Cache = buffer?

Erbium

Power Member
Há alguma diferença entre cache e buffer dos discos? Ou será a mesma coisa? Se forem diferentes, qual a melhor?
Em termos de performance de um disco não há diferença? Só se nota diferença entre 2MB e 8MB? É que tenho dois discos de 10G muito antigos (e principalmente lentos) e tenho de os reformar, ando a pensar comprar um novo mas não sei qual!
 
Originally posted by saulfarelo
Não,não é igual.

A memória cache não é a mesma coisa que buffer!

Se a gente tivesse memória cache em vez de ram éra uma maravilha! :D

É a mesma coisa, mas com usos diferentes... neste caso é uma questão de linguagem
 
mas o k é a cache afinal?

o termo cache emprega-se kando fazes um acesso a uma memoria mais lenta, e supondo k so precisas de ler X bytes, mas esse dispositivo permite-te ler 1000+X, o k acontesse é k o dispositivo le os 1000+X para a cache e depois usa os X bytes k tal necessita. se por acaso precisares de ler os 16 bytes seguintes a X, estes ja se encontram na cache nao sendo necessario fazer ajustes de cabecas do diso e pratos...


o k e um buffer?

um buffer é uma variável/estrutura_dados em RAM (se nao ha espaco em RAM vai para SWAPFILE) k é usada para ler/escrever grandes 'paginas' de informacao, que caso estivessem em memoria RAM engasgavam o sistema, pois ocupariam muitos MB
ex: tens de trabalhar com 10MB de informacao no disco, alocas um buffer de 512K e les blocos de 512K para esse buffer



normalmente o termo cache aplica-se aos cpus, e buffer nos discos e cd/dvd


Só se nota diferença entre 2MB e 8MB?
com um disco com um buffer de 8MB vais ficar bem mais feliz :)

por acaso keres vender esses discos? :) (desde k nao estejam estragados) pm-me


hasta... :001:
 
Back
Topo