Caixa Atx Cube

AlbertoSoares

Power Member
Bem decidi-me aventurar e tentar fazer algo "de jeito". xD

A ideia é fazer uma caixa estilo "cube" mas para atx.
Basicamente os discos, fonte ficaram por baixo, como as entradas audio e USB(que ainda vou comprar 3.0).
Deixo ai algumas imagens :)

Projecto:
N2A0Grt.jpg


Material(reciclagem^^ )
39QhE9q.jpg


Um dos lados já feito:
3EuU20b.jpg


Preparção da outra lateral:
LtDhM4k.jpg


Lateral já rebitado:
2rCfC90.jpg


2ª laterais prontas a rebitar:
yNXfAx0.jpg


EM5ML3X.jpg


"Cube" já com o suporte para levar a base da MotherBoard:

ZrwPVDf.jpg


Foi o que fiz hoje, até estou satisfeito, e tenho boas expectativas para isto apesar de ainda estar com mau aspecto quando passar a parte de revestimento espero serias melhorias :P

Cumprimentos
 
Obrigado, hoje já avancei com mais umas coisas, mas estou num impasse pois ainda nao sei como irei fazer para forrar a estrutura :/

Basicamente é esse o ponto de situação, porque não estou a ver onde possa ir comprar os materias, apartida este fim de semana tenho de ir dar umas voltas pelo Aki e bricomarche a ver o que há por lá.

zIweyUz.jpg


yBXZyWK.jpg


Jkjv9tD.jpg


FD2N22f.jpg


hG5E0Fi.jpg


yDihqaB.jpg


xXbcp1y.jpg


8LxrILK.jpg


RExptRs.jpg



Aceita-se sugestoes para forrar a parte exterior :P


Fica ainda aqui o projecto feito as 3 pancadas com Paint Skils xD

PS: Façam Ver imagem e depois lá podem ver com zoom <<

i0HgKHl.jpg



Cumprimentos
 
se vais ao aki e afins, talvez o melhor para o exterior será usares placas de acrilico é mais barato, e podes pintar , arranjas uns parafusos para fixação, com uma cabeça fora do comum...

pois chapas e a folhas de aluminio, até mesmo redes, fica caro para forrares uma caixa assim...
 
é uma ideia mas fico naquela porque estar a "pintar" o acrilico nunca fica grande coisa.
A caixa está assim pois ainda estou no inicio ^^
 
Bem nem em casa da "Maria" há descanço ahaha :P
Ora cá vai mais novidades, novidades essas que me deram ainda mais vontade de continuar este projecto!

Espero que gostem tanto quanto eu estou a gostar xD

Enchi os Perfis de "chapa" com espuma polioretano(acho que é assim) para conseguir ficar com aquela parte cheia.
Estou ainda ponderar colar uma algo para dar um acabameno melhor :)

BqRHoxx.jpg


OMBUhbs.jpg


OBMQlQ6.jpg


O derradeiro teste, com os componentes "principais"!
(as rams provavelmente vou actualizar para umas de 2400Mhz e para ficarem tambem com outro aspecto)

l2KfN82.jpg


hCkUpVU.jpg


Aqui comecei na "lixadela" como usei material reciclado e que teve sujeito às mais variadas circunstâncias tive de dar uma limpeza geral, até mesmo para limar as arestas mais feias.

cDemM1d.jpg


Nesta parte estive de volta dos apoios das ventoinhas de 120mm.
Fica aqui os materias usados:
-Borrachas que se usam nas telhas de zinco
-Parafusos roscados 4mm
-Porcas 4mm

Y4IhGqF.jpg


Fica o resultado (as ventoinhas nao são para estar naquela posiçao xD)

GrdYsn5.jpg


e agora a parte que gostei mais, ainda tenho de fazer alguns ajustes, mas nao resisti em dar-lhe "uma de mão" ahaha

Zf8Hw7m.jpg


FI2rkcD.jpg


6gwJryY.jpg


lq2J804.jpg


zPwH4b8.jpg


UR04UTi.jpg



Sinceramente acho que agora já está sem duvida a parecer com algo decente!

