Cable modem to RJ-11

zelv

Power Member
Pretendia adquirir este router mas tenho dúvidas que possa funcionar em conjunto com o meu cable modem (Thompson TCM425). A entrada wan do router é RJ-11 e segundo li é a "norma" para ADSL. Se alguém puder ajudar agradecia pois pretendo efectuar o negócio amanhã.

rear.JPG
 
SIm , funciona como switch, mas como router que é o que interessa? Como é que faz NAT no mesmo interface? É que aquelas 4 portas ethernet são só um interface.

[[]]'s
 
Vamos lá trocar tudo por miudos:

Se ele ligar mais que um pc aquele router, na situação que descreves, só um tem acesso à Net, mas todos ficam em rede. Se quiseres posso explicar com mais pormenor.

Ou seja não serve para o que ele quer.

[[]]'s
 
claro que da. precisas é de uma cabo crossover. este usas como um switch de 4 portas (neste caso vai te sobrar 3 portas para ligares o q quiseres.se ligares pcs usa cabos straight).
Agora essa pergunta tu não devias fazer .Pensa porque "aka_zelv"!!!

ps:ja te lembraste de mim? :-)



tas a brincar???
entao quantas portas rj45 ha???????? nao ha uma mas quatro .nao chega???

Mega ultra lolão!!!! Não dá! Ele que arrisque e compre.
 
Eu tenho um cable modem ligado a um speedtouch 510.
Fiz assim: Pões 2 placas de rede com entrada rj45,1º pc, uma placa liga-se ao cable modem,a 2ª sai do pc para a entrada rj45 do router,depois ligas o(s) outro(s)pcs ao router, tudo com cabos crossover, configuras o ip de rede nos pcs e ficas com internet e ficheiros partilhados.
 
Eu tenho um cable modem ligado a um speedtouch 510.
Fiz assim: Pões 2 placas de rede com entrada rj45,1º pc, uma placa liga-se ao cable modem,a 2ª sai do pc para a entrada rj45 do router,depois ligas o(s) outro(s)pcs ao router, tudo com cabos crossover, configuras o ip de rede nos pcs e ficas com internet e ficheiros partilhados.

tipo mas assim ficas com um switch glorificado e o nat é sempre feito pelo pc. ora se o pc desliga... guess what happends to internet?
 
Viva!

Isso funcionar em conjunto funciona de certeza, agora não funciona para o que tu deves queres, para a maneira que eles vão funcionar agora tinha o mesmo efeito comprar-res um switch e sai-a bem mais barato.

Esse router é para adsl e tu precisas de um router para cabo.

Cumps
 
http://www.thomson.net/NR/rdonlyres...C4-0C3C31321F3B/0/16500150_English_CDR_IB.pdf

pagina 23


explica me depois de leres manual

agora a serio surpreende me a facilidade com que pessoal aqui afirma as coisas sem ter as vezes a minima certeza de aquilo que estao a dizer,o que serve so para confundir aqueles que ainda sabem menos do que nada. a serio

Calma,

Não existe nenhum operador de cabo cá em Portugal que suporte isso. Quem está a gerar alguma confusão és tu e estão atentar explicar-te.

Mais uma vez:

Se ele comprar esse router, vai o usar como switch, adeus todas as funções de router(Firewall, NAT, routing, DHCP etc.) Vai ter de usar o ICS da Microsoft para partilhar a ligação.

Mais vale comprar um switch por meia duzia de €.

[[]]'s
 
-NAT - > é feito por cable modem (faz traduçaõ de endereços ip privados para ip publicos ; ethernet interface -> wan interface) ; se não funcionasse nem consegui aceder a internet.
-Routing -> é tambem feito por cable modem : pacotes de dados são routeados de um segmento (ou de uma interface - neste caso ethernet/usb) de rede para outro (wan)
-------
DHCP - > ainda é o switch que pode fornecer este serviço;mas não me parece importante uma vez que vai ligar no maximo 2-3 pc's e pode definir os ip manualmente.

