Boas , Tenho uma duvida, para aproveitarmos o total desempenho de um disco sata 3 , teremos de comprar um cabo de sata 3 , certo ? ou errado ?
poderias dizer-me um deles ? eu vou comprar um na ***** mas nao sei se é bom. Porque em loja fisica onde vivo nao encontro .. Obrigado pela resposta.
Se te referes a um HDD SATA 3, nenhum HDD actualmente é capaz de usar toda a largura de banda do SATA 2 portanto é irrelevante. Se te referes a um SSD SATA 3, sim tens que o ligar a uma porta SATA 3 através de um cabo SATA 3. Não existem cabos de melhor ou pior qualidade. É como os HDMIs com "pontas banhadas a ouro". É treta.
sim é pra ligar um ssd , e já agora acham o samsung 830 128gb uma boa compra ? lá na ***** diz que o cabo é sata 3 , logo deve ter isso escrito . eu ja tive a pesquisar e foi isso que encontrei que no cabo tinha de ter sata 6gb/s. Mas a motherboard tem de ser compativel com sata 3 ? (desculpem tantas perguntas, mas quero ficar o maximo esclarecido antes de comprar o ssd ) Novamente , muito obrigado pelas respostas.
Se for para um SSD convém ter mesmo um cabo Sata III. Recentemente comprei um Crucial M4 e por acaso liguei-o com um cabo Sata 2 sem saber. Estranhamente estava a ter velocidades de leitura sequências muito baixas para o esperado, cerca de 280 Mb/s. Quando o ligo a um cabo sata 3, este valor subiu para cima dos 500 MB/s.
então tenho de comprar , mas isso da marca do cabo não é muito importante ou tou errado ? mas pra esses cabos terem o devido efeito a motherboard tem de ter controladores sata 3 ?
Para funcionar tudo na velocidade máxima de sata 3, tem de ser tudo com suporte para este interface, seja o SSD, cabo e o chipset.
e como é que sei se a minha board é compativel com cabos sata 3? eu ja usei o everest mas não vejo lá nada :/
infelizmente essa nao tem porta sata 3 mas isso nao invalida que nao compres o ssd, porque mesmo em sata 2 deixa um hdd a "milhas"
Ai sim ? Então vou comprar e depois um dia mais tarde pode ser que equipe o PC com uma board melhor , muito obrigado a todos pela ajuda !
claro que sim, é como numa autoestrada ires de camiao ou ires de m5. o mau do m5 é que esta limitado electronicamente, mas nao se compara a um camiao!!!