agora dai até ser burla da operadora...
 
aconteceu me ha meses semelhante
na algura recebi sms a indicar a subscrição e como cancelar, pesquizei o numero e validei e fiz o cancelamento, depois reportei ao operador para ser barrado a possiblidade de adesões(tinha feito portabilidade recentemente).
Pelo que percebi, aquela adesao, foi feita com publicidade mas so é ativa quando se esta a usar o 3g ou 4g, por wifi não era ativo.
e como fui eu, tenho a certeza que nao aceitei condiçoes nenhumas nem em lado nenhum aparecia valores, era apenas publicidade que aparecia na frente da pagina e que ocupa quase o ecra todo logo não é obrigatorio clicar em nada de especial ou aceitar o que esta errado e deve prejudicar muita gente, mas é daquelas coisas onde nunca ninguem protege os mais fracos...
rapidamente foi resolvido e ate tenho ideia que devolveram o montante.
 
O que está a acontecer é que um jogo ou aplicação com publicidade emite o pop up onde vem essas condições com o desenho da tecla OK. Caso se enganem e carreguem no OK, automaticamente fica subscrito o serviço.
(...)
Agora dai até ser burla da operadora...

Se leste bem o que escrevi , o tlm em questão não é um smartphone , não tem net nem browser, e não recebeu nenhum sms para confirmar a adesão a nenhum sva.

Tanto pelo 16912 como na loja , não me sabem dizer que serviço em concreto é este, pelo qual a Vodafone me quer cobrar dinheiro.

No site diz que a mobibox tem os seus serviços disponiveis para os clientes da Vodafone, portanto de alguma forma a vodafone concordou com esta forma de actuação desta empresa e também recebe o seu "quinhão" do roubo...
 
lembro me de uma situação igual com um amigo, telemovel simples daqueles nokias antigos e tinha subscrito um serviço dum portal qualquer que debitava uns 2€ por semana
tive de o ajudar e mesmo assim demoramos uns 3 ou 4 meses a resolver, no entanto a vodafone sempre efetuou os creditos
 
Mais um roubado pela vodafone!!! tenho yorn X1Gb e ativaram do nada um serviço "Mobibox" (Não carreguei em nada em usei nenhuma app anormal), ativaram-me ao mesmo tempo o secure net (que coincidência....) e dizem que fui eu que cliquei num anuncio blablabla e não me fizeram credito dos 10€ de saldo roubados em 2 semanas....
 
Digo isto porque há algum tempo na brincadeira com os colegas de trabalho colocamos o numero de telemóvel do chefe nesses pop-ups de sites de adultos e ele recebeu várias mensagens com o texto para autorizar a subscrição.
Nunca ficou nada activo.
Sim, isso é verdade...também uma das minhas herdeiras há uns anos "acidentalmente ou por inocência"sobrescreveu no seu telemóvel um desses serviços que tinha na altura o nome de "jamba(penso que era assim o seu nome)"....resultado...começaram a descontar saldo samanalmente.......telefonema para a vodafone e,eis que descobrimos esses gatunos e oportunistas....La tivemos que telefonar ou mandar um código não sei para onde, para o desactivar.
O teu chefe no exemplo que dás foi um sortudo(ou foram vocês sortudos),ja que os pop-ups que recebeu ainda é de empresas que cumprem as regras e so activa se alguém confirmar a dita subscrição.
No meu caso e de outras pessoas que ja vi relatos por esta net fora,o serviço foi subscrito associado ao meu cartão que se encontra dentro do router e de lá nunca saiu,nem nunca teve acesso a um teclado para confirmar tal subscrição.
Mais grave ainda...apos perceber o que aconteceu fui aceder á pagina interna do router e não tenho qualquer registo nas sms da tal sms enviada para o Egipto....ou seja...alguém por esse mundo fora introduziu o numero do cartão que esta e sempre esteve dentro do router e debitou na minha conta associada ao numero.



Claro está que me saltou logo a tampa....telefonei para o SAP da VDF.Deram-me um numero 800 xxx xxx para eu ligar para lá a desactivar não sei o quê,ou seja não resolveram nada.Claro que a tampa saltou....pensa...pensa...fui directamente á loja da VDF no Porto ja com ideia de escrever no livro vermelho.E como não ando neste mundo da tecnologia há dois dias ja tinha ponderado fazer denuncia de fraude com consentimento da operadora para diversos organismos.