ICS não se usa nesta configuração (mais uma vez estao a lançar desinformação)>(



Agora eu acho que é precisamente isso que ele ta tentar fazer . Comprar um switch ( ou um modem/router adsl ,com as 4 portas switch) por uma duzia e meia de euros , para ligar mais que um pc em casa. Se ele qusesse comprar um cable modem com 4 portas nao fazia a pergunta de maneira de fez .!!

Eu acho que ja respondi tudo o que havia de responder. Nao vou estar a comentar mais este topico. aka_zelv se tiveres alguma duvida manda o pm

Um Cable modem é uma bridge e não faz NAT, nem Routing, nessa configuração só com o ICS ponto final. Eu conheço todos os Cable modems do mercado estás a fazer uma grande confusão.

Mais uma vez, para o que ele quer não serve. A minha teimosia tem limites fico por aqui.

[[]]'s
 
boas,

Para quem comete tantos erros devias ser mais humilde e perguntar, não ser arrogante. Não devia responder sequer, mas para que outros não fiquem com duvidas:

O Cable modem é a bridge entre a rede de cabo e o interface ethernet do mesmo ou o usb, por isso quando ligamos um pc, ou router ao cable modem recebemos um ip publico, fixo ou dinamico. Se quiseres posso explicar mais em pormenor a função da bridge no docsys.

Agora na tua rede qual é o equipamento que recebe o ip publico? já vimos que o modem não é, a máquina que o receber vai ter de fazer NAT para traduzir os ip's privados no ip pulico que recebeu, qual é?

[[]]'s
 
tas me obrigar a escrever de novo >(

bridging é feito entre portas ethernet e usb e não entre ethernet - wan . o que neste caso nao tem nada a ver com o assunto. tem a ver quando queres ligar um pc por usb e outro por ethernet e partilhar (usando ICS) a net assim. Ai não precisas switch para nada. Basta lhe o cable modem , e pode partilhar a net entre ,no maximo dois pc's.
Mas não é isso que nos queremos, certo?.

Agora ,se ele ligar cable modem a switch (com cabo crossover) e os pc´s a switch ,com esta confuguração tera internet a bombar 200km/h:

cable modem thomson:
tem por defeito ip privada de 192.168.100.1 /24

switch:
Wan: IP dinámico
Lan: 192.168.100.2
Gateway: 192.168.100.1
dns server activo (ip 192.168.100.2)
  • Pc's:
    - IP's: 192.168.100.x (por dhcp, ou manualmente)
    - Mascaras: 255.255.255.0
    - Gateway: 192.168.100.2

Tudo aquilo que tu dizes é muito bonitinho, mas... não dá a resposta se o router com porta WAN J-11 funciona, porque não funciona.

Atenção que o modem cabo apenas faz NAT e Bridging e não faz routing. Qualquer quantidade de equipamentos ligado a um switch sem routeamento não consegue aceder à rede.

Quanto ao router com porta WAN RJ-11, este não vão funcionar. Este tipo de porta WAN, sendo a unica que faz NAT e Bridging, faz também de entrada de sinal para ADSL ou seja, este router é também modem ADSL.

Ora, sendo que o modem cabo tem uma entrada do tipo BNC e uma saída RJ-45 a ligação às portas switch no equipamento acima indicado apenas permite que um equipamento aceder à web

Quejm precisa de técnicos de redes? E quem precisar de tecnicos armados em técnicos de rede?
 
Antes de mais, obrigado a todos pelas respostas, acho que estou esclarecido...

