[C#] Manipular dados de BD Access

A3oN

Power Member
No trabalho mandaram-me, neste fim de semana, realizar em C# um protótipo de uma aplicação que permitisse aceder, actualizar e editar os dados de uma tabela pertencente a uma BD Acess. É uma parte de uma aplicação que vou realizar, vou fazê-la aos poucos e prevejo muitas dificuldades, porque tenho que aprender C# sozinho e utilizá-lo na BD, quando também nunca trabalhei com bd's em programação, apenas sei os básicos de sql, pascal e vb. :sad:

Mas indo ao que interessa: até 2ª devo fazer um formulário para manipular dados de uma tabela access. É pedido que apareça a lista dos registos, cada linha seja antecedida de uma checkbox (a 1ª coluna da tabela do form será de checkboxes, como no phpmyadmin por exemplo) para seleccionar esse registo, um botão para seleccionar todos, e outro para deseleccionar todos os checkbox's, um botão remover que limpe da tabela os registos "checkados" na checkbox correspondente, uma linha à parte para adicionar novo registo (que ao clicar no botão adicionar passe a ser apresentado na lista dos registos) e a possibilidade de editar os valor dos campos de cada registo da lista.

O que eu preciso de saber é:
1- Como fazer para que uma tabela do formulário C# apresente os registos da tabela do Access, de forma a o nº de linhas/colunas das 2 tabelas seja o mesmo (se a tabela no acess tiver 5 linhas, a tabela do form também assumir 5 linhas, por exemplo);

2- De que forma estabelecer a correspondência entre as checkboxes e tornar o nº delas dependente também da tabela access, para que o nº de Checkboxes seja sempre igual ao nº de registos, e cada checkbox pertença ao registo da linha onde se encontra;

3- Como conseguir que, ao adicionar um registo, ele passe a ser apresentado na lista dos registos.


Se não for possível explicarem exactamente como fazer, se me dessem links para sitios onde achar tutoriais/informação de como fazer isto, já ajudava bastante, porque estou a ter dificuldades em aprender sozinho a trabalhar com bd's e com uma nova linguagem em apenas 5 dias :'(.


Desde já o meu muito obrigado a quem ajudar.
 
antes de mais tens de saber se é app web ou windows ,

no caso da listagem , se for web , gridview, se for windows datagreed, ambas tem capacidade de pores uma checkbox ou um botão automatico em cada registo, so depois tens de fazer o code para esse botão de forma a funcionar com qualquer reg tendos o id dos mesmos ...

so uma pequena lus

eheheh

se não sabes c# isso em 5 dias é um pouco agressivo ...


uma gridview ou uma datagred tem propriedades de databing(actualização automatica da grid quando esta corre em relação a bd),
sendo assim quando inseres um registo ele fica na bd , depois ao abrires a grid ele te o mostra ...
 
Última edição:
1 - Não 'existe' um meio de fazer com que a programação observe o banco de dados e crie um formulário para você, você é quem faz isso observando o que tem dentro do banco de dados. O formulário não é dinâmico.

2 - Você vai ter que saber por meio da programação quantos registros existem em cada coluna da tabela e inserir isso dentro da checkbox, é manual também o processo.

Eu escrevi 'existe' pois, normalmente, quem faz isso é o programador, mas dependendo da linguagem/framework, existem modos de captar isso sem que você tenha que programar muita coisa, como em Ruby on Rails, mas como estamos falando do C#, isso não existe, quem faz é você.
 
Por acaso para C# até há, existe uma framework chamada IronSpeed que gera todo o código (formulários e reports), existe em duas versões a gratuita como seria de esperar tem bastantes limitações e a paga parece de facto muito boa mas também muito cara, nada como experimentares a versão gratuita para veres, só de sublinhar que esta framework gera aplicações para ambientes web (asp/C#)




Cumps
 
Back
Topo