1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Discussão Cabovisão, Tribunal, "Acusação" falsa, etc

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por MazdaRX7, 7 de Maio de 2009. (Respostas: 13; Visualizações: 1444)

1. MazdaRX7

MazdaRX7 Banido

Boa tarde. Antes de mais peço desculpa se o tópico não se encontrar na categoria correcta, não sei bem onde o colocar e pelo título ser esquisito.

O que se passa é o seguinte..

Recebi uma carta do Ministério da Justiça de COIMBRA para ir a Tribunal na qualidade de testemunha - mas no fundo vou ser "acusado" (1) do seguinte; Alguém terá colocado fotos de uma senhora na internet no ano 2003 (salvo erro, já nem me lembro), e a senhora fez queixa.

A Cabovisão, que tenho desde o ano 2001,terá dito que foi colocado a partir da minha casa, o que é impossível pois apenas eu uso o computador aqui e não o fiz por certo, portanto o que me passa-me pela cabeça e sendo que isto está farto de ter um monte de "testemunhas" como eu, num dia eram 15 testemunhas e não era a única data, a Cabovisão terá dado uma lista de pessoas que terão usado aquele IP(?) durante um periodo específico e daí o meu nome constar?

(1)
    Não é ser bem "acusado", mas como disse acima, eles devem ter um lista de pessoas referenciadas pela Cabovisão e sei lá mais quem e apareço como testemunha e no papel assim o diz, mas vão dizer-me que foram enviadas fotografias daqui da minha casa.

Ora bem, eu quero é informar-me para conseguir explicar. Primeiro quero saber se a Cabovisão pode acusar-me assim á toa e não esperar um processo por falsas acusações, difamação ou outros termos. Depois quero saber como fazem eles o tracking das ligações dos Clientes e relacionam com sites, porque pelo o que me lembro, a "Netvisão" nessa altura andava com ligações péssimas, modem's a fazer reset a toda a hora o que pode levar mudança de IP. Também posso dizer que será possível mascarar o IP do real autor e este ter usado programas para colocar outro á toa?

Agradecia algumas explicações sff ;) Desculpem o texto longo.

2. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Boas

Pelo que percebi não foste acusado de nada vais lá como testemunha, e no que diz respeito à forma como as coisas estão a ser conduzidas se te sentires lesado pela forma de actuação da cabovisão na forma como as coisas foram feitas então se calhar depois deves avançar com um processo mas isso é coisa para advogados e eu sou só um tipo de TI

No que diz respeito ao tracking, simplificando a coisa, quando tu ligas o cablemodem à rede ele identifica-se junto da rede do ISP com o Mac adress dele, se o mac adress do cablemodem for válido então o servidor de DHCP do ISP atribui um endereço de IP público ao dispositivo que estiver ligado (digo dispositivo porque não conheço a topologia da tua rede) ao cablemodem. Por outras palavras deverá haver sempre um registo da relação mac adress - ip atribuido.

No fundo tudo o que eles sabem é que o mac adress do teu cable modem teve o IP x atribuido durante o periodo em que acham que foi feito o upload das fotos. Agora, para chamarem lá 15 pessoas das duas uma ou o periodo em que presumem que foi feito o upload das fotos é bastante grande ou com tu dizes que na altura as ligações estavam péssimas o periodo foi curto e devido a quebras de registo o mesmo IP foi atribuido uma série de vezes.

No que diz respeito ao que podes dizer, o meu conselho é, se não sabes não compliques, as únicas coisas a que vais poder responder com certeza vão ser em relação ao que se passa do cablemodem para trás, ou seja, se apenas era o teu PC que estava ligado aquele cablemodem ou se tinhas o modem ligado a um router e a ligação é partilhada por mais PCs e caso seja apenas o teu PC ligado aquele cablemodem quais eram os hábitos de utilização do PC, ou seja se eras apenas tu a usar a maquina ou não, o resto são batatinhas.

Se a tua pergunta é se era possível mascarar um IP na altura, sim era, era possível mascarar o mac adress de um cablemodem e torna-lo no teu, quem o fizesse tinha de saber o mac adress do teu CM ou ter muita sorte (e tu muito azar), mas sim também era, era possível alguém ter hackado o teu PC na altura e te-lo usado como relay para fazer o upload dos ficheiros sem tu dares conta, sim também era, bastava um trojan para isso e em 2K3 haviam-nos à patada... tudo o que acabei de dizer interesa para alguma coisa para o teu caso? Nem por isso, o único motivo pelo qual foste chamado como testemunha foi porque o mac adress do teu CM teve o IP X atribuido na altura de y a z, se só com isso acharem que te devem acusar formalmente (e ai passas de testemunha a arguido) então ai sim, pega num advogado e ele que chame um gajo de TI para testemunhar que o gajo de TI mostra logo por 2 + 3 o quão estúpido é acusar alguém só com uma relação mac adress - ip num espaço temporal elevado.

