ZXS Cabo RCA ou RGB para a ZX spectrum +2

Zaktz

Power Member
Sabem onde posso arranjar cabos desses?

O RGB é capaz de ser mais difícil, mas o RCA é capaz de haver por aí, é que aquela entrada que liga à spectrum tb já não é muito comum ainda pensei encontrar algum RCA nas lojas do chinês
 
Sabem onde posso arranjar cabos desses?

O RGB é capaz de ser mais difícil, mas o RCA é capaz de haver por aí, é que aquela entrada que liga à spectrum tb já não é muito comum ainda pensei encontrar algum RCA nas lojas do chinês

no chinês nem sempre há tudo ainda para mais um sistema tão antigo como o spectrum tens no ebay como meti mais a frente.


Rca encontras facilmente em grandes superfícies, depois provavelmente em tvs modernas só ligas usando um adaptador para scart.

não serve RCA para scart, visto que o spectrum tem uma saída RF, logo tem mesmo de ser um cabo RCA para ficha RF para ligar à entrada de antena da TV e sintonizar em analógico a frequência.
para scart tinha de ser um cabo com ficha RGB para ficha Scart esse sim é que dá para ligar à porta scart das tv's mais recentes...


aqui está um RCA to RF vindo do ebay espanhol --> https://rover.ebay.com/rover/1/1185...V-Cable-Aerial-Lead-NEW-Console-/130748386000

s-l1600.jpg


aqui está o RGB to Scart --> mas não enviam para PT do UK : https://rover.ebay.com/rover/1/710-...y-RGB-Scart-Video-Cable-TV-Lead-/260830045368
s-l1600.jpg
 
não serve RCA para scart, visto que o spectrum tem uma saída RF, logo tem mesmo de ser um cabo RCA para ficha RF para ligar à entrada de antena da TV e sintonizar em analógico a frequência.
para scart tinha de ser um cabo com ficha RGB para ficha Scart esse sim é que dá para ligar à porta scart das tv's mais recentes...

:facepalm:, óbvio estava a esquecer-me que tenho um conversor no meio :D

Memória curta a minha, e eu que tenho dois Zx.
 
OU3bOHY_d.jpg


Neste momento estou a usar a primeira que é o cabo TV, as vezes o texto é meio borrado


Eu nunca mexi numa Spectrum e esta é a primeira que vejo em pessoa, nem sou do tempo, deram-me uma isto e é mágico e assustador ao mesmo tempo, o facto de ser mais poderosa que parece e de demorar uns 10 minutos a carregar um jogo em cacetes, nem sabia que havia jogos em cacete.
O facto da fonte de alimentação ter 30 anos depois de ter sido comprada ainda funcionar é espectacular, mas não sei se a devia a trocar, já vi que existe fontes modernas com tamanhos pequenos para isto
 
Última edição:
isso é uma relíquia para ter apenas como colecção, não para usar, pois se isso avariar já não existe componentes, quanto à idade da fonte não te preocupes são mais fiáveis que as actuais.

quanto à imagem é pá não há milagres vai haver sempre alguma instabilidade, pois isso era perfeito era se tivesses isso ligado a uma tv antiga CRT.

eu tenho dois ainda mais velhos que esse e estão ali guardados e funcionam e tem tudo ambos de 1983 foram os meus primeiros pc's, muitas horas passei eu a programar e a gravar e a ler cassetes e a jogar, hoje isso são artigos nostálgicos e apenas para recordar outra era da informática.
 
RGB é sempre a melhor imagem!

o RGB tem melhor imagem em aparelhos mais recentes, neste caso o spectrum usar RGB ou RF é igual ao litro, estamos a falar de uma tecnologia com mais de 30 anos, e o bom para brincar com estas relíquias é tv's antigas CRT's, as TV's recentes são muito más no que toca a imagem, já nem falo de consolas das gerações dos anos 80/90 tem exactamente o mesmo problema, por isso é que quando existe ai eventos e exposições para a malta que gosta destas coisas ver levam TV's antigas para a malta ver e jogar.
 
mVK3NsT_d.jpg


HZKOYii_d.jpg



Tenho uns 10 jogos, só experimentei 2 até agora e funciona e a pistola tb funciona

Tive aí umas 2 horas a brincar com o BASIC disto escrevi um programa e ainda deu para gravar uma cassete vazia, isto é espetacular
 
Para quem quisar:
Há uma aplicação para Android com N de jogos. Basta escolher, ligar o cabo Jack e lê a partir do tlm.

Infelizmente, o meu 128K não lê nada e parece ter o modulo de imagem lixado, além do que o 48K sempre que carrego um jogo, dá erro....
Não sei se do tlm e jack, ou algum módulo de memória lixado.

O cabo Scart mais acima vende.se para o Plus dois no OLX.

Cumps,
 
Na loja Mr Zombie vendem-se cabos fabricados pela Gaming Fun, produto nacional de excelente qualidade.
Tenho alguns cabos deles e posso comprovar a qualidade.
Penso que no site não estão lá os cabos para o Spectrum, mas basta procurar aqui ou aqui.
 
Última edição:
Back
Topo