CAD - Config de PC

NPinho

I folded Myself
Boas amigos!

Bem, um primo meu estuda numa escola a cargo da UA e tem um trabalho de pesquiza, há uma parte do trabalho (sobre CAD) que é arranjar uma configuraçao para o PC (relaçao qualidade preço), e eu ofereci-me a ajudar (a pensar em contar com a ajuda aqui do ppl :002: )

http://clientes.netvisao.pt/npa1987/cad.jpg -> Ponto 3

Que config escolheriam?

em Cad n sei se rende mais Intel(P4, Itanium Xeon...) ou AMD (Athlon 64, Atlon FX, Opteron...)


tnks!
 
OddZ disse:
Intel Xeon, Amd Opteron, 2Gb Ram, ATI FireGL ...

:)
sem board.....


Que tipo de Ram ? DDR normal? ECC? 2?

essas ATi em versao PCIe so ha uma de 256MB o resto é 128MB, n é pco? a Nvidia tem de 512MB...

EDIT: pelas caracteristicas parece que sao fracas... algumas de 128bits de largura de banda, ate parece que uma 6800GT PCIe é melhor...
 
Última edição:
damn, não tou actualizado a nível de hardware, mas como é para moldes, a parte 3d é importante pelo que uma plaquinha grande (substituir estas duas palavras por uma só com o mesmo significado, mas que fica mal a um admin escrever :p) para renders é aconselhada :)

Que me lembre o CAD da Autodesk (aka AutoCAD) que é o que presumo se vai usar gosta de OpenGL :) mas depois tens outros softwares de CAD/CAM.

O Solidworks ou o pro-engineering por exemplo; há m uitos mais certamente :)
 
o software é o Pro ENGINEER Wildfire que tenho aqui aponte.


uma duvida, Intel Xeon EMT64 90nm da pra meter 2 CPUS numa board dual CPU ?
 
Bom, eu posso ajudar pois já usei practicamente tudo quanto é software de cad/3d, etc.
Neste momento, na minha faculdade estão instaladas 20 novas workstations dell com Pentium 4 prescott e vários modelos de ati firegl e nvidia quadro.
A nível de Alias Maya e Alias Studiotools/imagestudio/mental ray, o processador é mais importante para a modelação e manipulação em tempo real em certas situações, bem como para os renders ( mta memória ram tb ajuda ) sobretudo a nível de MHz, embora tb tenha ouvido dizer mto bem dos Opterons em hp's ( não testei aínda ).
A nível de placa gráfica, aí a resposta é mais simples:

Nvidia, nvidia, nvidia.

Qualquer dos modelos Quadro q experimentei é mais rápido que o chip correspondente da ati, desde as velhas Quadro 2 mxr até à "über" placa do momento, a Quadro FX 4400 512 MB GDDR3 :001: , tb temos um par de Wildcats da 3dlabs e duas workstations Silicon Graphics Irix, mas a performance n é grande coisa comparada com as Quadro.

Se queres boa performance a bom preço, qlqr das quadro fx é boa, mas eu apontava para as quadro fx 3000, q devem ter baixado de preço agora q as 3400, 4000 e 4400 estão no mercado.
 
Esqueci-me de dizer isto no outro post:

Em CAD, como muitos de vós devem saber é mais importante o paralelismo do que a força bruta, logo, às vezes compensa mais gastar em 2 processadores mais lentos ou mais antigos do q ter só um ( exemplo: render farm )

Com isto em mente, bem como um preço mais em conta, os opteron série 200 são uma boa aposta, pois consomem menos ( há várias versões, normal, low voltage, ultra low voltage, etc ), tem suporte para 64 bits e controlador de memória integrado ultra rápido comparado com os Xeon/Pentium 4.

Não esquecer q daqui por 6 a 8 meses estão cá fora os primeiros opteron dual-core, q podem aumentar imenso o rendimento e rentabilizar o investimento anterior ( motherboard, memória ram, fontes, etc, etc ), já que estas não são nada baratas.
 
XiMa disse:
Grafica ja vi que Nvidia esta a dar, CPU e board?

Vê isto a nivel de graficas:
http://www.anandtech.com/printarticle.aspx?i=2307

A Realizm 200 custa metade da Quadro FX 4000. Não sei se não seria melhor escolha.

The proe-03 viewset was created from traces of the graphics workload generated by the Pro/ENGINEER 2001TM application from PTC.

