1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

Cabos IDE Redondos causam corrupção de DADOS

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por WhiteTiger, 15 de Outubro de 2002. (Respostas: 28; Visualizações: 2397)

1. WhiteTiger

WhiteTiger 1st Folding then Sex

Parece que nem todos os cabos IDE redondos são perfeitos e podem conduzir a corrupção de dados e a prestações inferiores do que os cabos IDE cinzentos ditos "normais" .

O problema com os cabos redondos acentua-se quando são superiores a 457mm e quando são inferiores a 254mm( no caso de cabos com 80 fios ) pois as suas normas não compreendem essas medidas.

Tenho um cabo destes com 60 CM e de vez em quando o meu Plextor deixa de ser reconhecido por isso vou já mudar isso e verificar se o problema era causado pelos cabos IDE redondos.

Verifiquem no Final Word desta review :

IDE Round Cables Review

E já agora vejam isto:

Fancy IDE leads - The Terrible Truth

O 1º sitio onde li sobre eventuais problemas que os cabos redondos podiam causar foi neste fórum ( do autor do livro PC Hardware in a Nutshell publicado pela O'Reilly ) :

Forum de Hardware

Última edição: 15 de Outubro de 2002
  2. kmolazz

kmolazz Power Member

eu tb já tinha lido ( n lembro onde ) que não eram aconselhaveis os cabos com mais de 45cm.. parece que se confirma..

os meus de 45cm não me dão probs nenhuns :001:

3. Sky Fox

Sky Fox Power Member

Eu tenho cabos redondos de 45 e de 90... o de 45 ta no disco e o de 90 tem o cdrw e o dvd... por enkt nao tenho tido problemas, nem em gravacoes on the fly nem ao gravar do disco. Eu nao ponho em duvida que existam maus cabos e bons cabos e que os maus percam kualidade na transmicao dos dados, mas ate agora tem-se vindo a falar nisto, inclusivamente aqui no forum nesta thread, nesta e certamente noutras. Eu vou continuar a dizer o mesmo... nao percebo pk tanto se fala nisso, mas nao o provam :( Onde tao benchs a provar o mesmo? Seja como for, nao tenho motivos de queixa dos meus cabos.

WhiteTiger... tenta por cabos normais e diz alguma coisa, mas se o prob persistir ja sabes que nao é dos cabos :) Nao ha nada melhor para tirar as duvidas que testar.

4. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

sinceramnte espero que ñ levantem problemas pois hoj mesmo comprei 1 de 90 cm e 1 de 60 mais 1 pra flopy! Todos da akasa e amarelinhos :D
    bem.... talvez seja da cor pois provavelmente só acontece com cabos vermelhos }>

5. Crusher

Crusher Power Member

Hum também tenho cabos desses... homemade. :D

Até agora não tive probs... mas olhem que só resulta com os cabos ATA33.

6. Tafinho

Tafinho Power Member

Talvez se pensassem um pouco na razão da existência dos cabos de 80 fios chegassem a conclusões acerca da corrupção de dados dos cabos redondos ...

7. nagger

nagger Power Member

Neo,

Uma pergunta és gago?

8. Dan

Dan Power Member

Subscrevo :D comprei no sabado 2 cabos IDE redonddos de 90cm (silver) e agora apanho com uma destas :

9. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

LOL :D epá foi ontem.... o servidor do do forum estva com um lag danado ou então era da própia net cabo! efim....
    Fiz reply e a pagina ficou em branco passei-me e fiz back e novo reply!

Agora quanto aos cabos.... brutal :D :D :D Ficam a matar com um neon azul pois transforman-se em verde floroscente :D
    Agora vamos ver se dão corrupção de dados, coisa que só verei amanhã pk o duron que era suposto chegar hoje ainda ñ chegou!

10. WhiteTiger

Quanto a corrupção de dados o que se passa é que esta pode não ser imediatamente detectada e ser tão obvia quanto isso vejam a opinião de um profissional:

Don't use the round ATA cables. They're nothing but trouble, and in fact they aren't really ATA cables at all because they don't meet ATA electrical/signal integrity specifications. Basically, the physical separation of the signal-carrying wires that the flat ribbon cable provides are necessary to signal integrity. Bundling all of the signal-carrying wires together in a round cable results in a cable that's unreliable. That may not be immediately obvious, because error-detection/correction fixes the problems as they occur, but the result can be dramatically lower throughput, retries, and (in the worst case) corrupted data. Avoid round cables, period.