OrtodoX disse:
claro que da. precisas é de uma cabo crossover. este usas como um switch de 4 portas (neste caso vai te sobrar 3 portas para ligares o q quiseres.se ligares pcs usa cabos straight).
Agora essa pergunta tu não devias fazer .Pensa porque "aka_zelv"!!!

ps:ja te lembraste de mim? :-)
Ola OrtodoX. Deveria lembrar-me de ti?
Sei por razões óbvias que estás num grupo de 12 pessoas (2 eu conheço o nick), mas quem tu és especificamente nao sei!
De qualquer forma ainda bem porque assim posso falar para o abstracto e nao correr o risco de ferir susceptibilidades... Fiz aquilo que me mandaste (pensei) e nao consegui descobrir nada que ja nao soubesse: a humildade é o caminho mais rápido para o conhecimento; já o pensava Sócrates muitos anos A.C.

OrtodoX disse:
tas a brincar???
entao quantas portas rj45 ha???????? nao ha uma mas quatro .nao chega???
De volta ao tópico: as 4 portas RJ45 chegam realmente, mas para efeitos de switching, não de routing que é o que pretendo! Assim de repente, posso-te mostrar o back panel de um router sem modem incluído e perguntar-te qual o propósito da porta Internet...

asa.JPG


No fundo a minha questão era acerca da plausibilidade de um cabo com extremidades diferentes (RJ45 e RJ11) pois antes já tinha pensado em qualquer outra opção, excluindo mudar de ISP ou "virar-me" para outro router. :004:

Offtopic:
Dizem que Deus nos deu 2 ouvidos e só uma boca por alguma razão; pesquisaste o histórico de posts do Odin e do Xupetas? Puseste a hipótese de ouvi-los? Acredita que aqui vais aprender tanto ou mais do que aquilo possas ensinar...
E já que estamos numa de "deitar abaixo", e porque a prepotência e o pretensiosismo são características que abomino deixa-me que te diga que "ponhes" é um termo muito pouco ortodoxo...

p.s. como podes imaginar e porque na realidade não sei quem és, isto não é nada pessoal...
 
zelv,

Já agora para aclarar alguns pormenores:

O interface RJ11 suporta uma ligação Ethernet, até existem alguns (poucos) equipamentos que usam, uma vez que suporta os 4 condutores. O problema é que a entrada (porta Wan) nesse router não é ethernet, é uma entrada para uma linha analógica que é completamente diferente fisica (eléctrica) e lógica de uma porta ethernet. Caso contrário até podias converter Rj45 em Rj11.

De uma vez por todas os modem's de cabo não fazem NAT, são simples bridges que além desta função limitam o upstream e o downstream a pedido do operador, o routing é feito por um router que geralmente é um Cisco UBR 10k ou 12k (exemplo), que é aquele equipamento que tem o ip igual ao vosso mas acabado em .254, é este router o vosso DHCP da rede WAN. Sempre que têm uma rede privada necessitam de um router que tenha a função NAT, para traduzir estes endereços que só são conhecidos na vossa LAN para o ip publico que toda a gente conhece.


[[]]'s
 
OrtodoX,

Todos perceberam que querias ajudar e nem todos sabem tudo. Agora para aprender é necessária humildade.

Muda lá a tua assinatura e daqui para a frente tenta ser menos ortodoxo ;)

[[]]'s
 
desculpem a minha participação! era com intenção de ajudar e não de entrar em ensinamentos,conflitos ou de "deitar a baixo". uma vez que nao devem precisar de minha ajuda vou passar a ser observador passivo .vou "aprender". cmpts
Só houve aqui uma pessoa a achar que não precisava da ajuda dos outros... além disso, essa ajuda pareceu mais uma questão de ego do que propriamente algo construtivo.
Em relação ao resto que ironicamente escreveste, acho que deves participar activamente, para ensinares aos que sabem menos e para aprenderes com os que sabem mais...

p.s. na minha opinião e não querendo prolongar este assunto, acho que te ficou muito mal o facto de teres apagado todos os teus posts; tornaste o tópico incompreensível para quem o lê pela primeira vez, já que muitos dos posts são respostas a posts teus... mas pronto, por mim o que passou, passou.
 
Última edição:
Back
Topo