1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

C++ em Linux

Discussão em 'Programação' iniciada por Rock_67, 11 de Outubro de 2008. (Respostas: 3; Visualizações: 479)

1. Boas! Comecei agora na escola a dar C++, o problema é que na escola se usa windows e o programa Visual Studio C++ e eu como uso o S.O Gnu\Linux(Ubuntu) gostaria que alguém me recomenda-se um programa compativel com aquele anteriormente referido...

Obrigado

2. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Que eu saiba, é escrever o código num editor como o KWrite ou o Nano, e depois usar o gcc.
    Pelo menos é isso que eu faço, *quando* estou num ambiente Linux :x

3. bsd

bsd Power Member

Só um pequeno esclarecimento, tens de fazer g++ e não gcc, porque senão, no passo de linkagem do programa, ele não vai incluir as bibliotecas do C++.

Para começar, pega num editor de texto qualquer (eu uso o vi ou o vile), escreve o hello, world do costume, num ficheiro chamado teste.cpp (por ex):
    Código:
    #include <iostream>

int main() {
       std::cout << "Hello, world!" << std::endl;
       return 0;
    }

Depois para compilar:
    Código:
    # g++ -o teste teste.cpp

A opção -o diz ao compilador para pôr o programa resultante no ficheiro indicado. Depois fazes para correr o programa:
    Código:
    # ./teste

O C e o C++ são linguagens em que, em princípio, é possível fazer código portável, código que tem o mesmo efeito em plataformas diferentes.
    Só assim não é quando usas coisas especificas do Windows ou do UNIX.

4. arconada

arconada Power Member

ou usas o geany por exemplo :)

Partilhar esta Página