[C] includes

tripas

To fold or to FOLD?
eu tenho varios ficheiros de codigo e respectivos header files.


Para incluir esses ficheiros devo fazer #include "otherfile.c" ou #include "otherfile.h"?


Nota: eu não estou a tentar incluir o proprio header, eu estou a tentar incluir outros ficheiros.
 
e já agora não te esqueças do belo:

#ifndef HEADERNAME
#define HEADERNAME

codigo here!...

#endif /* HEADERNAME */

para evitares as repetições de headers e loops de includes :)
 
Pesno que o que ele está perguntar é qual a extensão que devem ter o ficheiros .h ou .c.
Penso também que não faz diferença mas costuma-se usar .h de header.
 
Deves incluir sempre os headers (.h) em todos os ficheiros de código (.c) que necessitem destes (tal como definido em ANSI-C).

tipicamente existem 2 fases:
1. gerar os .o (object files) como resultado da compilação
2. linkar os .o para gerares o executável final

Na primeira fase, se um .c usa uma função definida num .h, apenas de precisa de conhecer essa definição. Na segunda fase, irá dar erro se não descobrir o .o com a implementação da mesma.
 
e já agora não te esqueças do belo:

#ifndef HEADERNAME
#define HEADERNAME

codigo here!...

#endif /* HEADERNAME */

para evitares as repetições de headers e loops de includes :)


Eu já uso isso o problema é que já tenho uns 20 ficheiros (no mínimo e tudo programado por mim) e quando estava a tentar fundir 2 projectos de bronca queixa-se que não sei quantas funções não estão declaradas :(
 
Eu já uso isso o problema é que já tenho uns 20 ficheiros (no mínimo e tudo programado por mim) e quando estava a tentar fundir 2 projectos de bronca queixa-se que não sei quantas funções não estão declaradas :(

Mostra os erros.. tal vez dê para ajudar
 
Back
Topo