C\C++ - como se calcula a camera para 3D?

Cambalinho

Power Member
eu nunca programei 3D e sei que existem alguns cálculos para programar em 3D.
eu não sei calcular a posição e tamanho do objecto com a camera...
alguém conhece algum tutorial para eu aprender a calcular isso?
 
Não sei se percebi muita bem a tua pergunta, mas num espaço tridimensional as coisas são todas calculadas usando os conceitos de Algebra Linear
Os conceitos a aplicar dependem do que queres fazer em concreto. O "cenário" físico do problema dita a matemática a utilizar

Em game dev o dia-a-dia é usar operações matriciais tipo algebra básica de vectores, produtos escalares, produtos vectoriais, nalguns casos produtos tensoriais etc. etc.
A implementação em código depende do da underlying tech (o motor, o sistema de coordenadas e etc.)
Não há propriamente uma receita e sem boas bases matemáticas é algo complicado. Se não tens uma algebra linear sólida é por aí que deves começar. Se já dominas a matemática da coisa, é só programá-la
 
estou a tentar, agora, usar a Escala... mas não obtenho resultados pretendidos...
pelo que entendi tenho de multiplicar a Distancia(entre o objecto e camera) pela posição e tamanho da imagem...
mas sem sucesso :(
estas 2 linhas são para mostrar a imagem no ecra:
Código:
readimagefile("C:\\New\\bkgBox.bmp",PosX*Scale,PosY*Scale,(PosX+bmp.Width)*Scale,(PosY+bmp.Height)*Scale);
        readimagefile("C:\\New\\bkgBox.bmp",(PosX-Z)*Scale,PosY*Scale,PosX*Scale,(PosY+bmp.Height)*Scale);
 
Back
Topo