1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

Cabo RCA ou RGB para a ZX spectrum +2

Discussão em 'Retro / Legacy / Arcade' iniciada por Zaktz, 15 de Agosto de 2019. (Respostas: 17; Visualizações: 492)

1. Zaktz

Zaktz Power Member

Sabem onde posso arranjar cabos desses?

O RGB é capaz de ser mais difícil, mas o RCA é capaz de haver por aí, é que aquela entrada que liga à spectrum tb já não é muito comum ainda pensei encontrar algum RCA nas lojas do chinês

2. rjSampaio

rjSampaio Power Member

Rca encontras facilmente em grandes superfícies, depois provavelmente em tvs modernas só ligas usando um adaptador para scart.

3. MOUSETM

MOUSETM Power Member

no chinês nem sempre há tudo ainda para mais um sistema tão antigo como o spectrum tens no ebay como meti mais a frente.

não serve RCA para scart, visto que o spectrum tem uma saída RF, logo tem mesmo de ser um cabo RCA para ficha RF para ligar à entrada de antena da TV e sintonizar em analógico a frequência.
    para scart tinha de ser um cabo com ficha RGB para ficha Scart esse sim é que dá para ligar à porta scart das tv's mais recentes...

aqui está um RCA to RF vindo do ebay espanhol --> https://rover.ebay.com/rover/1/1185...V-Cable-Aerial-Lead-NEW-Console-/130748386000

aqui está o RGB to Scart --> mas não enviam para PT do UK : https://rover.ebay.com/rover/1/710-...y-RGB-Scart-Video-Cable-TV-Lead-/260830045368

4. rjSampaio

rjSampaio Power Member

:facepalm:, óbvio estava a esquecer-me que tenho um conversor no meio :D

Memória curta a minha, e eu que tenho dois Zx.

5. Zaktz

Zaktz Power Member

A qualidade entre RCA e RGB é muito diferente ou nem por isso?

6. MOUSETM

MOUSETM Power Member

estamos a falar de um velho spectrum usares um método ou outro não vais notar diferença nenhuma na qualidade de imagem, visto que o sinal é analógico, e não digital.

7. Zaktz

Zaktz Power Member

Neste momento estou a usar a primeira que é o cabo TV, as vezes o texto é meio borrado

Eu nunca mexi numa Spectrum e esta é a primeira que vejo em pessoa, nem sou do tempo, deram-me uma isto e é mágico e assustador ao mesmo tempo, o facto de ser mais poderosa que parece e de demorar uns 10 minutos a carregar um jogo em cacetes, nem sabia que havia jogos em cacete.
    O facto da fonte de alimentação ter 30 anos depois de ter sido comprada ainda funcionar é espectacular, mas não sei se a devia a trocar, já vi que existe fontes modernas com tamanhos pequenos para isto

Última edição: 16 de Agosto de 2019
  8. MOUSETM

MOUSETM Power Member

isso é uma relíquia para ter apenas como colecção, não para usar, pois se isso avariar já não existe componentes, quanto à idade da fonte não te preocupes são mais fiáveis que as actuais.

quanto à imagem é pá não há milagres vai haver sempre alguma instabilidade, pois isso era perfeito era se tivesses isso ligado a uma tv antiga CRT.

eu tenho dois ainda mais velhos que esse e estão ali guardados e funcionam e tem tudo ambos de 1983 foram os meus primeiros pc's, muitas horas passei eu a programar e a gravar e a ler cassetes e a jogar, hoje isso são artigos nostálgicos e apenas para recordar outra era da informática.

9. Zaktz

Zaktz Power Member

Existe maneira segura de desligar isto ou é à ficha

10. afm

afm Power Member

RGB é sempre a melhor imagem!

11. MOUSETM

MOUSETM Power Member

tem de ser na ficha , é mesmo assim não tem botão, não existe qualquer problema nisso.

12. joazito

joazito Suspenso

Puseste mesmo isso a funcionar? Bem se fosse eu pela nostalgia até me ia dar um arrepio na espinha.

13. MOUSETM

MOUSETM Power Member

o RGB tem melhor imagem em aparelhos mais recentes, neste caso o spectrum usar RGB ou RF é igual ao litro, estamos a falar de uma tecnologia com mais de 30 anos, e o bom para brincar com estas relíquias é tv's antigas CRT's, as TV's recentes são muito más no que toca a imagem, já nem falo de consolas das gerações dos anos 80/90 tem exactamente o mesmo problema, por isso é que quando existe ai eventos e exposições para a malta que gosta destas coisas ver levam TV's antigas para a malta ver e jogar.

14. Zaktz

Zaktz Power Member

Tenho uns 10 jogos, só experimentei 2 até agora e funciona e a pistola tb funciona

Tive aí umas 2 horas a brincar com o BASIC disto escrevi um programa e ainda deu para gravar uma cassete vazia, isto é espetacular

15. Matanza

Matanza Power Member

16. Zaktz

Zaktz Power Member

Foi descoberta uma impressora tb, mas não sei se funciona porque requer papel especial

17. rjSampaio

rjSampaio Power Member

Dot matrix presumo.

18. Zaktz

Zaktz Power Member

Feito pela timex

Em Lisboa existe assim alguma loja retro destas coisas?
    Queria arranjar um comando