5799.png


Autocad:
5813.png


Quanto a Cpu e board, é como as graficas, depende um bocado dos €.
Se houver muitos €, um dual Xeon ou Opteron. Boards iWill, Tyan, Supermicro, etc.
 
Outro post, estou a ser melga mas isto é a minha área e n se fala mto destas coisas por aqui ;)

As motherboards que temos lá são das marcas Iwill e Supermicro (xeon, pentium 4) e julgo que os opterons são da Tyan.

É uma questão de ver qual o modelo que mais se adequa ao tipo de trabalho e tb um pouco de gosto pessoal, restrições de espaço, gasto de energia, budget, etc.
Fiabilidade não é grande problema, pois neste mercado o preço elevado leva consigo muito mais testes em fábrica do que uma asus a8n-sli, por exemplo ( a minha futura board cá para casa, espero eu :D ), que por si só já pertence a uma das marcas com maior índice de qualidade e fiabilidade do mercado desktop.
 
Nemesis11 disse:
Quanto a Cpu e board, é como as graficas, depende um bocado dos €.
Se houver muitos €, um dual Xeon ou Opteron. Boards iWill, Tyan, Supermicro, etc.

é para um trabalho, tem de ser bom a um bom preço :p



blastarr disse:
Outro post, estou a ser melga mas isto é a minha área e n se fala mto destas coisas por aqui ;)
np, podes continuar, o que eu quero é info, muita info ;)
 
Os testes da Spec já n me dizem muito, são falíveis e é um pouco a imagem dos bench's para desktop:

Sim, a x800 xt até pode ter mais 3dmarks do que uma 6800 ultra, mas será q no mundo real, do uso diário e continuado ela é tão rápida assim ?
-Claro que não.

Quantos jogos já viram que se assemelhem ao 3dmark a nível gráfico ?
-Nenhum

Na industria, os elevados gastos com hardware n são feitos com base naquilo q os benchmarks sintéticos dizem, mas sim com o nível de trabalho que se produz no mundo real e nesse, as Quadro são muito mais rápidas.
 
blastarr disse:
Na industria, os elevados gastos com hardware n são feitos com base naquilo q os benchmarks sintéticos dizem, mas sim com o nível de trabalho que se produz no mundo real e nesse, as Quadro são muito mais rápidas.

Os testes da Spec não são sintéticos...
 
blastarr disse:
Os testes da Spec já n me dizem muito, são falíveis e é um pouco a imagem dos bench's para desktop:

Na industria, os elevados gastos com hardware n são feitos com base naquilo q os benchmarks sintéticos dizem, mas sim com o nível de trabalho que se produz no mundo real e nesse, as Quadro são muito mais rápidas.

Aquela review não tem só testes com o Spec. O grafico do Autocad nem sequer é do Spec.
A review é bastante detalhada, acho que o XiMa devia ver todos os numeros.
Também acho que devia ver reviews da 3400 e quadros mais antigas. Sempre ficam mais baratas.

Quanto à nVidia, eles são lideres de mercado e há razões para isso. Não tenho qq duvida da sua liderança, mas falei da Realizm 200 por causa do preço.

Reparei que falaste que tinham Wildcats. VP? 4? Mais antiga? Seja como for, esta realizm é completamente nova.
Penso que ainda não está à venda a Realizm 800, pq essa deve dar trabalho à nVidia. Sempre são 2 VPU/512 MB + 1VSU/128 MB + Memoria virtual.

Mas lá está, se ele escolher uma Quadro é uma escolha acertada.

Quanto a board/Cpu, não sei quem é que esta melhor, se Intel, se Amd. A partir de uma marca, há bastante por onde escolher, mas ele que veja Tyan e iWill para as duas marcas e Supermicro para Intel.
 
Última edição:
* em vez de dual opteron iria para dual xeon 3.0 por exemplo,

* board apostava na Supermicro

*Ram, não precisas de ECC para nada, precisas é de alguma quantidade de ram ( com qualidade claro ). EEC é mais usado em servidores. O que vais precisar e' uma boa capacidade de resposta entre processador > memoria > gráfica ... sendo esta a responsavel pelo rendering final como sabes.

* Placas gráficas, é à vontade do freguês, mas já que se fala na Wildcat, preferia essa a qualquer uma das restantes ( Quadro/FireGL ) , mas a Quadro realmente é mais rapida que a FireGL não sei é se o preço também não é mais elevado
 
Back
Topo