Quanto ao exterior, ando seriamente a pensar forrar toda a caixa em madeira, porque basicamente é um material que sei que consigo moldar como quiser e que me dá liberdade para fazer cantos e arestas bem maior que acrilico ou chapa.
E honestamente acho que ia ficar com muita pinta, a parte exterior em verniz, com o interior preto e alguma iluminaçao em azul :P


Para já amanha vou comprar 2 ventoinhas de 140mm para a frente.
Para a semana vou ter menos tempo para estar de volta disto, mas pelo menos vou andar de volta disto umas 3/4 horas por dia por isso fiquem atentos :P


Cumprimentos a todos!
 
muito porreiro, e diferença brutal quando pintado lol logo outro aspecto à coisa

uma cena, aquela espuma que puseste, nao podia ter ficado mais lisa? eu nunca usei (nem trabalhos manuais do genero sao coisa que faça 'regularmente') gostei da ideia, mas não tanto do resultado :/ e que temperaturas aguenta? (isto por causa do calor relativo dentro da caixa com o pc em funcionamento)

cumps e bons trabalhos!
 
o polioretano no final de aplicado, fica tipo esferovite, e pode ser moldado apenas, como ele fez para o preenchimento, para ficar com um aspecto mais limpo e liso, ele tinha de aplicar massa que se usa nas carrocerias do carros por cima, e lixar até obter uma superficie lisa e uniforme, mas claro isso com a caixa armada e no local que é ia ser penoso até ele conseguir obter o desejado...

de resto está muito bom, e mesmo pintada, já parece outra coisa...
 
o polioretano no final de aplicado, fica tipo esferovite, e pode ser moldado apenas, como ele fez para o preenchimento, para ficar com um aspecto mais limpo e liso, ele tinha de aplicar massa que se usa nas carrocerias do carros por cima, e lixar até obter uma superficie lisa e uniforme

Depende do poliuretano, se fosse o composto de poliol+isocianato injectado pela máquina de pressão dá para ficar liso.
 
Sim vou ter fazer um acabamento pensei que fosse ficar melhor, mas pronto é normal a espuma ao "estufar" cria bolhas de ar <<

Vou usar essa massa para fazer esses acabamentos, mas tenho uma duvida, ela não vai estalar?

Cumprimentos
 
não, aplicas uma camada avantajada, para apanhar todo o recanto, deixas secar, depois começas a lixar com uma lixa grossa, e assim que coisa estiver mais uniforme, passas para lixa mais fina, e vais lixando e passando com os dedos até veres o quanto lisa fica a superficie, quando achares que está bom paras, depois depende até onde queiras ir no pormenor ,aplicar primario e pintar, ou pintar directamente...
 
bem...já vi que te espera trabalho, espero que não te 'lixes' (pun intended...secaaaa)

boa sorte e continua :D

eu tenho uma vontade enorme de por-me com um projecto assim, até uma vez iniciei aqui um topico...estudei aquilo bem e tal, mas acabei por nunca avançar...infelizmente nunca fui grande espingarda em trabalhos manuais e muito menos tenho um espaço/oficina que me permitisse......portanto contento-me por agora a incentivar o pessoal aqui :P
 
Boas.

Amanha posto as fotos do resultado deste fim de semana.
Posso dizer que estou exausto, nunca pensei que fosse me dar tanto trabalho esta ultima parte!


