Burned 9800pro

dA_PhReAk

Power Member
Tinha a minha placa 9800pro montada a uns dias quando de repente a imagem fica preta. Nunca mais deu imagem nem o pc entrava no windows (nao se ouvia o som de entrada). Tirei o cooler, os ramsinks, verifiquei a placa e enviei a placa para rma. Nao foi aceite porque tinha um componente queimado, e uma coisa bastante pequena que se ve bastante bem nas imagens.. Alguem me sabe explicar o que é isto? Para que serve? E como pode isto ter acontecido?
Já que estes milimetros custaram me uma placa nova...


Localização do componente noutra 9800pro:
 
Última edição:
explica me isso melhor sff :P e que a minha area nao cobre nada de informatica nem electricidade =)

Nunca aumentei a voltagem a placa. Apenas a frequencia de agp um bocadinho acho eu... seria isso? da para arranjar?
 
podes sempre tentar esgravatar aí um bocadinho, sacar esse componente, e substituir por um de especificações semelhantes.
sinceramente, não sei o que isso possa ser. pode ser um condensador, uma bobine, uma resistencia, n sei. mas pelas especificações chega-se la.
contudo, duvido muito que tenhas sucesso, porque normalmente, quando eles se queimam a esse nivel, normalmente levam outras coisas atrás... pelo menos as que estão directamente ligadas.
 
??? O que me disseram da loja foi que nao aceitavam pq o componente estava visivelmente queimado e danificado.

e nas condicoes de garantia diz o seguinte como condicao de aceitacao de rma:
Produto não tem componentes (chips) queimados e/ou pistas queimadas ou cortadas.
 
Então mas ele queimou sozinho ! Não andaste lá tu de maçarico... Ora k raio de desculpa !

Eu tive uma board que ao 2º dia pegou fogo e a loja desfez-me em mil desculpas por não me ter lixado mais nada no PC... E claro deram-me uma logo NA HORA !
 
dA_PhReAk disse:
entao estao a dizer que fui enganado?

Assim de repente................... SIM, já parece desculpas à lá NAInformatica, epá se aquilo queimou sozinho, que culpa tens tu......... a loja que mande para o fabricante e eles lá dirão se a placa pode ser trocada.
 
por acaso foi na *****... tenho-os em boa consideracao, mas se me estao a tentar enganar nao volto a comprar la mais nada... vou lhe mandar um mail e tentar resolver o assunto. Obrigado a todos pela ajuda ..

So mais uma coisa, para ter a certeza que tenho razao ao ir la chatea-los a loja se for preciso... um componente destes nao se queima por fazer overclock (420/375 senao me engano) nunca puxei muito por ela. Nem por aumentar a frequencia de agp muito pouco... acho que esta board aumenta a frequencia de agp quando se aumenta o fsb nao e? mas na altura que ela queimou tinha o fsb em default!!
 
Última edição:
Apesar de eu tb gostar da loja, já tinha ouvido relatos de alguns RMA's "estranhos" até eu tive um mas penso k terá sido mais distracção minha que culpa da loja...
 
Ui, isso ai a volta esta tudo torrado. Tanto componentes como sub camadas. Essa já nao se levanta.
Se estiver na garantia a loja tem de mandar para reparacao.
 
ya e mesmo so este componente... nao encontro mais nada so mesmo a mancha a volta dele...

Se nao da para des-soldar == nao tem arranjo se nao me derem RMA n e?... bahhh
 
Então, mas tinha overclock ou não?

Se estavas em overclock e ela fez *puff* a garantia não cobre isso.

Quando nos metemos a mexer nas coisas (muitas vezes sem sabermos), temos que contar com as consequências. Agora não venham dizer para aqui que a culpa é da loja por não fazer RMA's e etc. Muito provavelmente, por causa de situações de overclock ou má utilização do material as lojas/fornecedores/marcas já andam queimadas com o assunto, o que faz com que pessoal que não faz overclock seja prejudicado nos RMA's quando o material se avaria -mesmo sozinho-.

*Edit* Da_Phreak, não leves este meu post a mal, é a minha opinião sobre o assunto e já tinha pensado na sua discussão aqui no fórum mas nunca cheguei a abrir uma thread para ele. Talvez o faça agora :).
 
Última edição:
A unica modificacao que ela tinha e que estava a 420/375 com artic cooler e ramsinks... Agp frequency @ default. NUNCA puxei muito pela placa, ja que os benificios disso nao cobrem os maleficios, sim porque o dinheiro nao nasce nas arvores. O overclock que eu tinha, muita gente ate fazia mais com stock cooler e sem ramsinks.

Este overclock faz com que aquele componente se queime? porque?
(BTW overclock "leve" sem aumentar voltagens e afins nao quebra a garantia pois nao? existem inclusive placas que da para fazer overclock nos drivers que veem de origem.)

Usar a placa é dar-lhe má utilização? por favor elucida-me... ;)

*Edit em resposta ao Edit* nao levo a mal, e nao gosto de implicar com pessoas que estao a fazer aquilo que e o seu trabalho, por isso e que me quero informar bem de que componente e este e tentar perceber como e possivel queima-lo. O que quero dizer é que, se a culpa for minha nao vou fingir que nao vejo, mas conformar me que perdi 100€.. mas enquanto achar que nao foi....
 
Última edição:
da_phreak pah mesmo k o overclock fosse de 1Ghz em cada componente... Desde k n involva modificações fisicas a loja cobre a garantia... NENHUM componente pega fogo por causa de overclock sem alterarmos as voltagens...
 
God_Lx disse:
da_phreak pah mesmo k o overclock fosse de 1Ghz em cada componente... Desde k n involva modificações fisicas a loja cobre a garantia... NENHUM componente pega fogo por causa de overclock sem alterarmos as voltagens...


Não bem assim, podes danificar os componentes so por mudares a frequencia.

Vai a loja e fala com eles. Eu fui a Nuno-Candeias (devo ser o unico mas so posso dizer mal do pessoal "especializado" que la trabalha excepto o Candeias que me atorou muito) para me porem um coller numa GF4 440 para não me tirem a garantia. Como o coller não cabia, forçaram um condessador. nada de especial, akele condensador era so o que estava na linha de alimentação ao core, fora outras muitas histórias. Esta historia toda para tu falares com eles para eles ficarem a ver que sabes do que falas, mas primeiro informa-te do que vai fazer, pq RMA é garantido.

[[]]
Cenourinh@
 
Back
Topo