Dúvidas Cabos de Rede

Jorge2210

Power Member
Boa Tarde, já tinha colocado isto noutro sitio, mas penso que aqui é o local ideal.

Estou a pensar em passar cabo para ter melhor internet, fui pesquisar e existem os tipos cat5, cat5e e cat6. Qual o melhor?
Dentro de cada tipo existem uns que são FTP, F/UTP, UTP, SSTP, ... Existe algum especifico que deva passar para internet?
Outra coisa. Para passar o cabo convém ser em rolo e depois encaixar o RJ45. Existe forma de o cravar sem o alicate de cravar?

Cumprimentos.
 
Todos eles servem para o que pretendes. Cat6 FTP, será suficiente.
Vais passar o cabo de rede junto de cabos de eletricidade?

Não necessariamente. Podes comprar só os metros que necessitas.
Penso que existam umas fichas RJ45 que não precisas do alicate para as cravar. Espera que passe aqui alguém e deixe a sua opinião.

Cumps
 
Obrigado pela resposta. Em principio nao ia passar o cabo pela eletricidade, mas junto a antena para todas as tvs agora existem zonas que pode passar perto dos cabos

Existia algum problema de passar pela eletricidade?

Ja agora, 50m de cabo perde muita velocidade/estabilidade?
 
Interferência dos 230v AC.
Ethernet funciona com zero perdas até 100 metros, mas com cabo CAT-5E ou CAT-6 até podes ter 120 ou 130m que não tens perdas.
Tens fichas que dão para cravar á mão por assim dizer.
 
Com 50m não vais ter problemas.
Passar cabo de rede junto de cabos de eletricidade não é boa opção, devido a interferência produzida pela energia que passa nos cabos energéticos.

O comprimento máximo poderá ir dos 90m até ao 130m. Tudo depende da categoria e qualidade do cabo.

Cumps
 
Interferência dos 230v AC.
Ethernet funciona com zero perdas até 100 metros, mas com cabo CAT-5E ou CAT-6 até podes ter 120 ou 130m que não tens perdas.
Tens fichas que dão para cravar á mão por assim dizer.

E os cabos da antena não provocam nenhuma interferência certo? Estou indeciso entre o cat 5e e o cat 6. Consigo arranjar rolos de 100 metros do 5e a 20€ e do 6 a 30€.
 
E os cabos da antena não provocam nenhuma interferência certo? Estou indeciso entre o cat 5e e o cat 6. Consigo arranjar rolos de 100 metros do 5e a 20€ e do 6 a 30€.

Fica descansado que mesmo cabo utp não tens perda nenhuma, isso das perdas por ruído apenas se aplica quando há enormes quantidades de corrente a circular em circuitos próximos, por exemplo como em barracões industriais e indústria em geral. No mercado "doméstico" não se aplica, a não ser que tenhas geradores, muitas ups, e enormes quantidades de corrente a ser consumida :)

E no que toca aos cabos de tv, não interfere nada.
 
Última edição:
Passa um cabo UTP cat5E junto com os cabos de electricidade à vontade. Se puder€s passar Cat6 ficas já servido para futuro caso alguém invente alguma coisa que não funcione em 5e :P
230V não te vão causar interferências nenhumas no cabo.
 
No fundo a grande diferença entre o Cat5e e o Cat6, está na velocidade suportada pelos cabos devido à sua arquitectura.
Falando na coisa tipo conversa de café: Cat5e = Máximo de 1GB de comunicação estável. Cat6 = 10GB de comunicação estável.
Aconselho as fichas de cravar. Um alicate não sai assim tão caro e dá sempre jeito, principalmente quando falamos de cabos ligados a portáteis, que vão estar constantemente a ser ligados e desligados e a ficha acaba por estragar e tem de ser trocada. Em lojas de bricolage, encontra-se alicates porreiros por 7€ e fazem o trabalho perfeito (Tenho um comprado no Bricomarché ha 4 anos e uso profissionalmente diariamente. Crava Rj45, Rj11 e Rj9).
Fichas maravilha que não são de cravar com alicate, normalmente são mais caras (O que depois com o tempo compensa o "investimento" no alicate) e não são muito fiáveis. (Isto pela minha experiência. É a mesma coisa na fibra, todas as fichas de rosca que me apresentem, nunca chegará à qualidade de uma ficha de fibra soldada)
 
Vou precisar de passar uns cabos de rede aqui em casa e estou com alguma dificuldade em escolher:
  1. Rígido ou flexível?
  2. CCA ou não-CCA?
 
Vou precisar de passar uns cabos de rede aqui em casa e estou com alguma dificuldade em escolher:
  1. Rígido ou flexível?
  2. CCA ou não-CCA?

A maior parte, se for para ficar dentro da parede/instalação dita permanente usa-se cabo com o "core" sólido, e de preferência Cobre, nada de CCA que é Aluminio o preço não justifica.
podes comprar flexível mas é mais caro e terás de encomendar certamente.
 
A maior parte, se for para ficar dentro da parede/instalação dita permanente usa-se cabo com o "core" sólido, e de preferência Cobre, nada de CCA que é Aluminio o preço não justifica.
podes comprar flexível mas é mais caro e terás de encomendar certamente.
O cabo é para passar junto com um cabo de telefone dentro do tubo. Justifica-se comprar um cabo flexível?
 
Boa Tarde, já tinha colocado isto noutro sitio, mas penso que aqui é o local ideal.

Estou a pensar em passar cabo para ter melhor internet, fui pesquisar e existem os tipos cat5, cat5e e cat6. Qual o melhor?
Dentro de cada tipo existem uns que são FTP, F/UTP, UTP, SSTP, ... Existe algum especifico que deva passar para internet?
Outra coisa. Para passar o cabo convém ser em rolo e depois encaixar o RJ45. Existe forma de o cravar sem o alicate de cravar?

Cumprimentos.
Penso que com a tecnologia de hoje, seria melhor nao passar cabo nenhum. Tens o sitema de Mesh onde consegue tirar o maximo partido da tua internet a nao ser que faças questao do mesmo.

podes ver aqui alguns preços e a melhor solução para ti
 
Back
Topo