É que se tivesses sido só tu a ser chamado ai eras capaz de te ver à nora agora 15 pessoas?? Sinceramente pensei que o ministério público tivesse coisas melhores para fazer com o dinheiro dos nossos impostos.

3. MazdaRX7

MazdaRX7 Banido

Epa, belo post :p

Sim eu não vou complicar mas quero estar ciente do que pode ter acontecido para ter de ir lá ;) Vou só dizer que:
    - Naquela altura lembro-me que a Cabovisão/Netvisão andava com problemas de ligações e o modem andava constantemente a levar reset e que não usando FWall, também me podem ter entrado no PC até porque este costuma ficar 24/7.

Obrigadão ^^

Última edição: 8 de Maio de 2009
  4. Underground909

Underground909 Power Member

Mas como é que sabes que além de ti foram chamadas mais 15 pessoas? Diz lá na carta que recebeste? E como é que sabes de antemão que vais ser acusado e até exactamente do que vais ser acusado? Palpita-me que sabes mais deste assunto do que dás a entender :D

Bem, se fores constituído arguido ao menos deixas de ser obrigado a responder às perguntas deles :D

5. MazdaRX7

MazdaRX7 Banido

Porque quem foi chamado antes de mim foi a pessoa que tem o nome na factura da Cabovisão, ora como a pessoa em questão não usa computador por lógica esperava eu ser chamado como deveria ter acontecido logo desde o inicio. Portanto sei mais do que diz na carta porque contaram-me ;)

Outra coisa, como funcionam os IP's da Cabovisão, corrigam-me se estiver enganado e isto a seguir-me pelos tempos do IRC. Normalmente temos sempre o mesmo IP excepto quando leva reset e se entretanto alguma outra ligação o ocupar, é-nos atribuído um novo IP ou então se na Central tiverem a fazer alguma coisa e fizerem eles reset geral. É assim?

6. Noeljunior

Noeljunior I fold therefore I AM

Sempre que o servidor DHCP do ISP tiver que te atribuir um IP vai atribuir um disponivel. Isto acontece sempre que te ligas a eles. Seja reset, seja simplesmente ligar o modem...

7. MazdaRX7

MazdaRX7 Banido

8. ccooll_booy

ccooll_booy Power Member

Pelo que sei, daquilo que disseste da cabovisão se te pode acusar assim sem esperar um processo? Pode porque eles não te estão a acusar de nada. Eles não disseram que foste tu. Simplesmente disseram que pelas informações deles podes ser tu. Agora daquilo que conheço do MP, não compliques muito. Diz a verdade, se conheces a pessoa ou não e se não foste tu diz que não sabes nada em relação a isso nem nunca viste nada disso no teu pc. Escusas de entrar por grandes detalhes, eles sem provas concretas arquivam o caso, e se dizes que a cabovisão chamou 15 pessoas penso que não têm nenhuma prova concreta contra ninguém e simplesmente estão à espera que admitam.

9. Underground909

Pá... se entras com essas ideias de acusar a Cabovisão por difamação (!) é que a coisa ainda fica bonita para o teu lado :D

O coitado do ISP limita-se muito simplesmente a fornecer os logs de atribuição de IP quando solicitado... é o que menos quer ter a ver com esta confusão toda. Deixa mas é a Cabovisão de fora disto.

10. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Se tivessem suspeitas que fosses tu já a PJ te tinha ido buscar os computadores todos de casa para investigar.

Provavelmente estão a pedir que vás lá para eliminarem "oficialmente" o máximo possível de pessoas para se poderem "focar" em quem suspeitam efectivamente.

11. marioguilherme

marioguilherme Power Member

Pode meter um processo à Cabovisão mas à partida é perder dinheiro pois a Cabovisão apenas seguiu uma ordem do tribunal e cedeu os dados que tinha no servidor.

No final, quem ainda leva um processo por difamação da Cabovisão, é ele.

12. Underground909

Fazia sentido... mas por outro lado, agora é que estão a investigar um processo de 2003 (!)

13. MazdaRX7

MazdaRX7 Banido

Eu falei com um amigo que está a estudar Direito. Eu estou ciente que eles têem de dar informação dos Clientes ou seja o que for, quando exigido por Tribunal / Polícia Judiciária. Mas enfim, ainda vou telefonar para eles para ver como foi. Hoje em dia qualquer coisa em tribunal serve para perder tempo e dinheiro.

Correcto :)

Última edição: 8 de Maio de 2009
  14. Era boa a senhora ? LOL

Epah...manda esses gajos dar uma volta... ip's... proxys... para quem demora 1 hora a atender os clientes só fica mal esse tipo de atitudes... Algum sobrinho com a 4a classe que anda a mandar nakilo..só pode !

Partilhar esta Página