Só para terminar,e que pode ser util a que tenha o 4G fixo,tenho a relatar que a VDF assumiu(com alguma reticencia)a despesa desse tal serviço.Tanto na loja como na chamada do departamento da qualidade...foi positivo

Isto é só parte da novela que acabou bem,mas perdi alguns tempo e KMS,dado que temos entidades reguladoras,legisladores e autoridades judicias que são inúteis porque o que me aconteceu É FRAUDE e o mais grave é que tenho um feeling que tem o consentimento dos operadores.
 
À minha irmã já aconteceu acidentalmente esta situação duas vezes.
Tenho 4 numeros na conta e tenho os sva's bloqueados em todos.
Acontece que a vodafone não considera estes serviços como serviços de valor acrescentado e não bloqueia.
De nenhuma das vezes a minha irmã recebe sms para confirmar que quer aderir, apenas recebe sms a dizer que a subscrição foi feita.
Segundo o que ela refere ao estar num site abre uma janela de publicidade e que ao fechar aquilo subscreve automaticamente.

Já me passei com a vodafone por causa disso, de momento aguardo o término da fidelização para mudarmos para o meo (que além de permitir o bloqueio a isto permite o barramento da extramensalidade coisa que a vodafone não permite qualquer barramento a comunicações não incluidas no pacote).
 
Eu publiquei isto hoje no fórum da vodafone e quero ver o que me respondem amanhã

"Aconteceu o mesmo problema e ligando para o 800911234 dá para desactivar mas a vodafone diz que não tem controlo sobre empresas exteriores e que os mesmos podem voltar a activar o serviço? Eu sou cliente vodafone e a vodafone diz que não tem controlo sobre a sua rede? o cliente recebe uma sms a dizer que aderiu um serviço sem o mesmo ter consentimento do mesmo? Mas que política é esta de proteção dos clientes existe? Cada vez mais vontade tenho de desistir desta rede que nada beneficia os seus clientes.

Indo ao site na ANACOM temos isto escrito:

Decreto-Lei n.º 177/99, de 21 de maio Artigo 9.º-A
Condições de prestação dos serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem

  1. d) O pedido de confirmação da solicitação do serviço.
Eu não recebi nenhuma mensagem de confirmação... já mandei cancelar o serviço mas agora quero o dinheiro de volta..."


Que isto é uma roubalheira lá isso é.
 
Mais um roubado pela vodafone!!! tenho yorn X1Gb e ativaram do nada um serviço "Mobibox" (Não carreguei em nada em usei nenhuma app anormal), ativaram-me ao mesmo tempo o secure net (que coincidência....) e dizem que fui eu que cliquei num anuncio blablabla e não me fizeram credito dos 10€ de saldo roubados em 2 semanas....
O secure net e um anti virus da vodafone? Isso ja e diferente..mas essas coisas podem se accionar numa area de clientes ou assim? Pode ter sido um lapso.
Epa..em relacao a ao mobibox..as pessoas tem de perceber que nao e possivel aceder remotamente e activar esses mesmos servicos.

As operadoras fazem muita maravilha mas os clientes tambem tem de ter a nocao que sao responsaveis pela gerencia do seu servico , nomeadamente tudo o que fazem nos seus equipamentos.
O meu carro e a gasoleo , se for a bomba enganar me e por gasolina nao vou para o entreposto reclamar porque me enganei e devia tambem andar a gasolina.
 
Acho que não percebeste, eu NÃO ativei o serviço, ele vem pré ativado quando adquires um cartão, mas eu já tenho o meu cartão á 3 anos e foi desativado logo no inicio..... ou seja a vodafone ativa o que quer e rouba quem quer.....
 
O secure net e um anti virus da vodafone? Isso ja e diferente..mas essas coisas podem se accionar numa area de clientes ou assim? Pode ter sido um lapso.
Epa..em relacao a ao mobibox..as pessoas tem de perceber que nao e possivel aceder remotamente e activar esses mesmos servicos.

As operadoras fazem muita maravilha mas os clientes tambem tem de ter a nocao que sao responsaveis pela gerencia do seu servico , nomeadamente tudo o que fazem nos seus equipamentos.
O meu carro e a gasoleo , se for a bomba enganar me e por gasolina nao vou para o entreposto reclamar porque me enganei e devia tambem andar a gasolina.

Se fores ao entreposto e ele te puser gasolina em vez de gasóleo? Não reclamas?

