c1t1z3n
Power Member
boas,
ando aqui a fazer um trabalho em opengl/glut pa univ e quero implementar uma especie de camara em primeira pessoa (FPS-like)..
ja tentei manter o ponto de vista "fixo" e mexer todos os objectos em torno do utilizador, conseguia passear pelo cenario nas 4 direcçoes, mas nao consegui por a camara a girar.
agora estava a tentar rodar a perspectiva fazendo, por exemplo, glRotatef( 1.0, 0.0, 1.0, 0.0 ) e isto de facto resolve o problema de rodar a vista, mas deixo de conseguir passear em condiçoes (porque o referencial nao muda, portanto andar no sentido positivo dos ZZ pode nao ser andar para a frente, etc..)
andei às turras com o glLookAt(..) mas nao o consigo por a funcionar.. (so vejo tudo preto..)
ideias?
(so para o caso de nao me ter feito entender a 100%, o que eu prentendo é poder movimentar num cenario nos sentidos frente/tras, strafe left/right, e rodar para esq/dir)
desde ja, obrigado..
ando aqui a fazer um trabalho em opengl/glut pa univ e quero implementar uma especie de camara em primeira pessoa (FPS-like)..
ja tentei manter o ponto de vista "fixo" e mexer todos os objectos em torno do utilizador, conseguia passear pelo cenario nas 4 direcçoes, mas nao consegui por a camara a girar.
agora estava a tentar rodar a perspectiva fazendo, por exemplo, glRotatef( 1.0, 0.0, 1.0, 0.0 ) e isto de facto resolve o problema de rodar a vista, mas deixo de conseguir passear em condiçoes (porque o referencial nao muda, portanto andar no sentido positivo dos ZZ pode nao ser andar para a frente, etc..)
andei às turras com o glLookAt(..) mas nao o consigo por a funcionar.. (so vejo tudo preto..)
ideias?
(so para o caso de nao me ter feito entender a 100%, o que eu prentendo é poder movimentar num cenario nos sentidos frente/tras, strafe left/right, e rodar para esq/dir)
desde ja, obrigado..