( ver o último link do meu 1º post neste tópico para a fonte )

Além de ter começado a ter problemas com a minha drive Plextor também tive outros indicios de corrupção de dados.
    Alguns mp3 que tenho há mais de 1 ano e portanto estou farto de ouvir começaram a ter cortes e saltos ao tocar....o que vale é que tenho tudo gravado em cd....excepto os últimos 200 ou 300 que saquei :(

Já mudei os cabos até agora está tudo ok ...esperar para ver :rolleyes: :rolleyes:

Última edição: 17 de Outubro de 2002
  11. Sky Fox

Sky Fox Power Member

So nao percebo uma coisa... como é que dados podem ficar corrompidos unicamente com leitura por causa de cabos redondos?? Em caso de gravacao... percebo que se realmente existam percas de dados significativas e nao sejam re-enviadas, sejam gravadas com erros, automaticamente dao ficheiros corrompidos, mas no caso da leitura de mp3, é so mesmo leitura o que nao vai mexer integridade do file original, a nao ser k o disco comece a ter bad sectores.

12. Tafinho

Tafinho Power Member

Sempre que lês um ficheiro fazes sempre uma escrita ... "last Accessed" ...

13. d_only_1

d_only_1 Power Member

Pode não corromper o mp3 (ou seja lá o q fôr) q está fisicamente escrito no disco, mas pode corromper akilo q é lido, ou seja, no trajecto disco->bus pci (os dados têm sempre q passar pelo cabo, certo?), assim como o caso inverso, ou seja, ao guardar mp3, no trajecto bus pci->disco. E quem diz mp3 diz qq ficheiro. Por acaso já tinha lido algo sobre este mesmo asssunto mas ainda era na altura em q os cabos eram "home-made" e ainda não haviam marcas a "fabricar" estes cabos, mas qd estes começaram a aparecer nas próprias lojas comecei a pensar q afinal não houvesse problema. Agora já não sei o que pensar, até pq caso seja verdade, tal será mto difícil de detectar pois não só será complicado ter a certeza de q algum problema poderá ser causado pelo cabo, como será complicado detectar os proprios problemas q poderão estar a ocorrer... :(

14. Sky Fox

Sky Fox Power Member

tens razao tafinho... mas ate que ponto isso podera por em causa a estrutura do file?? Eu penso que se acontecer alguma coisa errada no momento em que essa escrita é feita, das duas uma... ou ocorre sem problemas e o file fica intacto ou pode ocorrer um erro e ai, o file ficara danificado de modo a que ja nem se possa fazer a sua leitura ou se mesmo assim se consguir ler o file... nao sei ate que ponto isso ira por em causa a restante informacao do file.

15. Tafinho

Tafinho Power Member

Depende do filesystem em questão...
    Eu podia jurar que essa informação é guardada na estrutura de directórios ( a FAT na maior parte dos casos), simplesmente isso pode ter resultados catatróficos se houver erros...

16. dizkzz

dizkzz Power Member

É verdade os cabos redondos causam corrupção de dados, para alem disto aquecem significativamente. há 3 meses comprei trés cabos da akasa e comecei a notar pequenos problemas ao fim de 3, 4 horas de funcionamento da máquina, até que um dia fiquei com um ecrã azul com a mensagem "fatal hard error", reiniciei e, tudo bem por mais 15 min, novamente a mesma mensagem. Troquei o cabo e nunca mais me aconteceu, outra coisa que acontecia era mnão poder gravar cd's a mais de 8x, se aumentasse para 12x ficava com mais do dobro do tempo de gravação, e com o buffer a 1%, sinceramente não aconselho.

17. Peterwolf

Peterwolf Power Member

Eu tenho uns cabos redondos pretos 90CM e isto bule nas horas, 0 Probs, aguenta aki mais de 2semanas ligado sem erros :)
    e a gravar grava a 24x com o buffer a 98/99%

18. Cooling

Cooling 1st Folding then Sex

Me have 2 round 45 cm cables 0 probs :D

19. CoolAlex

CoolAlex Power Member

idem aspas aspas!Tenho cabos redondos no disco nos cds e no floppy e nepia de problems...a gravar cds a 40x e uma maravilha nunca mandei nenhum pro lixo....

20. WhiteTiger

O problema é precisamente esse o de ser muito dificil detectar a corrupção dos dados :(

Partilhar esta Página