Cabo rede ethernet

Frederico

Power Member
Boas!

É possível utilizar um cabo TVHV para rede ethernet?
Um cabo UTP tem 8 condutores, mas quantos são utilizados e quais são eles? Pergunto isto pois tenho um cabo TVHV de 6 condutores e queria aproveita-lo para rede.

Obrigado.
 
Se quiseres fazer um cabo à sucateiro dá!
Teoricamente só necessitas de 4 fios para uma ligação 10/100.
Além disso, nos cabos UTP os pares são um poucos mais entrançados que no TVHV.

Mas tu é que sabes, entre fazer um cabo decente ou uma sucata! Desulpa a frontalidade, mas é como meter uns pneus 195 num Ferrari!
 
Boas!

É possível utilizar um cabo TVHV para rede ethernet?
Um cabo UTP tem 8 condutores, mas quantos são utilizados e quais são eles? Pergunto isto pois tenho um cabo TVHV de 6 condutores e queria aproveita-lo para rede.

Obrigado.

O meu irmao ja fez isso seguindo isto aqui
john disse:
Eu p.ex. da caixa de entrada usei um TVHV de 2 pares da caixa da entrada até à tomada da sala onde tenho o modem. 1 dos pares ficou ligado à parte de dados do splitter e o outro par ficou ligado à parte de voz do splitter. A tomada que usei é uma dupla RJ11 mas podia ter sido uma dupla RJ45. Assim posso na mesma tomada liga o modem numa das portas e na outra ligar o telefone da sala.

lê ai tudo para que possas preceber +- infelizmente ele agora já não mora cá para explicar como deve ser feito, mas existe muita info sobre isso e só googlar um pouco, ate sai mais barato do que utilizar cabos cat e tenho conhecimento de pessoal que ate ja o fez com cabos ited
 
Caro bigcenterman,

Mas estamos a falar de quê??? É que o frederico está a falar de rede ethernet, ou seja cabos UTP com as 8 linhas, tu estás a falar de ligar linhas telefónicas a tomadas. São coisas muito diferentes. Se fôr linha telefónica para tomada só precisas até de 2 linhas. Nada mais!
 
Caro bigcenterman,

Mas estamos a falar de quê??? É que o frederico está a falar de rede ethernet, ou seja cabos UTP com as 8 linhas, tu estás a falar de ligar linhas telefónicas a tomadas. São coisas muito diferentes. Se fôr linha telefónica para tomada só precisas até de 2 linhas. Nada mais!

estamos a falar de rede ethernet,sim! ;)

Tive falando agora no msn com ele ( meu mano)
Pois o assunto ate me interessa pois nao quero MEO aqui em casa por wireless


e aqui estao uns links sobre isso (ha muito que ler) :007:

não sou tecnico,só disse que pode ser feito, assim como pode ser feito também por
cabo coaxial normal de Tv (cabos ited) para receber e enviar dados rede interna,
vai é ficar limitado a uma velocidade de 10mbps


claro que as tomadas tem de ser RJ45 e não RJ11, agora o que não sei e se são tomadas normais RJ45
ou se tem algum conversor interno, pois ele só foi a loja e explicou o que queria
o o cara vendeu-lhe duas tomadas com 2 entradas (1 rj11 e 1rj45)

Meios físicos de transmição
O cabo UTP tem 8 condutores, mas quantos são utilizados e quais, nao sei :confused:
cabos coaxiais e utp
O cabo TVHV tem 6 condutores


Agora vem uma parte que eu não sabia :003:

mas tambem podes ver aqui pessoal que utiliza cabo TVHV nas suas instalaçoes do MEO

o cabo tvhv é agora obrigatório e único para instalações interiores na casa dos clientes.
Pode e deve pedir…



Parece que faz parte da lei que inclui os projectos RITA para a qualidade dastelecomenicações

Esta eu sabia ( E o que vou pedir agora na instalaçao) :p wireless nem pó :p
Sendo assim Frederico o melhor é consultar alguem que entenda bem do assunto

mas se tens cabo desse á borliú é de aproveitar,gastas mais uns €€€ com um técnico
e fazes umas ligações em condições

UFFA

espero ter ajudado pode ser que haja aqui pelo fórum algum técnico que faça
instalações do MEO e te esclareça melhor
 
caro bigcenterman;

Eu não disse que o cabo TVHV não funcionava, apenas te digo que é sucatisse para o efeito em causa. Como tu puses-te o link e muito bem; O cabo UTP tem 8 condutores, a instalação de rede ethernet deve ser realizada com cabo utp cat5e para cima, pois trata-se de um cabo, garanto-te muito diferente do tvhv, com propriedades completamentes diferentes, mais uma vez para o efeito em causa!.
Como tu disseste e bem, o frederico deve se calhar arranjar um profissional que lhe faça isso, mas se de facto o mesmo fôr mesmo porfissional vai-lhe dizer o que eu estou a dizer!

Aliás até, fazes o teste em casa, faz dois cabos um de 6 fios tvhv de 50metros e outro utp cat5e de 50metros, depois ligas um de cada vez entre dois Pc's, por exemplo, e faz uma trasnferência de dados de 1Gb de tamanho. Muda de cabo, e depois vê a diferença! Se tiveres um analisador de redes, por exemplo um Fluke, liga lá o cabo TVHV mede, e depois mede o UTP e mede outra vez e vez a diferença.

E se queres ir mais longe, pede a uma empresa de certificações de redes, que te certifique uma instalação de rede ethernet com cabo TVHV!!! E depois diz-me também alguma coisa!

