C em mac

voodum

Power Member
cadeira nova na universidade...e o prof diz q temos de programar em c em ambiente linux...existe algum compilador q equivale a um de linux (de c) ? por exemplo o cgwin em win faz exactamente o msm q o do linux...
 
Nao te preocupes. No mac tens tudo o que precisas para programar em C.

- gcc
- make
(so com isto ja consegues fazer tudo, editas os ficheiros num editor que seja de tua preferencia)

Ainda tens a ide xcode se for para um projecto que precise de mais organizacao.

Basicamente tudo o que fazes em Linux, fazes directamente em Mac.

Isso do cygwin, é para quem usa windows...esquece isso.
 
Nao te preocupes. No mac tens tudo o que precisas para programar em C.

- gcc
- make
(so com isto ja consegues fazer tudo, editas os ficheiros num editor que seja de tua preferencia)

Ainda tens a ide xcode se for para um projecto que precise de mais organizacao.

Basicamente tudo o que fazes em Linux, fazes directamente em Mac.

Isso do cygwin, é para quem usa windows...esquece isso.

para alem de que o cygwin é uma valente bosta.
 
hm...altamente...entao comeco ja a praticar... tenho ja o smultron...e um prog feito..poderiam explicar passo a passo o q fazer para compilar?? obrigado, cumps
 
hm...altamente...entao comeco ja a praticar... tenho ja o smultron...e um prog feito..poderiam explicar passo a passo o q fazer para compilar?? obrigado, cumps

Eu norma geral faço sempre um makefile, mas se so queres compilar um ficheiro, basta fazeres a chamada ao gcc e está a andar.

Mas pelos vistos ainda n sabes usar isso nao é?

Eu sou novo aqui no forum, mas da-me a entender que isso ja fica offtopic, nao sei...

De qualquer forma, se tens um ficheiro ja em .c pronto para ser executado... podes fazer algo como:

- abrir terminal
- escrever gcc -g -ansi -pedantic -Wall file.c -o file

file.c é o nome do ficheiro
file é o nome do que quizeres chamar ao executavel
aquelas cenas todas com os '-' sao as flags para o compilador, tipo para indicar avisos, etc etc

Mas pronto, tou mais a escrever isto, para te chamar a atençao que podes nao ter o gcc instalado. Por isso se isso nao funcionar, nao stresses, que nao é por ser mac hehe.

Pegas no cd do mac os x, e instalas as cenas que precisas....ou entao instalas o xcode que ele instala tudo e mais alguma coisa lol.

E penso que seja isto...

...e eu, vou comprar o meu mac amanha, se houver nas lojas lol...
 
Ja agora aproveito para saber umas coisas...

Para quem nao usa ide, eu confesso que ate hoje, em C raramente usei...mas quero experimentar o xcode obviamente :)...mas para quem so usa um editor e terminal....que editores gostam mais?

Quais vem de origem no sistema?

Ja li ai um:

- Smultron

Que ha mais?
 
vi, the best :) exacto nao precisas d cygwin's nem nada, ja instalast o ghc nao? por isso tens o gcc. s nao kiseres compilar com essas flags todas basta t, gcc nomefixeiro.c , ele compila t um a.out, ou entao, gcc nomefixeiro.c -o nomefixeiro, e ele compila t com o nomefixeiro k poes.

qq duvida e so dizer
 
poderiam explicar passo a passo o q fazer para compilar??

para compilar um ficheiro (por exemplo 'prog.c') basta fazer 'make prog' e é gerado o executável com o nome 'prog'.
mas, como já foi referido, há algumas flags que deves usar na compilação, como a '-Wall', a '-g' (se quiseres fazer debug do programa), etc. estas flags já têm que ser usadas com o comando 'gcc'. neste caso já é aconselhável criar uma makefile.

Para quem nao usa ide, eu confesso que ate hoje, em C raramente usei...mas quero experimentar o xcode obviamente ...mas para quem so usa um editor e terminal....que editores gostam mais?

vi :x2:
 
Back
Topo