Cumprimentos
 
Bem cá vai as fotos do fim de semana, basicamente foi a pintura e depois carpintaria com força foi sexta, sabado e domingo.
Não tirei muitas fotos desta vez, tambem porque já estava a stressar um bocado porque queria ver a caixa pronta no fim de semana (impossivel) mas pronto só no sabado é que percebi melhor que nao ia conseguir xD

-> Achievement Unlock <-
-transformar a casa da namorada em carpintaria - Done [X]

FIM DE SEMANA:

Primeiro teste só para ver como ficava:
(desculpem pela "tremideira")





rlHBFGJ.jpg


022c3PV.jpg


Algumas partes do começo da madeira:
(confesso que aqui, mais uma vez por causa das pressas, tive bastantes problemas, mas no final até acabou por correr bem)





Limiql5.jpg




NST5OiJ.jpg


iiurJKc.jpg


EScnDpu.jpg


Lixagem:
(algumas ainda estavam pouco)

Limiql5.jpg


BcackXi.jpg



eZmAOlk.jpg


A4DbNQT.jpg


Trabalho de hoje, segunda-feira:
(não fiz muito tambem por esta semana vou ter menos tempo)

Ora aqui está o meu ajudante de casa, este sim gosta muito de me ajudar, tou para ver se não lhe vai apetecer andar hoje em cima das tampas xD

sHifcts.jpg


Curiosidade nesta, tinha optado só por um sistema de "parafuso + tampa + porca" (era uma trabalheira lol) e agora ficou "parafuso + porca + tampa + anilha* + porca", acho que percebem xD
(*anilhas das telhas de zinco com borracha e forradas a metal)
Em suma está 100x mais rapida de montar ahahah

YDXM2dN.jpg


Tampas já com verniz (1º de mao), e a rede pintada de preto.

Eb8wmtn.jpg


f5l7ed6.jpg


Bem acabei por nao tirar uma foto com ela já fechada para vocês verem, mas amanha já tiro ^^
Tecnicamente ainda falta bastante, mas digamos que o "principal" está feito, e alinhado, é claro que existem sempre alguns "desalinhos" mas é a margem de erro, pois tambem nao sou nem serralheiro nem carpiteiro xD

Lista do que falta fazer:
- Dar varias de maos com verniz até a cor desejada (castanho mais escuro)
- Pintar de novo a caixa tinta preta mais forte
- Colocar o botao frontal (ultimas coisas)
- Forrar o interior de forma a que nao se vejam os cabos e a estrutura
- Cortar os parafusos que seguram as ventoinhas (estao compridos)
- Colocar "power led" e "HDD led", e fichas usb (ultimas coisas)
- Colar os acrilicos as respectivas laterais
- Comprar uma ventoinhas 60mm/80mm e aplicar na parte traseira para refrescar a parte de baixo dos discos.
- Comprar mais rede para por na parte traseira (ainda nao decidido)
- E outras que irao surgir xD

Mais uma vez paint skils! :P
A ideia era criar este efeito na caixa ou seja uma iluminação mais subtil, não sei se irá dar se nao, mas assim sugestoes e opinioes xD

YpcmMST.png



Bem e é tudo por agora, amanha deverá haver mais, vou pintar novamente as tampas com verniz e começar a pensar no forro interior que servira para esconder a estrutura!

Cumprimentos e obrigado a todos :P
 
Última edição:
que madeira usaste? pelas fotos, mesmo depois das lixadelas, parece 'aspera' (sei qual é o aspecto de madeira lol, mas parece tipo a parte de baixo do tampo da minha mesa de jantar, que é aspera e com lascas lol), claro que pode ser so impressao minha...

mas bom trabalho, fim de semana produtivo ! e o Mestre Tareco vigiou-te de perto hehe
 
Parece que é MDF, e de "aspero" não tem nada, antes pelo contrário, tem é um acabamento bem liso.

A minha unica duvida neste projecto, é como é que a madeira irá influnciar a temperatura da caixa (interiormente), porque como a madeira é material isolante, mesmo com boa circulação de ar, sempre manterá a temperatura um pouco mais elevada que a mesma registada numa caixa semelhante mas construida com materias "comuns".

Mas pode ser que nao seja assim como eu estou a pensar, e estarei cá para ver o resultado :D

(Desculpa a critica, mas é só o meu ponto de vista, e foi dada com o intuito de ser construtiva)
 
Back
Topo