1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Cable Modem Partilhado em rede

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Hawking, 19 de Janeiro de 2005. (Respostas: 9; Visualizações: 1109)

  1. Hawking

    Hawking Power Member

    1- Em conversa de café fiquei a saber que há a possibilidade de ligar um cable modem ao hub e deste modo fazer a partilha de internet.

    2- Neste momento tenho um PC a fazer de servidor para partilhar a net, se a hipotese acima for possivel, poupo na conta da luz, porque já não preciso de ter um computador always on. Além disso posso usa-lo para outros fins.

    3- Fui-me informar e disseram-me que realmente isso é possivel, para tal basta ligar o modem ao hub através de um cabo ethernet "nulo" e os PCs ligam-se ao hub com um cabo ethernet "padrão".

    4- Quem me disse isso deve saber tanto de redes como eu e não soube explicar o resto da configuração que é necessário fazer, tb não soube explicar como é que o modem é partilhado.

    Tenho de instalar o modem em cada PC?

    Os PCs detectam o modem?

    Podem estar 3 computadores ligados ao modem e a usar net em simultaneo? A netcabo diz que sim, mas tb não adiantou muito mais.

    O que é um cabo ethernet "nulo"? Só conheço os "padrão" e os "crossover"


    A questão que vos coloco é: Como é que faço para partilhar o modem da netcabo com 3PCs, usando um Hub?

    Agradeço toda a informação que me possam disponibilizar.
     
  2. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    Ou esse modem tras router integrado. O meu da netcabo tras router mas vem desligado e não tenho como o por a funcionar.
    Senão terás que usar um router e não um hub. Ha routers baratuxos (talvez <50eur) que fazem o queres. Depois para usares é fazeres como dizes em relação ao hub:

    modem --> router --> pcs
     
  3. DekkeR

    DekkeR Power Member

    Não podes partilhar a net usando um Hub (a não ser que eu esteja bastante desactualizado)

    Para fazeres isso arranjas um router de 4 portas. Ligas o modem da Netcabo à porta WAN e os 3 PCs às restantes portas.

    Em relação aos cabos, precisas de cabos 'padrão' UTP Cat5. (Já agora também gostava de saber o que é um cabo 'nulo' :confused: )

    Instalas uma placa de rede em cada computador, configuras o modem com serviço de DHCP para a atribuição automática dos IPs, metes os IPs de DNS da Netcabo e em prinicipio deve bastar. Os PCs automaticamente detectam a ligação.

    Sim, podes ter os 3 computadores ligados a usar a net em simultâneo, vais é ter a largura de banda dividida por 3 máquinas :P

    Se precisares de mais info diz
     
  4. ShadeX

    ShadeX Power Member

    ...

    Hmmm. Teoricamente se lhe dessem 4 IP's estáticos e o CM respondesse a eles todos, tlvz fosse possivel a cena do hub.. Not sure tough..

    De qqr modo, a sugestão do router é certamente a mais válida. Por €65 compras um de certeza. Mas aconselho a esqueceres o DHCP e conf os ips estáticos á pata e meteres tbm os DNS á pata...
     
  5. banid0

    banid0 Power Member

    Não dá porque o modem quando ligado regista o MAC Address da placa de rede onde está ligado...se for ligado a um HUB regista o 1º MAC que tentar falar com ele...ou seja ficas so com net num pc na mesma...

    o router resolve isso :)
     
  6. TroOp^

    TroOp^ Power Member

    Para partilhares a net sem teres 1 pc a fazer de servidor tens de ter 1 router como já disseram em cima. Acho eu..
     
  7. Lancaster

    Lancaster To fold or to FOLD?

    Heyas all..

    Bem presumo que tenhas um Cable Modem Elsa não??? É o que tenho...só que tb tem as funções de router desligadas...

    Pelo que li..se por acaso tivesse as funções ligadas, bastaria apenas ligar a um hub que ele tratava do resto?? É que ele só tem uma ligação para cabo de rede...mais nada...a outra ligação é a do cabo coaxial...

    Hasta all e tx [[]]
     
  8. Mefisto

    Mefisto [email protected] Member

    boas

    sim os elsa sao modem/routers, so que excepto alguns casos excepcionais (mercado empresarial e raros clientes residenciais) todos eles vieram com a função de router desligado e não é possivel aactiva-la.

    se por acaso tivesses um elsa nesses estado então sim podias usar um hub, mas numa situação normal e com qualquer modem da netcabo tens de utilizar ou um router (situação mais simples) ou partilhar a net atravez de um pc.

    peace
     
  9. Zealot

    Zealot I quit My Job for Folding

    Bom, vamos lá partilhar aqui experiências.

    Eu tenho um modem da Netcabo ligado a um Switch layer 3. Que quer dizer: Um Switch/Gateway/Router, tanto para Cabo como xDSL, tudo em 1, da Surecom. Tem 4 portas mais a porta para ligar o modem. O que quer dizer que posso ligar ao router 4 pcs.

    Para teres internet em todos os pcs basta-te que o teu modem da Netcabo tenha ligação por porta Ethernet (RJ45), pois USB não serve. O cabo é um simples cabo ethernet padrão que deve ter vindo com o teu modem. É o cabo que ligas o modem ao teu pc actualmente, sem tirar nem pôr! Depois de ligares o modem ao Switch segues o pequeno manual de instruções do Switch. A partir daí é só ligar cada pc ao switch também por cabo ethernet padrão. Tem em atenção os comprimentos dos fios! ;)
    Epá, resumindo, é só ligares os fios. :)
     
  10. blastarr

    blastarr Power Member

    Eu tenho 4 pc's ligados via Router linksys BEFSR41 (v3) a um modem Elsa Microlink (ligação ethernet :), not usb) da netcabo e dá na boa, só preciso de um reset do router (UPnP) por mês para garantir boa velocidade.
     

Partilhar esta Página