Mas é a minha opinião, é para isso que cá estamos!;)
 
caro bigcenterman;

Eu não disse que o cabo TVHV não funcionava, apenas te digo que é sucatisse para o efeito em causa. Como tu puses-te o link e muito bem; O cabo UTP tem 8 condutores, a instalação de rede ethernet deve ser realizada com cabo utp cat5e para cima, pois trata-se de um cabo, garanto-te muito diferente do tvhv, com propriedades completamentes diferentes, mais uma vez para o efeito em causa!.
Como tu disseste e bem, o Frederico deve se calhar arranjar um profissional que lhe faça isso, mas se de facto o mesmo fôr mesmo porfissional vai-lhe dizer o que eu estou a dizer!

Aliás até, fazes o teste em casa, faz dois cabos um de 6 fios tvhv de 50metros e outro utp cat5e de 50metros, depois ligas um de cada vez entre dois Pc's, por exemplo, e faz uma trasnferência de dados de 1Gb de tamanho. Muda de cabo, e depois vê a diferença! Se tiveres um analisador de redes, por exemplo um Fluke, liga lá o cabo TVHV mede, e depois mede o UTP e mede outra vez e vez a diferença.

E se queres ir mais longe, pede a uma empresa de certificações de redes, que te certifique uma instalação de rede ethernet com cabo TVHV!!! E depois diz-me também alguma coisa!

Mas é a minha opinião, é para isso que cá estamos!;)

Mas quanto as diferenças tens razão,ate eu não percebendo muito disso já o tinha referido
de que ele iria ficar limitado

Mas este poste e só com o objectivo de ajudar o Frederico a NÃO gastar mais €€€ do que o necessário (visto que ele já tem o cabo)
Vai ficar ao seu critério se com uma instalação assim lhe serve para os seus propósitos ou não


abraço
 
estamos a falar de rede ethernet,sim! ;)

Tive falando agora no msn com ele ( meu mano)
Pois o assunto ate me interessa pois nao quero MEO aqui em casa por wireless


e aqui estao uns links sobre isso (ha muito que ler) :007:

não sou tecnico,só disse que pode ser feito, assim como pode ser feito também por
cabo coaxial normal de Tv (cabos ited) para receber e enviar dados rede interna,
vai é ficar limitado a uma velocidade de 10mbps


claro que as tomadas tem de ser RJ45 e não RJ11, agora o que não sei e se são tomadas normais RJ45
ou se tem algum conversor interno, pois ele só foi a loja e explicou o que queria
o o cara vendeu-lhe duas tomadas com 2 entradas (1 rj11 e 1rj45)

Meios físicos de transmição
O cabo UTP tem 8 condutores, mas quantos são utilizados e quais, nao sei :confused:
cabos coaxiais e utp
O cabo TVHV tem 6 condutores


Agora vem uma parte que eu não sabia :003:

mas tambem podes ver aqui pessoal que utiliza cabo TVHV nas suas instalaçoes do MEO

o cabo tvhv é agora obrigatório e único para instalações interiores na casa dos clientes.
Pode e deve pedir…



Parece que faz parte da lei que inclui os projectos RITA para a qualidade dastelecomenicações

Esta eu sabia ( E o que vou pedir agora na instalaçao) :p wireless nem pó :p
Sendo assim Frederico o melhor é consultar alguem que entenda bem do assunto

mas se tens cabo desse á borliú é de aproveitar,gastas mais uns €€€ com um técnico
e fazes umas ligações em condições

UFFA

espero ter ajudado pode ser que haja aqui pelo fórum algum técnico que faça
instalações do MEO e te esclareça melhor




O sistema RITA esteve em vigor desde 1987 até 31/12/2004 a partir de 01/01/05 todos os novos projectos são ITED actualmente em vigor, e são instalados cabos UTP Cat.5E!!

o TVHV só ainda se pode usar na coluna colectiva e tem de garantir cat.3 na certificação, portanto mesmo nas colunas usa-se Cat.5E.




http://www.anacom.pt/template2.jsp?categoryId=1402&themeMenu=1#horizontalMenuArea
 
Última edição:
Btw se usarem o TVHV depois mais tarde se quiserem usar Gigabit bem podem esquecer. O Gigabit usa os 4 pares(8 fios).
 
Não desisti nao!! Ainda aqui estou!! :D loool
Eu percebi o que vocês disseram... também sei que ninguém me vai certificar uma instalação com cabo TVHV. Ou seja, eu sei que não é correcto fazê-lo! Apenas queria saber se dava, e não quero usar Gigabit, apenas 100Mbps...
Provavelmente a impedância dos condutores do cabo TVHV será diferente do UTP, certo? Só se for por aí...
E não é por uma questão de poupança de dinheiro, é mais por poupança de trabalho :D
 
Bem se é por poupança de trabalho, então não percebo mesmo. Passar um cabo TVHV, é igual a passar um cabo UTP, tens de cravar fichas, tanto num e noutro, logo o trabalho é igual, eu cá acho mais que é por causa dos euros!
Como já disse, dá para utilizar 4 fios apenas para ligações 10/100, mas vais perder muita qualidade devido ao cabo em causa, mas tu é que sabes, a diferença de preço, não é assim tão grande, apesar de teres cabo tvhv grátis!
 
ele até pode fazer o cabo de rede com TVHV, mas tenho duvidas que sincronize a 100mbps, deve sincronizar a 10mbps porque é de cat.3 (quase)!!
 
Back
Topo