c--Ajuda

Filipe_O

Power Member
Boas
Neste momento estou a aprender num curso, os diagramas de classe.Ainda nao começei a fazer praticamente, e eu gostava de exprimentar umas coisinhas em c.Mas nao sei qual o programa a usar.Qual o mais recomendavel?Fiquem Bem e Obrigado
 
Última edição:
sm.........diagrama de classes.acho que vou aplicar isso no C.Se calhar disse uma cena sem sentido,nao?pois, se calhar esta parte do diagrama de classes nao tem nada haver com o que dei do C.quanto ao "emulador", eu enganeime.pensava que os programas que se usam para programar se chamavam emuladores da linguagem de programaçao em questao.eu vou alterar.

Fiquem Bem
 
Arranjas um editor de texto que gostes. Instalas uma distro qualquer de linux. Depois crias um helloworld.c ... pesquisa na net ha mts exemplos.

E dps vais a uma consola e fazes:

>$ gcc -o helloworld helloworld.c
(acho que esta na ordem certa)
 
Em Ubuntu podes usar o gedit ou o kate.

Código:
sudo apt-get install kate

Depois para iniciar o kate

Código:
kate

O gedit já vem instalado. Depois para compilar

Código:
dir directoria_onde_estao_os_ficheiros

Código:
gcc *.c

Não sei se isto funciona, mas em C++ é possível fazer

Código:
g++ *.cpp

Para compilar todos os ficheiros.

Se não funcionar usa o que te disse o greed.

Podes ainda usar um IDE como, por exemplo, o Eclipse.

Em Windows podes usar o Notepad++ para editar o texto e o gcc para compilar (tens de fazer download da versão para Windows). Podes também usar um IDE, como o Dev-C++, Eclipse ou Microsoft Visual Studio
 
sm.........diagrama de classes.acho que vou aplicar isso no C.Se calhar disse uma cena sem sentido,nao?pois, se calhar esta parte do diagrama de classes nao tem nada haver com o que dei do C.quanto ao "emulador", eu enganeime.pensava que os programas que se usam para programar se chamavam emuladores da linguagem de programaçao em questao.eu vou alterar.

Fiquem Bem

Diagramas de classes faz sentido se fores programar em C++. C++ é uma linguagem orientada a objectos pelo que faz sentido teres classes e objectos.

Se fores programar mesmo em C, não existem diagramas de classes dado que C é orientado a funções.

A sintax em C e C++ é parecida. A forma de programar é muito diferente.

Se quiseres começar a programar num IDE em windows, seja C ou C++, sempre tens o VS6 ou o VS.NET. Em linux tens o Eclipse (CDT) ou o netbeans mais recente.

A ideia de começares a programar com um editor de texto em linha de comandos custa mais ao principio mas se seguires programação vais beneficiar com isso porque aprendes na realidade o que é preciso fazer (e que o IDE muitas vezes faz por ti). Como já foi aqui dito, aconselho-te programares em Linux utilizando o gcc e o KATE ;)
 
Então e o DEVC++? É quase uma referência obrigatoria quando se fala de compiladores/IDE's para C.

Para ficares mais esclarecido dá uma boa vista de olhos nisto e nisto. Informação não falta.

Vá, cumps
 
Ja começei com o DEVC++.Alguem me pode esplicar para que serve isto:"system("PAUSE");
return EXIT_SUCCESS;"
Desculpem o off-topic, mas acham que se eu colocar o compilador, na psp, ele funcemina?Fiquem Bem
 
Ja começei com o DEVC++.Alguem me pode esplicar para que serve isto:"system("PAUSE");
return EXIT_SUCCESS;"
Desculpem o off-topic, mas acham que se eu colocar o compilador, na psp, ele funcemina?Fiquem Bem
Isso serve para que o programa seja pausado até carregar numa tecla e depois termina indicando ao sistema operativo que correu sem problemas.

E não funciona na PSP.
 
"expected init-declarator before "Cout" "
Apareçeu-me isto, depois de eu compilar, e apanhou.me de surpresa, pois nos programas que fazia no papel(no curso), eram exatamente igual ao que pus (Cout << "olá!"; ).Já tentei mudar muitas vezes, mas nao consiguo resolver o problema.Vou continuar a tentar.Ei de conseguir!
Obrigado e Fiquem Bem
 
"expected init-declarator before "Cout" "
Apareçeu-me isto, depois de eu compilar, e apanhou.me de surpresa, pois nos programas que fazia no papel(no curso), eram exatamente igual ao que pus (Cout << "olá!"; ).Já tentei mudar muitas vezes, mas nao consiguo resolver o problema.Vou continuar a tentar.Ei de conseguir!
Obrigado e Fiquem Bem
Não é "Cout". É "cout". ;)
 
"expected init-declarator before "Cout" "
Apareçeu-me isto, depois de eu compilar, e apanhou.me de surpresa, pois nos programas que fazia no papel(no curso), eram exatamente igual ao que pus (Cout << "olá!"; ).Já tentei mudar muitas vezes, mas nao consiguo resolver o problema.Vou continuar a tentar.Ei de conseguir!
Obrigado e Fiquem Bem

Mais uma coisa. Quando usas o cout, tens de usar desta forma:

std::cout << "Qualquer coisa";

ou então, depois de incluires os headers fazes:

using namespace std;

Mas o teu problema parece-me estar a acontecer por escreveres Cout em vez de cout. O compilador não consegue encontrar Cout em nenhuma das bibliotecas incluidas, por isso vai à procura de alguma função por ti criada com esse nome. Como não encontra, dá erro, indicando que esperava um declarador antes de Cout, ou seja, uma indicação de onde está armazenada a função Cout.

Vá, cumps
 
Agora depois de fazer o "std::", dá-me exatamente o mesmo erro, mas ao invés de ser "...init-declarator before "cout", é: "6 C:\Documents and Settings\My Documents\Dev-CppPortable\App\devcpp\main.cpp expected init-declarator before "std" ".Mas obrigado na mesma:);)

Fiquem Bem
 
Última edição:
Agora depois de fazer o "std::", dá-me exatamente o mesmo erro, mas ao invés de ser "...init-declarator before "cout", é: "6 C:\Documents and Settings\My Documents\Dev-CppPortable\App\devcpp\main.cpp expected init-declarator before "std" ".Mas obrigado na mesma:);)

Fiquem Bem

Antes de mais, e como sugeriu o Baderous, posta aqui o teu código. Mas acho que o teu problema é não estares a incluir o header <iostream>. No princípio do teu código, tens escrito "#include <iostream>"? Se não, então não esperes resultados.

Vá, cumps
 
Código:
#include <iostream>
using namespace std;
main()
{
 int main(int argc, char *argv[])  
     cout << "olá mundo";
     system("PAUSE");
     return EXIT_SUCCESS;
}
Tou a começar do zero.Fiquem Bem
 
Estás a declarar 2 funções main (que é a função responsável pela execução do programa). Esta função é única e não pode existir mais nenhuma com o mesmo nome. Por isso o erro está aí. Faz assim:
Código:
#include <iostream>
using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]) {
     cout << "olá mundo";
     system("PAUSE");
     return EXIT_SUCCESS;
}
 
Back
Topo