Bytes e bits

pformigo

Power Member
Boas,

Tenho andado com umas duvidas que espero resolver:

Aprendi nos meus tempos de escola que:

1 Byte = 8 bits

1 KB(yte) = 1 024 B(yte), logo 8192 bits

1 MB = 1 024 KB = 1 048 576 B, logo 8 388 608 bits.

Logo qundo falamos de velocidade dos ISP: (corrigam se estou errado)

2 Mbps = 2 Mega bits por segundo e não 2 Mega Bytes por segundo

Assim:

o meu ISP (TMN) diz que:

- Em cada comunicação, o volume de dados transmitidos será taxado pelo KB superior. Para efeitos de taxação, considera-se que 1 MB corresponde a 1000 KB e 1 KB corresponde a 1000 Bytes.

Com esta correspondência: o plafond de, por exemplo, 10 GB

10 GB = 10240 MB = 10 485 760= 83 886 080 bits

Aplicando o sistema de correspondência anterior e a base de medição o bit, temos:

10 GB = 10 000 000 Bytes, o que é falso!

Verdade é que: 10 000 000 Bytes são exactamente 9,5367432 MB

Se confirmar estas ideias que tenho, "roubam" cerca de 5% do tráfego e sem falar na taxação pelo KB superior!

Não sou informático por isso corrigam-me se estiver a cometer algum erro!

Cumps
 
Última edição:
O teu raciocínio está correcto. Mas a conversão de GB para Bytes usada pela TMN é usado por todos os outros ISPs acho eu.
Para o utilizador sem os conhecimentos de informática que tu tens não era lógico dizer que 1GB = 1024 MB. É mais fácil apresentar as contas com números redondos apesar de estarem incorrectas.
 
Atenção, está correcto falar em 1 gigabyte=1024 megabytes, quando estamos a falar de capacidades de discos rigidos, cd's, dvd's ... Mas quando falamos em comunicações/redes, informação enviada e recebida, 1 gigabyte são 1000 megabytes.
 
issues disse:
Atenção, está correcto falar em 1 gigabyte=1024 megabytes, quando estamos a falar de capacidades de discos rigidos, cd's, dvd's ... Mas quando falamos em comunicações/redes, informação enviada e recebida, 1 gigabyte são 1000 megabytes.

Olha que não, aquilo que o pformigo disse é o correcto, o facto de 1 byte serem 8 bits não acontece por acaso, 1 byte e´a quantidade minima de 1's e 0's (bits) para armazenares qqer caracter na forma de ascii e isso não muda para 10 apenas pq estão a ser transmitidos :P

Alias se por exemplo fores 'a pagina de consumos da netcabo tens la a tabela de conversão em baixo.

Pagina de consumos da netcabo disse:
Conversão utilizada: 1 GB = 1024 MB 1 MB = 1024 KB 1 KB = 1024 B
Nomenclatura: GB = GigaByte MB = MegaByte KB = KiloByte B = Byte

Isso do transformarem 1000 Megas num Giga é mesmo so para facilitar as contas para quem não percebe boi de informatica e apenas pensa na forma decimal. E sim é uma forma de "roubarem" 5% de trafego.

É pa fala com o teu ISP e pergunta-lhes se é mesmo assim a cena dos 10k Megas ou se eles contabilizam o trafego como deve ser, é que senão eles deveriam mudar a publicidade deles de 10 Gigas de trafego para 10.000 Megas ou seria considerado publicidade enganosa ;)
 
Última edição:
_kossak_ disse:
O teu raciocínio está correcto. Mas a conversão de GB para Bytes usada pela TMN é usado por todos os outros ISPs acho eu.
Para o utilizador sem os conhecimentos de informática que tu tens não era lógico dizer que 1GB = 1024 MB. É mais fácil apresentar as contas com números redondos apesar de estarem incorrectas.

Tenho conhecimento na netcabo. e para eles 1GB=1024MB tal como podem ver em baixo.
netcabo.jpg
 
issues disse:
Atenção, está correcto falar em 1 gigabyte=1024 megabytes, quando estamos a falar de capacidades de discos rigidos
pois, faz conta com isso :P
esse é o exemplo mais clássico do uso do 1 MByte = 1000 Kbytes
até hoje por acaso as comunicações é onde é mais normal ver 1Mbyte = 1024Kbytes

ao poster original, fala com eles, pergunta como é que são as contagens afinal, se disserem que é 10000 Mbytes, diz-lhes para mudarem a publicidade porque isso dá 9,77 Gbytes (10000Mbytes/1024, se começarmos a conversão nos bytes então até mete medo a diferença...)
 
Última edição:
vortex69 disse:
pois, faz conta com isso :P
esse é o exemplo mais clássico do uso do 1 MByte = 1000 Kbytes
até hoje por acaso as comunicações é onde é mais normal ver 1Mbyte = 1024Kbytes

ao poster original, fala com eles, pergunta como é que são as contagens afinal, se disserem que é 10000 Mbytes, diz-lhes para mudarem a publicidade porque isso dá 9,77 Gbytes (10000Mbytes/1024, se começarmos a conversão nos bytes então até mete medo a diferença...)

A conversão começa mesmo nos Bytes, penso eu de que.
S e repararmos nos contadores, a base é sempre bytes. Dai que se fale também nas velocidades em bytes.

No entanto ainda não percebi acerca das velocidades anunciadas:

1 Mega bit por segundo ou 1 Mega Byte por segundo?
 
Acho que cada um faz as conversões com o quer.

Normalmente 1Kbyte = 1024 bytes, mas nos discos usam os 1000 bytes, pelos vistos a TMN usa também isso, possivelmente para facilitar as contas (?). Ja na netcabo eles contam com 1024, e portanto os 4Gb que eu tinha dava pa usar até 4096Mb, 96Mb precisosos em alguns momentos ehe.

Relembro só que 1kbit = 1000 bits :P
 
Back
Topo