1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

CAELinux - Linux for Engineers

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por manelito, 27 de Abril de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 1942)

1. manelito

manelito Power Member

Boa noite a todos,

eu gostava de saber se alguém já utilizou esta distro baseada em PCLinuxOS para trabalhar. A diferença desta para as restantes é que já traz integrada vários programas para simulação numérica CFD e CAE (softwares Salomé, Code_Aster, Code_Saturne and OpenFOAM). Para quem se interessa por isto, torna-se uma ferramenta bastante boa e poderosa. Quem utiliza?Engenheiros, fisicos e demais cientistas!

http://www.caelinux.com/CMS/

cumprimentos.

Última edição: 27 de Abril de 2008
  2. Tyran

Tyran Power Member

Tem alguma coisa tipo multisim?

cumpzz

3. manelito

manelito Power Member

biba,

acho não tem nada como multisim.
    tens é o Octave, alternativa ao MATLab...

4. skinnie

skinnie Power Member

humm parece me interessante..quem sabe não dará jeito para o curso :P

5. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

A mim dava se houvesse alguma coisa de jeito na area do AutoCAD :( :(
    Mas bom projecto :)

6. Pad

Pad Power Member

É desta que o Sócrates vai começar a usar Linux. :D

7. manelito

manelito Power Member

Viva meus caros, depois de usar esta distro durante alguns meses digo que vale a pena perderem tempo com ela. Principalmente aos que estudarem engenharia :), eu sou engenheiro mecânico e interesso-me por CFD, e esta distro é absolutamente fantástica!

8. APLinhares

Staff Member

Pois, depende da engenharia...
    Para mim de nada serve :( :(

9. noznika01

noznika01 Power Member

bom projecto... para engenharia.
    para CAD, estamos na mesma.

10. CesarLuc

CesarLuc Power Member

Acho que vou instalar esta distro, pois vou tirar engenharia Física.

Só uma pergunta: esta distro não é "frendly user" como o Ubuntu pois não? ou até é mais simples?

11. manelito

manelito Power Member

Esta distro é baseada em PCLinuxOS, é tão user friendly como outra distro qualquer, inclusivé ubuntu.
    Apenas tem pré-instalados uma série de programas muito úteis, para cálculo, análise variadas entre elementos finitos (FEM), computer fluid dynamics (CFD), entre programas de pré-processamento e pós-processamento de dados..........ui....montes de coisas.
    toca a gravar o live-cd e testar, siga :)

12. manelito

manelito Power Member

Pois....para CAD estamos na mesma e acho que, sinceramente, vamos sempre estar....qualquer solução de CAD seja ela 2D/3D ou ambos para linux ou windows há-de ser sempre paga. Isto se quisermos uma coisa em termos, e as pessoas que trabalham frequentemente com isto sabem o que quero dizer.

13. APLinhares

Staff Member

A questão não é ser sempre paga, porque sempre foi. A questão é de não haver sequer alternativas (viáveis) pra linux.
    No entanto, para outros (leia-se mac) já existem algumas soluções, que se vão desenvolvendo... Já tentei inclusivé contactar algumas empresas, mas apenas dizem que só pretendem desenvolver pra windowz. Mas isto dava muita fruta.

Vou ver é se dou 1 vista de olhos no Octave. btw, que quiser experimentar parte das soluções/ferramentas desta distro, já disponibilizaram 1 pacote (add-on) para outras

14. manelito

manelito Power Member

Tens algumas soluções bastante boas para linux, são é estupidamente caras....tens o ProE, o UGS NX (http://www.ugs.com), Ideas, e acho que mais alguns (Conheces este http://www.varicad.com/en/home/ ?). Isto falando de soluções cad3d boas. Nem sei se existem versões para mac destes programas.

Quanto ao Octave, é bom mas exige conhecimentos de programação que eu ainda não tenho:'(
    espero vir a ter, pelo menos estou a fazer por isso :)

Cada um dos programas que estão incluídos na distro podem ser instalados separamente, valem a pena para quem se interessar pela área pq são bons e acima de tudo, grátis :-D.
    é só fazer uma pesquisa rápida pelo nome no google ou no site do caelinux.

Reparo é que o site do CAElinux está meio morto, espero que lancem uma próxima versão actualizada. Seria a continuação de um óptimo projecto.

15. APLinhares

Staff Member

Acerca de CAD é melhor continuar no tópico deste secção de CAD, e verás que o que indicas não são escolhas possiveis (Varicad nomeadamente) por vários motivos... btw, programas CAD nunca foram baratos :)

tb reparei que o site tá parado. Estará em baixo o desenvolvimento?

16. manelito

manelito Power Member

Eu não tenho seguido o tópico CAD cá do fórum, por isso nem sabia que o Varicad não é uma opção viável. Como eu só uso cad 3d (Solidworks e CatiaV5, este último também tem uma versão para linux, AIX(R), HP-UX, Solaris) nem presto muita atenção ao que se passa no mundo do cad2d. Estes sim, são caros pa caraças!! :)

Temo que o desenvolvimento do caelinux tenha parado....para mta pena, realmente não percebo porquê...acho que quando saiu a última versão também foi assim tudo num ápice,pode ser que voltem à carga brevemente. Espero que sim, senão lá vou ter que aprender a instalar os programas um a um....baahhhh:007:

Mas agora encontrei a verdadeira razão:

http://caelinux.com/CMS/index.php?option=com_joomlaboard&Itemid=52&func=view&id=2177&catid=2

cumps.

Última edição: 4 de Outubro de 2008

Partilhar esta Página