[C] "Camara" em OpenGL - duvida

c1t1z3n

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boas,

ando aqui a fazer um trabalho em opengl/glut pa univ e quero implementar uma especie de camara em primeira pessoa (FPS-like)..

ja tentei manter o ponto de vista "fixo" e mexer todos os objectos em torno do utilizador, conseguia passear pelo cenario nas 4 direcçoes, mas nao consegui por a camara a girar.

agora estava a tentar rodar a perspectiva fazendo, por exemplo, glRotatef( 1.0, 0.0, 1.0, 0.0 ) e isto de facto resolve o problema de rodar a vista, mas deixo de conseguir passear em condiçoes (porque o referencial nao muda, portanto andar no sentido positivo dos ZZ pode nao ser andar para a frente, etc..)

andei às turras com o glLookAt(..) mas nao o consigo por a funcionar.. (so vejo tudo preto..)

ideias? :confused:

(so para o caso de nao me ter feito entender a 100%, o que eu prentendo é poder movimentar num cenario nos sentidos frente/tras, strafe left/right, e rodar para esq/dir)

desde ja, obrigado.. :)
 
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