1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

C em mac

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por voodum, 27 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 1190)

1. voodum

voodum Power Member

cadeira nova na universidade...e o prof diz q temos de programar em c em ambiente linux...existe algum compilador q equivale a um de linux (de c) ? por exemplo o cgwin em win faz exactamente o msm q o do linux...

2. ric07

ric07 Power Member

Nao te preocupes. No mac tens tudo o que precisas para programar em C.

- gcc
    - make
    (so com isto ja consegues fazer tudo, editas os ficheiros num editor que seja de tua preferencia)

Ainda tens a ide xcode se for para um projecto que precise de mais organizacao.

Basicamente tudo o que fazes em Linux, fazes directamente em Mac.

Isso do cygwin, é para quem usa windows...esquece isso.

3. xplor

xplor Power Member

para alem de que o cygwin é uma valente bosta.

4. voodum

voodum Power Member

hm...altamente...entao comeco ja a praticar... tenho ja o smultron...e um prog feito..poderiam explicar passo a passo o q fazer para compilar?? obrigado, cumps

5. ric07

ric07 Power Member

Eu norma geral faço sempre um makefile, mas se so queres compilar um ficheiro, basta fazeres a chamada ao gcc e está a andar.

Mas pelos vistos ainda n sabes usar isso nao é?

Eu sou novo aqui no forum, mas da-me a entender que isso ja fica offtopic, nao sei...

De qualquer forma, se tens um ficheiro ja em .c pronto para ser executado... podes fazer algo como:

- abrir terminal
    - escrever gcc -g -ansi -pedantic -Wall file.c -o file

file.c é o nome do ficheiro
    file é o nome do que quizeres chamar ao executavel
    aquelas cenas todas com os '-' sao as flags para o compilador, tipo para indicar avisos, etc etc

Mas pronto, tou mais a escrever isto, para te chamar a atençao que podes nao ter o gcc instalado. Por isso se isso nao funcionar, nao stresses, que nao é por ser mac hehe.

Pegas no cd do mac os x, e instalas as cenas que precisas....ou entao instalas o xcode que ele instala tudo e mais alguma coisa lol.

E penso que seja isto...

...e eu, vou comprar o meu mac amanha, se houver nas lojas lol...

6. ric07

ric07 Power Member

Ja agora aproveito para saber umas coisas...

Para quem nao usa ide, eu confesso que ate hoje, em C raramente usei...mas quero experimentar o xcode obviamente :)...mas para quem so usa um editor e terminal....que editores gostam mais?

Quais vem de origem no sistema?

Ja li ai um:

- Smultron

Que ha mais?

7. lickyyy

lickyyy Power Member

vi, the best :) exacto nao precisas d cygwin's nem nada, ja instalast o ghc nao? por isso tens o gcc. s nao kiseres compilar com essas flags todas basta t, gcc nomefixeiro.c , ele compila t um a.out, ou entao, gcc nomefixeiro.c -o nomefixeiro, e ele compila t com o nomefixeiro k poes.

qq duvida e so dizer

8. voodum

voodum Power Member

sim..ja tenho o gcc..logo a noite ja vou testar :D obrigado..depois digo como correu:P

9. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

para compilar um ficheiro (por exemplo 'prog.c') basta fazer 'make prog' e é gerado o executável com o nome 'prog'.
    mas, como já foi referido, há algumas flags que deves usar na compilação, como a '-Wall', a '-g' (se quiseres fazer debug do programa), etc. estas flags já têm que ser usadas com o comando 'gcc'. neste caso já é aconselhável criar uma makefile.

vi :x2:

Partilhar esta Página