c++ class e constructors

Boas,

Sou iniciante de programação a c++, o meu stor explicou estes conceitos mas existe algo que nao compreendo e nao ocnsigo perceber o que ele diz, nem como explica, pois complica demasiado o que pode ser dado facilmente.

Pretendia obter respostas simples, com ideias simples, nada de complexo so para formar na minha cabeça melhor as ideias.

Constructores, para que servem e qual a logica/sintax num programa.

Um dos programas que mandou fazer, mandou fazer isto assim por alto:

-Uma class produto onde sao contados 3 objectos
-deve mostrar o numero do objtecto(se é o 1,2,3 que estamos a inserir(utilizando static))
-depois mostrar o seu conteudo

O que nao percebi foi como dentro de uma class, consigo à medida que for inserindo, ele me inciar que é o primeiro ou o segundo, terei que chamar fora da class a função?:S

Nao sei se me fiz entender...
 
Ao usares uma variável estática dentro de uma classe, podes contar o número de objectos criados, uma vez que a zona de memória afecta à mesma é partilhada por todos os objectos.

Ou seja por cada objecto que criares incrementas a variável e podes a qualquer altura saber quantos objs tens... e podes fazer esta operação usando os construtores.
 
O construtor é o método que é executado quando é criada uma instância da tua classe (ou objecto pelo que o teu prof chama), ou seja, é o método que constroi o objecto.

So tens de implementar um contrutor com o a logica que o BladeRunner descreveu.
 
De grosso modo é para fazeres algo do género

AMinhaClass xpto = valor_xpto

basicamente o construtor é para inicializar as variaveis da tual class

mas para isto funcionar terias de sobrecarregar o operador = ....
 
(...)classe (ou objecto pelo que o teu prof chama)(...)

Só para entrar em preciosismos, uma classe não é um objecto. Um objecto é uma instância de uma classe.

Um exemplo na vida real para tentar perceber melhor as coisas:
- MAÇÃS: uma classe;