O problema não é esse, por lei qualquer subscrição de qualquer coisa que queiras aderir por telemóvel tens de enviar uma mensagem de confirmação que queres o serviço. De tal forma se fores a uma pagina de pop up que ganhas-te um iphone insere o número 4 euros por semana se meteres um número qualquer depois tens de meter o pin que foi enviado para esse telemóvel senão isto era uma baldaria.
O que acontece agora é que ao navegares no telemóvel aparece publicidade em que clicas num video por exemplo e automaticamente recebes uma sms a dizer que sub escreveste, pelo que pesquisei há uma mensagem de confirmação não por sms mas por pop up que não chegas a ver que fica oculta e é aqui que as pessoas são roubadas e burladas tanto pela operadora que deixa como por estes serviços de ganancia por facturar. Se acontecer a 1 milhão de pessoas são 4 milhões sem fazer nada...

#Calimero123 - Pelo que percebi só a meo bloqueia o valor acrescentado. A vodafone diz que bloqueia mas há imensas pessoas a queixarem se do mesmo. (A vodafone tem interesse que as pessoas caem neste engodo que é mais dinheiro que cai sem fazerem nada)
 
Última edição:
Pois isso seu eu.... mas eu mandei bloquear os serviços de valor acrescentado e já recebi sms a dizer que estão bloqueados, agora vamos lá ver como se portam porque é próxima merd@ que eles façam vou direitinho para o moche.....
 
Pois isso seu eu.... mas eu mandei bloquear os serviços de valor acrescentado e já recebi sms a dizer que estão bloqueados, agora vamos lá ver como se portam porque é próxima merd@ que eles façam vou direitinho para o moche.....
Já consegui que me dessem o dinheiro. A brincadeira é que eles consideram estas empresas externas que não são de valor acrescentado... Ou seja se navegares muito pelo telemóvel está preparado que pode calhar. Foi preciso a Assistente. Me dizer que são tudo a mesma coisa mas que para a Vodafone são exteriores... Mas por ironia quem me devolveu o dinheiro foi a Vodafone... Afinal é uma empresa externa mas a Vodafone até tem controlo do dinheiro que sai... Mas dá ideia que não... O melhor mesmo é mudar para a rede que te deixa bloquear tudo e neste momento julgo que só a meo deixa.
 
O mobibox foi o que foi ativo pela minha filha num pop up de um jogo. Não foi obra da VDF. O mesmo aconteceu à filha de um amigo meu que jogava o mesmo jogo na MEO.
 
O mobibox foi o que foi ativo pela minha filha num pop up de um jogo. Não foi obra da VDF. O mesmo aconteceu à filha de um amigo meu que jogava o mesmo jogo na MEO.

Eu nem o pop up vi.
Na loja gozaram comigo que tinha clicado, no apoio a cliente acho que a senhora me percebeu e me deu razão.
A Vodafone separa os serviços se cancelarem serviços de valor acrescentado não abrange tudo. Pelo que LI se activarem isto no Meo desactiva tudo relacionado com valores apresentados... Agora se dá jeito às operadoras que não esteja desactivado claro que sim.
Digamos porque motivo não temos de responder com uma sms de confirmação? isto só está feito assim para que as pessoas se enganem, é um engodo.
 
Estranho. Isso já me aconteceu com um serviço manhoso que me estava a cobrar 2 euros por semana sem ser eu a activar, liguei para a vodafone e desactivaram-me o serviço...
 
Já me aconteceu ter ativo um serviço de pornografia e nem sequer saber... só reparei porque o dinheiro foi removido!

Mandei email à Vodafone e eles disseram que o serviço tinha sido ativado e que era um serviço de pornografia. Pedi-lhes para desativar porque não fazia a mínima ideia de que raio de serviço era e nem tão pouco o nome!
Conclusão:
Desativaram o serviço e devolveram-me o dinheiro.

Até hoje não sei que serviço era!
 
Já me aconteceu ter ativo um serviço de pornografia e nem sequer saber... só reparei porque o dinheiro foi removido!

Mandei email à Vodafone e eles disseram que o serviço tinha sido ativado e que era um serviço de pornografia. Pedi-lhes para desativar porque não fazia a mínima ideia de que raio de serviço era e nem tão pouco o nome!
Conclusão:
Desativaram o serviço e devolveram-me o dinheiro.

Até hoje não sei que serviço era!

Para que email reclamaste?
 
Back
Topo